A Trama da Magia e Netheril

Por Daniel Bartolomei Vieira


O conhecimento do nosso mundo deve ser nutrido como uma flor rara, pois é o bem mais precioso que temos. Portanto, guardai as palavras escritas e ouvi as palavras ditas – e tomai nota destas antes que desapareçam. Assim, aprendereis a arte da leitura, da escrita e distinguireis a verdade da mentira, e isto vos levá-lo-ás à maior arte de todas: o entendimento.

― Alaundo do Forte da Vela

No artigo passado, falamos sobre os humanos e a fundação de seu primeiro império, Imaskar. Assim como Imaskar, Netheril também foi um império de magia. Contudo, antes de falarmos mais sobre Netheril, precisamos falar sobre a Trama da Magia, que é algo importante para entender porque aconteceu o que aconteceu a esse império humano.

A Trama é a essência mágica de onde vem todas as magias. Para conjurar uma magia, um conjurador necessita controlar o poder da Trama ao redor de si, para executar desde o mais simples truque até as mais poderosas magias, como desejo. Diferentes tipos de conjuradores manipulam a energia da Trama através de diferentes meios: os bardos através da música, os magos pelo estudo, os bruxos por pactos com patronos, os feiticeiros devido  sua linhagem mágica, os clérigos por intermédio de suas divindades, druidas e guardiões pela da natureza.

A Trama existe em todo o universo e toca quase todas as coisas (físicas ou abstratas), e foi criada quando Mystryl, a deusa da magia, nasceu a partir da essência mágica de Shar e Selûne, durante seu conflito inicial (vejam o primeiro artigo dessa série, Os Mitos de Criação). A mera existência de Mystryl alterou a realidade, o que permitiu que seres que não eram divinos pudessem fazer magia através de seu talento ou através de estudo e treinamento.

Enciumada, Shar desejou controlar a Trama e receber toda a adoração que Mystryl vinha ganhando por causa de seu poder e da aptidão que isso despertou nas formas de vida menores. Assim, ela estudou e usou sua própria energia para entender o funcionamento da Trama, acabando por conseguir duplicar os efeitos e criando sua própria versão, a Trama de Sombras. Com isso, ela pôde oferecer esses poderes para conjuradores sombrios e malignos, ganhando muitos adoradores, como desejava.

A Trama em si funciona tanto como uma barreira quanto uma passagem entre a magia bruta e os planos de existência, e permite que os mortais tenham acesso à magia sem os perigosos efeitos do contato direto com a magia bruta. Conjuradores são capazes de ajustar o equilíbrio de energia da Trama de forma que o poder se manifeste através de suas ações. Portanto, com a Trama de Sombra criada por Shar, a Trama poderia ser danificada por conjuradores imprudentes, bem como estaria sujeita a desastres mágicos capazes de “rasgá-la”, criando assim locais de magia morta ou magia selvagem.

Supondo que a Trama fosse como uma teia de aranha, ao usar uma magia ou acessar os efeitos mágicos de um item, você estaria puxando esses fios. Ao constantemente fazer uso de magia, você balança essa teia mais e mais, e esse balançar, em grandes proporções, é capaz de alterar o tempo e o espaço de forma universal, como uma dobra espaço-temporal. Além disso, tem-se a Trama de Sombras, que seriam como os espaços vazios entre os fios dessa teia.

Agora que já temos um entendimento básico de como funciona a Trama de Magia, podemos começar a falar sobre Netheril. Esse império humano surgiu por volta do ano -3900 CV e ficava no noroeste de Faerûn, a leste de onde fica hoje a Floresta Alta. Na época, o local era uma terra repleta de rios, lagos e florestas, e seu povo vivia espalhado em pequenas vilas e aldeias, mas acabaram se unindo para formar uma aliança de sete aldeias, As Sete. Essa união passou a se chamar Netheril em homenagem ao ancião Nether, um carismático sacerdote de Tyche, a antiga deusa da sorte, o primeiro a estimular e buscar a união entre essas aldeias.

A ideia inicial era se unir para superar as ameaças ao povo de Netheril, e ao se livrar delas com sucesso, eles começaram a expandir, explorar novos territórios e, assim, conheceram os elfos, que gostaram deles e decidiram lhes ensinar a arte da magia. E os netherienses aprenderam-na facilmente e isso lhes parecia algo natural. Os elfos ficaram surpreendidos ao perceber o quão excelentes eram esses humanos ao lidar com a magia. Logo, toda a cultura netheriense passou a se basear no uso da Trama, e todos os cidadãos eram capazes de usar mesmo que meros truques para realizar suas tarefas diárias. Contudo, os netherienses realmente hábeis com a magia e dedicados ao seu estudo passaram a ser chamados de arcanistas, e estes ascenderam rapidamente ao poder.

Além dos ensinamentos mágicos, os netherienses ficaram muito gratos pela amizade que tinham com os elfos, pois também foi graças a eles que Netheril resistiu a uma invasão maciça de orcs que desceram a Espinha do Mundo em uma guerra que durou quase duas décadas. Após esse evento, Netehril entrou em sua primeira era, a Era de Nether, e foi quando as coisas começaram a mudar. Falaremos mais sobre esses acontecimentos no próximo artigo!


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