O Revés de Jarlaxle

Por James Haeck
Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira
Originalmente publicado em 10 de agosto de 2019 em https://www.dndbeyond.com/posts/861-encounter-of-the-week-jarlaxles-reversal
Imagem Destacada da Wizards of the Coast


Vocês já estão preparados para uma jornada até o Vale do Vento Gélido, o norte congelado de Faerûn? Os tempos estão estranhos e incontáveis rumores cercam esta terra fria e isolada, assim como os muitos flocos de neve em uma nevasca interminável. A atual aventura de D&D, lançada no dia 15 de setembro, é uma história sombria de fantasia e horror intitulada oficialmente em português como Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal. Este encontro é a sexta parte uma série de encontros chamada Correio do Vento Gélido: Entrega Especial, uma comédia sombria não cânone que leva até a aventura oficial. Bem, é quase isso. É mais como se ela jogasse os aventureiros na direção geral da aventura oficial, com algumas passagens engraçadas para se divertir no desenrolar da trama.

Os encontros anteriores nesta série são:

  1. Carregando o Rompegelo
  2. Frio e Medo em Cortafogo
  3. Emboscada em Aurilssbarg
  4. Perversidade no Mar Congelado
  5. Abrigo Contra a Tempestade
  6. Trilha até Dez-Burgos
  7. Caos no Sepulcro de Kelvin

A Quinta Entrega

Neste encontro, os aventureiros acabaram de terminar mais uma entrega e descem do Sepulcro de Kelvin, uma montanha isolada no meio de Dez-Burgos, somente para descobrir que outro de seus destinatários está, no momento, no topo da montanha! Circulam vários rumores na aldeia de Caer-Konig de que um drow enrolado em peles passou por lá. Quando ele tirou suas peles na taverna, algumas pessoas que ouviram histórias sobre a Estilha de Cristal o reconheceram como só podendo ser Jarlaxle Baenre.

Jarlaxle Baenre é um patife incomparável cujo nome é citado em sussurros por toda Faerûn. Ele é descrito na aventura Waterdeep: Assalto aos Dragões como:

[Um] drow espadachim e o lorde secreto de Luskan, a Cidade das Velas. […] Jarlaxle se delicia em frustrar seus inimigos, desfruta das complicações surgidas quando aventureiros tentam se intrometer em seus assuntos, e adora ver a expressão em seus rostos quando, no fim, ele leva a melhor sobre eles. Todavia, ele não admite que tolos o ameacem. Se for forçado a entrar em um confronto violento, ele mata rápida e brutalmente qualquer um para fazer dele um exemplo e, então, vai embora.

Entretanto, o Jarlaxle com quem os aventureiros se deparam neste encontro é um drow sombrio e metódico. Sua habitual atitude petulante está entorpecida pelo frio do Vale do Vento Gélido e pela preocupação em seu coração. Seus agentes da Bregan D’aerthe no norte lhe informaram de que um perigo sobrenatural está se formando nestas terras frias, e ele teme que isso possa ser o poder de Crenshinibon, a lendária Estilha de Cristal pela qual ele e seu rival Drizzt Do’Urden lutaram no século que se passou. Ele viajou até o Sepulcro de Kelvin para aplacar seus medos — e descobriu que a Estilha de Cristal não é a fonte de escuridão que se espalhou pelo norte, sua magia cruel ainda é sentida de formas sombrias e misteriosas. Jarlaxle não sabe ainda, mas o poder persistente da Estilha de Cristal esta se manifestando através do chardalyn, uma substância misteriosa e poderosa que será melhor descrita na aventura Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal.

Retorno ao Sepulcro de Kelvin

Imagem da Wizards of the Coast

Os aventureiros acabaram de voltar do Sepulcro de Kelvin em seu encontro anterior. Dependendo da hora do dia que você determinar, os aventureiros podem decidir passar a noite na pousada local (um pequeno estabelecimento chamado Luz Nortenha), ou eles podem querer retornar para Brin Shander enquanto há luz do dia.

Se eles passarem a noite em Caer-Konig, esta cena ocorre na taverna da Luz Nortenha, na manhã do dia seguinte. Se eles partirem da aldeia imediatamente, esta cena ocorre nos portões de Caer-Konig. Leia ou parafraseie o seguinte:

Um grupo de fortes combatentes nortenhos conversam aos sussurros. Conforme passam por eles, vocês ouvem um deles reclamar, “Aquele drow com o chapéu engraçado… você viu ele pegando algo, não viu?”

Os nortenhos estão falando de Jarlaxle Baenre, que passou a noite antes desta na Luz Nortenha, e partiu para o topo do Sepulcro de Kelvin na manhã seguinte, ontem.

Um aventureiro que queira bisbilhotar a conversa deve ser bem-sucedido em um teste de Destreza CD 13 (Furtividade) e em um teste de Sabedoria CD 13 (Percepção). Um aventureiro que falhe no teste de Destreza (Furtividade) ainda pode ouvir, mas faz o teste de Sabedoria (Percepção) com desvantagem, já que tem que encontrar outro local vantajoso para bisbilhotar. Aventureiros que falem diretamente com os nortenhos podem fazer um teste de Carisma CD 13 (Intimidação ou Persuasão), descobrindo a mesma informação do que se tivessem bisbilhotado com sucesso.

Aventureiros que bisbilhotem a conversa dos nortenhos ou que falem diretamente com eles descobrem as informações a seguir:

  • Um drow trajado de forma ostentosa e ultrajante, usando um tapa-olho e um enorme chapéu emplumado passou a noite bebendo em silêncio na taverna da pousada.
  • Ele foi embora na manhã seguinte, ontem. Os aldeões viram que ele pegou o caminho para o topo do Sepulcro de Kelvin.
  • Julgando pela forma como estava vestido, vários dos aldeões acreditam que ele seja nada mais nada menos que o lendário Jarlaxle Baenre.

Se os aventureiros não pararem imediatamente o que estão fazendo para seguir este gancho na trama, não se preocupe. Permita-lhes fazer uma entrega que eles sabem com certeza como proceder: a encomenda de Vanifer na Geleira Reghed. Esta entrega será melhor descrita no próximo encontro. Nesse meio tempo, descubra uma maneira de dizer aos aventureiros sobre o paradeiro de Jarlaxle mais diretamente; talvez Fel’rekt entre em contato com os aventureiros com a pedra mensageira que ele lhes deu em Luskan, e revela que ouviu dizer que Jarlaxle viajou até o topo do Sepulcro de Kelvin por alguma razão desconhecida.

Imagem da Wizards of the Coast

Escalando o Sepulcro de Kelvin (Novamente)

O Sepulcro de Kelvin é rochoso e traiçoeiro, mas tem apenas 300 metros da base ao topo, sendo pouco mais que uma colina grande. A trilha até o topo é notavelmente fácil, especialmente quando comparada à perigosa rota paralela que os aventureiros tiveram que seguir até a cripta secreta no encontro anterior. Não há qualquer encontro de exploração desafiador a ser superado no caminho até o topo.  

Se você quiser adicionar encontros para drenar as forças dos aventureiros antes do vindouro encontro de combate no topo do Sepulcro de Kelvin, considere jogar na tabela de Encontros de nível baixo no Ártico do Guia de Xanathar Para Todas as Coisas.

Encontrando Jarlaxle Baenre


Os aventureiros escalam os penhascos cobertos de neve do Sepulcro de Kelvin, contornando e serpenteando — andando cerca de 7,5 quilômetros para subir meros 300 metros. Quando eles chegam ao topo, encontram Jarlaxle. Leia ou parafraseie o seguinte para descrever a cena:

A vista do topo da montanha é incrível, e é possível ver as planícies nevadas do Vale do Vento Gélido espalhando-se por todos os lados. Uma aurora boreal cintila distante no horizonte. Ajoelhado no mais alto pico do Sepulcro de Kelvin há um murumdum de peles grossas, que vez ou outra se mexe para desenhar um símbolo na neve ao seu redor — presumivelmente, há uma pessoa ali. Um círculo está desenhado na neve ao redor do pico da montanha, e a pilha de peles está no centro.

Se os aventureiros se aproximarem, uma voz severa, ainda que cadenciada, emerge da pilha de peles no centro do círculo. “Não arranhem as linhas do círculo. Não sou um mago, então não quero que algo dê errado.” Ele pausa durante um momento, então pergunta aos aventureiros o que diabos eles estão fazendo aqui — principalmente se perguntarem se ele é Jarlaxle. Se eles explicarem que estão com os Entregadores de Luskan, ele interrompe o que faz para olhá-los melhor, revelando que, de fato, ele é um drow bem vestido (usando dúzias de peles para se manter aquecido).

Jarlaxle reage bem ao fato dos aventureiros virem de Luskan, e prontamente aceita a pedra de remeter que Fel’rekt o enviou. Ela acha gentil o fato de Fel’rekt ter enviado os Entregadores atrás dele depois de ter partido para o Vale do Vento Gélido — e acha que os aventureiros foram bastante perspicazes de encontrá-lo aqui, no fim do mundo. Rapidinho ele passa a gostar desses aventureiros, e explica o que está fazendo ali:

  • Jarlaxle veio até este lugar porque os rastreadores da Bregan D’aerthe lhe disseram que uma estranha magia esta acontecendo no Vale do Vento Gélido. Ele já viu sua cota de magia maligna, e agora tem a segurança de Luskan com a qual se preocupar.
  • Ele veio até o Sepulcro de Kelvin porque a última grande perversidade que se espalhou pelo Vale do Vento Gélido tinha relação com Crenshinibon, a infame Estilha de Cristal pela qual lutou contra seu rival Drizzt Do’Urden, décadas atrás.
  • Ele não encontrou qualquer traço do poder da Estilha de Cristal no Sepulcro de Kelvin, mas viu estranhas auroras boreais se deslocando pelo céu e uma escuridão que pairava assustadora mais ao norte. Ele falou com um vidente em Caer-Dineval chamado Hethyl Arkorran, e este lhe deu um símbolo mágico que lhe ajudaria a vislumbrar um futuro que poderia vir a acontecer. Ele veio até o topo do Sepulcro de Kelvin para usar o tal símbolo — e gostaria que os aventureiros se juntassem a ele para testemunharem um possível futuro para o Vale do Vento Gélido.

Encontro de Combate: Visão da Dama Gélida


Este encontro de combate é adequado para um grupo de aventureiros de 3º nível.

Se os aventureiros recusarem a oferta de Jarlaxle para testemunhar esta visão junto com ele, o drow acena educadamente com a cabeça e paga-lhes 20 PO por terem entregue a encomenda — seus testes de Carisma (Enganação) com bônus de +14 tornam quase improvável que alguém note que ele tenha ficado decepcionado. Contudo, se eles aceitarem sua oferta, ele os convida a entrarem no círculo e ficarem ao lado dele. Ele desenha os símbolos restantes, e o círculo inteiro explode em uma chuva de neve.

Esta chuva de neve transforma-se em uma intensa tempestade de neve que circunda os aventureiros. Tudo em um raio de até 18 metros está parcialmente obscurecido pela neve, e tudo mais para além deste raio está completamente coberto por uma parede impenetrável de granizo.

Leia ou parafraseie o seguinte:

A neve ondula ao redor de vocês, obscurecendo tudo. Uma melodia estranha enche o ar. Ela é assustadora e distante e sobrenatural, e parece vir de todos os lados. Vocês começam a notar padrões formando-se na implacável tempestade. Os flocos de neve parecem formar uma cortina de diamantes geometricamente perfeitos, subindo e descendo e se distorcendo enquanto dançam ao seu redor.

Então, a cortina ergue-se. O mundo está parado, quieto e escuro. Não há sol que brilhe no céu, iluminando o mundo abaixo, e a neve ao redor de vocês, que vai até seus tornozelos, não reluz. Após um momento de escuridão claustrofóbica, um leve brilho de luz forma-se no céu. Uma aurora boreal, uma fita de cores dançantes, emerge no meio da noite eterna e percorre o céu até que sua extremidade toque seus pés. Uma figura desce por essa estrada iridescente. Parece uma mulher à primeira vista, mas ela cresce e se estica conforme se aproxima, até que aparece diante de vocês como uma enorme coruja-da-neve, com chifres retorcidos e um corpo bípede e arqueado.

Esta terrível aparição grita para vocês, e o mundo subitamente é mergulhado de volta para dentro da cortina de neve geometricamente perfeita.

Esta é uma visão da divindade menor conhecida como Auril, a Dama Invernal. Nesta visão, os aventureiros podem ver que o objetivo dela é mergulhar o mundo em uma noite eterna — embora as motivações dela ainda não fiquem claras para eles. Este avatar em formato de fera surge na visão para destroçar suas mentes. Este avatar usa as estatísticas do urso-coruja, com as seguintes alterações:

  • Ela tem deslocamento de voo de 18 metros, mas deve terminar seu turno no chão, caso contrário, cai.
  • Seus ataques causam dano psíquico em vez de seu tipo comum de dano.

Esta visão do avatar de Auril é incapaz de falar, e apenas berra e urra para os aventureiros. As verdadeiras estatísticas de jogo de Auril são fornecidas em Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal.

Neste encontro, Jarlaxle se contém para ver se os aventureiros são lutadores competentes. Ele escolhe não usar suas características Ataques Múltiplos ou Ataque Furtivo, bem como suas Ações Lendárias. Ele disfarça muito bem; um aventureiro que seja bem-sucedido em um teste de Sabedoria CD 24 (Intuição) pode dizer que ele está se contendo; este teste pode ser feito com vantagem se os aventureiros forem familiarizados com a lendária habilidade de Jarlaxle com a lâmina.

Imagem da Wizards of the Coast

Conclusão

Uma vez que a visão do avatar de Auril seja derrotada, ela congela e então se racha e se despedaça, emitindo um guincho assustador. A cortina de padrões geométricos diminui e todos encontram-se novamente no topo do Sepulcro de Kelvin. Se ainda não o fez, Jarlaxle paga os aventureiros com 20 PO por terem lhe entregue a pedra de remeter. Leia ou parafraseie o seguinte:

Jarlaxle dá um riso amargo. “Incrível! Mergulhar o mundo em uma escuridão eterna, hein? Que banal. Meus amigos, eu já vi minha parcela de coisas estranhas, de uma ponta do mundo à outra, e isso não me assusta nem um bocado.”

O drow vira-se com um floreio dramático antes de enrolar-se novamente em suas peles quentes. Ele para e vira-se por sobre o ombro para dizer, “Mas se eu estiver errado e vocês estiverem por aí quando a coisa ficar feia… compartilharei com vocês tudo o que aprendi.”

Jarlaxle despede-se dos aventureiros e continua sua jornada pelo Vale do Vento Gélido. Ele suspeita que há um mal divino em jogo, e está mais assustado pela visão do que permite transparecer. Ele mantém-se em contato constante com Fel’rekt e a Bregan D’aerthe enquanto viaja pelo Vale do Vento Gélido, rastreando os perigos que aparecerão na aventura Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal. Se jogar Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal após ela ser lançada, você pode usar Jarlaxle Baenre ou outro membro da Bregan D’aerthe (como por exemplo o próprio Fel’rekt Lafeen) como aliados e informantes em que os aventureiros podem contar em Dez-Burgos e por todo o Vale do Vento Gélido.

Estão empolgados para Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal? Procurando por mais aventuras congelantes? Deixem suas impressões nos comentários! 

Prepare-se para mais aventuras frias na vindoura aventura Vale do Vento Gélido: Sob o Frio da Dama Invernal.


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James Haeck é o escritor principal para o D&D Beyond, o co-autor de Waterdeep: Assalto aos Dragões, Baldur’s Gate: Descida ao Avernus e do Explorer’s Guide to Wildemount da Critical Role, um membro do Guild Adepts e um escritor terceirizado para a Wizards of the Coast, da D&D Adventurers League e outras empresas de RPG. Ele mora em Seattle, Washington, com sua parceira Hannah e suas companheiras animais, Mei e Marzipan. Você normalmente pode encontrá-lo perdendo tempo no Twitter em @jamesjhaeck.


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