Classes

As histórias, as vidas e os destinos das pessoas, mais especificamente dos personagens, em Toril pode fazer com que eles sigam praticamente infinitos caminhos com relação ao seu avanço profissional e sua vocação. De acordo com as regras da 5ª edição de Dungeons & Dragons, existem doze classes de personagens, além dos caminhos que as classes podem seguir. Entretanto, ao longo do tempo, as diversas edições do cenário de campanha de Forgotten Realms, além dos diversos acessórios, aventuras e artigos de revistas, criaram inúmeras outras subclasses.

Abordaremos aqui, a priori, justamente as doze classes principais, dando exemplos de personalidades conhecidas nos Reinos que são representantes destas classes.

Bárbaros


Bárbaro - desconhecido
Um bárbaro dos Reinos. Artista desconhecido

Bárbaros são combatentes poderosos que contam com sua força e extrema resistência, conduzidos por uma fúria bestial que é alimentada pelos poderes de seus totens ancestrais e espíritos da natureza, ou ainda, por uma necessidade inata de violência.

Embora os bárbaros sejam menos versáteis que os guerreiros no que diz respeito aos recursos de combate pelo treinamento marcial, eles são mais resistentes e capazes de causar muito mais dano, e muito mais rapidamente, a seus oponentes.

Exemplos de bárbaros nos Reinos incluem: Wulfgar, um dos membros dos Companheiros do SalãoCompanions of the Hall, amigo e companheiro de Drizzt Do’Urden e Brueno Martelo de BatalhaBruenor Battlehammer; Zokan TrovejanteZokan Thunderer, um antigo chefe da Tribo AlceElk Tribe de bárbaros Uthgardt; e o Rei Obould Muitas Flechas IKing Obould Many-Arrows I, o primeiro rei da tribo orc conhecida como Flecha QuebradaBroken Arrow.

Bardos


Bardo - desconhecido
Um bardo dos Reinos. Artista desconhecido

Bardos são versáteis conjuradores arcanos que canalizam a energia mágica da TramaWeave através das representações artísticas. Eles não são capazes apenas nas artes, no conhecimento arcano e no incentivo aos seus companheiros, sendo também capazes em combate.

Os bardos praticam a magia da mesma forma que praticam as artes, usando seus talentos artísticos para induzir os efeitos mágicos a auxiliar seus companheiros ou conter seus inimigos, o que fazem, geralmente, através de encantamentos ou ilusões.

Além das habilidades mágicas, os bardos são talentosos com as artes em geral (pintura, escultura, dança, teatro, poesia, música) e são extraordinariamente bem versados nos conhecimentos em uma enorme variedade de assuntos (arcanismo, história, geografia, heráldica, natureza, literatura, culinária, hedonismo, etc.). isto tudo faz deles os aventureiros mais versáteis, capazes de aprender sobre qualquer coisa.

Os bardos mais notáveis dos Reinos incluem: Storm Mão ArgênteaStorm Silverhand, uma das Sete IrmãsSeven Sisters; a antiga deusa Tyche; as divindades Milil e Eilistraee; os aventureiros Marcus Wands (também conhecido como Marco Volo) e Volothamp Geddarm; e o nobre Aguaprofundense Danilo Thann.

Bruxos


Bruxo - desconhecido
Um bruxo dos Reinos. Artista desconhecido

Bruxos são um tipo de conjuradores arcanos orientados por, e cujos poderes de canalização de energia mágica da TramaWeave, provêm de entidades de fora do Plano Material PrimárioPrime Material Plane. Essa orientação provida pela entidade transcendental é feita através de um pacto. A feitura desse pacto com entidades, que como o próprio nome diz, não são divindades, torna a reputação dos bruxos um tanto que suspeita, e eles geralmente não são bem vistos e aceitos.

A maioria dos bruxos é do sexo feminino (em inglês, elas são chamadas de witches), mas existem alguns bruxos do sexo masculino (em inglês, eles são chamados de warlocks). Algumas entidades favorecem aqueles de descendência feérica ou demoníaca, pois estes já carregam certos poderes de nascença, o que facilita o pacto. Entretanto, qualquer um que se ofereça a fazer um pacto desse tipo pode se tornar um bruxo.

Nos Reinos, não existe nenhuma bruxa ou bruxo de renome, ao menos individualmente. No entanto, um grupo de anciãs que são as líderes espirituais de Rashemen, todas bruxas, são conhecidas como Bruxas de RashemenWitches of Rashemen, ou no idioma deles, Wychlaran (algo como “velhas sábias”).

Clérigos


Clérigo - desconhecido
Um clérigo dos Reinos. Artista desconhecido

Clérigos são os servos sagrados de alguma divindade, prestando seus serviços de maneira marcial e canalizando a energia mágica divina através de sua força e de sua fé. Como agentes de alguma divindade, os clérigos conseguem seus poderes tanto através da execução de seus ritos, bem como do favor diretamente de seu deus.

Embora possa não parecer, clérigos são relativamente raros nos Reinos, e são considerados pessoas importantes onde quer que for, e podem tanto inspirar reverência quanto terror, dependendo quais são seus objetivos e a que divindade servem.

Os clérigos mais conhecidos dos Reinos incluem: Fzoul Chembryl, um antigo clérigo de Bane e membro dos Zhentarim que ascendeu a divindade; Cadderly Bonaduce, um EscolhidoChosen de Deneir; Qilué Veladorn, uma das Sete IrmãsSeven Sisters e clériga de Eilistree; Torlin Escudo-de-PrataTorlin Silvershield, um ex clérigo de Bhaal e agora clérigo de Gond e Grande DuqueGrand Duke de Portal de BaldurBaldur’s Gate.

Druidas


Druida - desconhecido
Um druida dos Reinos. Artista desconhecido

Druidas são conjuradores primais, canalizando sua energia mágica da natureza, tornando-se uno com ela. A conexão do druida com a natureza pode ser feita através de uma divindade ou de algum espírito natural.

Druidas são poderosos e versáteis, eternos guardiões dos ermos e das florestas. Para si mesmos, os druidas são muito mais uma extensão da vontade da natureza do que mestres da ordem natural das coisas.

Os druidas mais importantes dos Reinos incluem: Robyn Kendrick, uma druidisa e esposa do antigo príncipe de Car Corwell, Tristan Kendrick; o Rei Melandrach, rei dos elfos selvagens da Floresta NebulosaMisty Forest; e Asharra, uma aarakocta druida que habita o monastério de Kir Sabal, em Chult.

Feiticeiros


Feiticeiro - desconhecido
Um feiticeiro dos Reinos. Artista desconhecido

Feiticeiros são usuários de magia arcana, porém diferente da maioria dos conjuradores arcanos, principalmente no caso dos magos, com quem sempre são comparados, eles possuem uma habilidade mágica inata. Isso significa que os feiticeiros não precisam pesquisar ou estudar para canalizar a energia mágica da TramaWeave.

Os feiticeiros, normalmente, liberam seu poderio mágico irrestritamente, com o objetivo de obliterar seus oponentes. Por isso, a energia mágica manipulada pelos feiticeiros é extremamente mais poderosa e selvagem do que o dos magos, por exemplo. Essa característica os torna muito mais parecidos com os bárbaros no calor da liberação de sua fúria.

Dentre os feiticeiros mais conhecidos dos Reinos, podemos incluir: a Simbul, rainha de Aglarond e uma das Sete IrmãsSeven Sisters, bem como outas duas delas, Laeral Mão ArgênteaLaeral Silverhand e Alustriel Mãos ArgênteaAlustriel Silverhand; o beholder Xanathar, líder da Guilda de Ladrões de XanatharXanathar’s Thieves Guild de Porto das CaveirasSkullport; e a tiefling líder do Culto da Chama EternaCult of the Eternal Flame, Vanifer.

Guerreiros


Guerreiro - desconhecido
Um guerreiro dos Reinos. Artista desconhecido

Guerreiros são uma classe de combatentes hábeis no uso de uma variedade de armas, armaduras e escudos, e treinados na arte da guerra. Um guerreiro habilidoso está sempre na vanguarda de qualquer batalha, rompendo as fileiras inimigas e contendo a frente de batalha enquanto seus aliados realizam as manobras de combate.

Todos os guerreiros são treinados para a utilização de qualquer armadura ou arma que a situação exija. Um guerreiro pode portar desde uma machadinha quanto uma espada, até uma alabarda; usar um pequeno broquel ou um escudo torre; um corselete acolchoado até uma armadura completa de batalha.

Um guerreiro pode ser um simples leão-de-chácara de taverna, um gladiador, um soldado ou um cavaleiro. Embora as habilidades marciais sejam inerentes dos guerreiros, eles podem se especializar, seja em arquearia, combate montado e até em combate mágico.

Guerreiros conhecidos dos Reinos incluem: o líder do clã Martelo de BatalhaBattlehammer, o anão Bruenos Martelo de BatalhaBruenor Battlehammer; o assassino Calishita, Artemis Entreri; o antigo Rei de Cormyr, Azoun IV; Kelemvor Lyonsbane, antes de ascender a divindade; e Randal Morn, o antigo líder dos Cavaleiros da LiberdadeFreedom Riders do Vale da AdagaDaggerdale.

Ladinos


Ladino - desconhecido
Um ladino dos Reinos. Artista desconhecido

Ladinos são os versáteis mestres da furtividade, do combate, das perícias, dos truques e da lábia. Enquanto os guerreiros têm o poder de derrotar seus inimigos com seus golpes, os ladinos fazem uso da astúcia para explorar a vulnerabilidade do inimigo.

Os ladinos também são capazes de conduzir seus companheiros em segurança através de ambientes perigosos, seja desarmando armadilhas ou as construindo, ou avançando furtivamente para descobrir adiante e abrindo as portas (literalmente) para a passagem dos companheiros.

Famosos ladinos nos Reinos incluem: Cicatriz-de-RapinaRavenscar, o alter ego de Alatos Thuibuldi, o antigo líder da guilda de ladrões de Portal de BaldurBaldur’s Gate; Régis, o halfling, amigo e companheiro de Drizzt, Bruenor e Wulfgar; e Mirt, o AgiotaMoneylender, um famoso aventureiro de Águas ProfundasWaterdeep.

Magos


Mago - desconhecido
Um mago dos Reinos. Artista desconhecido

Magos são os conjuradores arcanos que aprendem o uso da magia arcana, canalizando a energia mágica da TramaWeave através de rituais e do uso de materiais, e através de intensa pesquisa e estudo. Por isso o tempo que passam estudando em bibliotecas e praticando em laboratórios acaba lhes fazendo falta em proezas de combate e resistência física. Isso não os torna menos eficazes. São extremamente inteligentes, estretegistas e manipuladores. Muitos têm a capacidade natural de liderança, outros são excelentes conselheiros.

Através de sua habilidade de conjuração mágica, magos poderosos podem controlar um campo de batalha, usando suas magias para afetar áreas inteiras, subjugando vários inimigos. Magos estão constantemente atrás de aprender novas e poderosas magias e rituais, e descobrir itens mágicos e artefatos de poder arcano. Seus grimórios, ou livros de magia, são seus maiores companheiros, e para muitos seu maior tesouro.

O nível de disciplina dos magos, algo alheio a outros conjuradores arcanos como bardos, bruxos e feiticeiros, faz deles os manipuladores de energia mágica mais respeitáveis, já que muitos assumem postos de conselheiros para vários reinos e organizações. Entretanto, para alguns, o acesso ao conhecimento e a ambição do poder pode fazer deles malignos, até mesmo insanos e de mente distorcida.

Os Reinos possuem vários magos famosos, incluindo: Elminster Aumar, o Sábio do Vale das SombrasShadowdale, o maios poderoso de todos os magos de Faerûn; Khelbem “Cetro NegroBlackstaff” Arunsun, Lorde MagoLord Mage de Águas ProfundasWaterdeep, um poderosos arquimago; Halater Manto NegroHalaster Blackcloak, um mago extremamente velho e completamente louco que morava na Montanha SubterrâneaUndermountain, sob Águas ProfundasWaterdeep; Vangerdahast Aeiulvana, o Mago Real de CormyrRoyal Magician of Cormyr e Mestre do Conselho de MagosCouncil of Mages.

Monges


Monge - desconhecido
Um monge dos Reinos. Artista desconhecido

Monges são contempladores espirituais e praticantes de uma energia mística conhecida como Ki, a essência mágica que flui através de todos os seres vivos. Eles utilizam essa energia para aumentar suas capacidades físicas, o que lhes garante força e velocidade fora do comum.

Monges também podem usar seu próprio Ki para alterar o fluxo de energia em outras criaturas vivas, seja para propósitos defensivos ou de ataque. Em alguns raros casos, a habilidade de manipular o ki pode desenvolver algum grau de habilidade psiônica.

Os Reinos possuem alguns monges de nota, incluindo: Sabuti Shanardanda, um monge de Amn; Danica Maupoissant, uma monja estudiosa da Biblioteca EdificanteEdificant Library; e o Grande MestreGrandmaster Kane, um monge da ordem de Ilmater e companheiro de aventuras de Gareth Ruína do DragãoGareth Dragonsbane.

Paladinos


Paladino - desconhecido
Um paladino dos Reinos. Artista desconhecido

Paladinos são cruzados sagrados, presos ao juramento de promover e lutar por suas crenças e valores. Eles são o modelo ideal e a epítome de suas crenças, principalmente suas crenças em uma divindade, em quem se espelham, e isso lhes garante a habilidade de usar magias divinas e poderes semelhantes.

Contanto um paladino permaneça fiel ao seu juramento, sua divindade continuará a lhe conceder a habilidade de usar de usar seus poderes mágicos. Paladinos são faróis de esperança, verdade, coragem e liberdade, e por isso mesmo este estilo de vida atrai muitas pessoas boas e fiéis. Entretanto, pessoas de coração malicioso podem se tornar paladinos malignos, e isto não é totalmente raro.

Paladinos bons e maus são encontrados nos Reinos, entre eles: Gareth Ruína dos DragõesGareth Dragonsbane, um paladino de Ilmater que veio a se tornar o rei de Damara; o renomado Piergeiron Paladinson, um antigo Lorde DeclaradoOpen Lord de Águas ProfundasWaterdeep e fundador da Aliança dos LordesLord’s Alliance; Scyllua Negra EsperançaScyllua Darkhope e Aribeth de Tylmarande são exemplos de infames paladinas caídas nos Reinos, ambas sendo antigas paladinas de Tyr e se tornando paladinas de Bane.

Patrulheiros


Patrulheiro - desconhecido
O mais famoso patrulheiro dos Reinos, Drizzt Do’Urden. Artista desconhecido

Patrulheiros são combatentes especializados na exploração dos ermos, bem como em caçar e exterminar criaturas mortíferas. Comumente referidos como caçadores, batedores, armadilheiros e até assassinos, os patrulheiros podem ser encontrados sempre à margem da civilização.

O sucesso dos patrulheiros na áreas selvagens se deve ao seu intenso treinamento nas artes de combate, bem como no rastreio, nas perícias de sobrevivência e até mesmo na magia, as quais acessam da mesma forma que os druidas, ou seja, entrando em uno com a natureza.

A vida nos ermos torna a maioria dos patrulheiros isolados, estoicos e soturnos, preferindo a simplicidade e o desapego das riquezas materiais. Entretanto, algumas grandes cidades podem abrigar patrulheiros urbanos, especialistas na sobrevivência nos esgotos e complexos subterrâneos.

Os Reinos possuem patrulheiros famosos, como: o elfo drow Drizzt Do’Urden, lendário patrulheiro vindo do SubterrâneoUnderdark e que vive no Nortethe North e no Vale do Vento GélidoIcewind Dale; Paloma Garra-de-FalcãoDove Falconhand, mais uma das Sete IrmãsSeven Sisters e membro dos HarpistasHarpers; Tristan Kendrick, o antigo príncipe de Caer Corwell, nas Ilhas MoonshaeMoonshae Isles; e o patrulheiro de Rashemen, Minsc, conhecido por conversar com seu hamster chamado Boo.


Referências

MEARLS, M.; CRAWFORD, J. Player’s Handbook 5th edition. Wizards of the Coast, 2014.
MOHAN, K. (ed). Sword Coast Adventurers Guide. Wizards of the Coast, 2015.