A Grande Cronologia dos Reinos

A Grande Cronologia dos Reinos_divulgação

Desde os primeiros dias de Toril até os dias de hoje, a história dos Reinos Esquecidos é gigantesca e emocionante, extremamente rica em detalhes e cativante. Seja nas origens da vida em Faerûn, na passagem das eras, nos maiores eventos da história e nos conflitos entre as raças e seres, faça aqui uma viagem pelo tempo, seja ele passado há milhares e milhares de anos atrás ou apenas até o dia de ontem.

História Antiga dos Reinos, Parte I

Os primórdios da criação de Abeir-Toril foi um período conturbado, com intensa atividade dos Primordiais e severa alteração da geografia e clima.

Depois vieram os primeiros seres, primitivos e selvagens. Houve também a introdução das primeiras raças criadoras, que começaram a tomar conta de Faerûn e construir seus próprios impérios.

História Antiga dos Reinos, Parte II

A continuação da História Antiga dos Reinos fala sobre a ascensão das grandes serpentes dracônicas, da primeira Separação e das outras raças criadoras, principalmente os Elfos.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 1

A história dos acontecimentos em Faerûn é tão grande, detalhada e rica que seria necessário um livro ou uma enorme série de artigos para registrá-la.

Esse é o desafio do Aventureiros dos Reinos, relatar tais acontecimentos em ordem cronológica.

Sendo assim, este é o primeiro artigo (de muitos, esperamos) da série Grande Cronologia dos Reinos

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 2

O registro da Grande Cronologia dos Reinos continua com o declínio dos Dragões e Gigantes e a ascensão dos Elfos.

Porém isso só faz chamar a atenção de Lolth para Faerûn…

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 3

Nesta terceira parte da Grande Cronologia dos Reinos, os elfos começam a se espalhar pelo continente de Faerûn.

Na tentativa de criar uma ilha exclusiva para si, Encontro Eterno, os Altos Magos élficos, através do uso de magia, acabam causando a Primeira Separação.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 4

A Grande Cronologia dos Reinos avança conforme os Elfos ascendem e a atenção de Lolth se volta para Toril.

Sob influência dela, os elfos negros atuam e colocam os outros reinos élficos uns contra os outros, dando início às Guerras da Coroa.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 5

Neste post sobre a Grande Cronologia dos Reinos, as Guerras da Coroa continuam colocando Elfos contra Elfos, enquanto os Anões fundam o reino subterrâneo de Shanatar, onde o Trono de Crânio de Dragão é criado.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 6

As Guerras da Coroa continuam a assolar os reinos élficos de Faerûn. Os elfos negros de Ilythiir são amaldiçoados por Corellon e transformados nos Drow, e sensíveis à luz do sol, passam a se refugiar no Subterrâneo. É criada a Corte Élfica. Começa a Era das Pessoas Orgulhosas, que culminará com a criação de Netheril e Calimshan.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 7

As Guerras da Coroa continuam entre os Elfos. Os Drow expulsam os Anões de Bhaerynden. As cavernas de Bhaerynden desabam e se tornam a Grande Fenda. Os reinos de Shanatar entram em guerra. Evereska é fundada. Keltomir cai. Início da ascensão do império Imaskari.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 8

Os Drow atacam as cavernas dos Anões no sul e a devastação acaba criando a Grande Fenda. Parte dos anões que sobrevivem fogem para Chult. Os Devoradores de Mentes criam os Duergar. Criação da primeira dinastia Imaskari, o primeiro império dos Humanos. Os Gênios chegam em Calimshan. Começam os Rysar dos Elfos.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 9

Os Gênios expandem seu domínio em Calimshan. Os Drow se espalham mais pelo Subterrâneo. O Império Imaskari amplia seu poder no leste.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 10

O Império Imaskari começa sua expansão no leste de Faerûn; os Anões fogem com o Trono de Crânio de Dragão dos Salões Machado Luzente após um ataque Drow; Anões e Humanos se unem contra os gênios em Calimshan, tirando-os do poder.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 11

A nação de Jhaamdath é fundada, conhecida por seus guerreiros psíquicos, e ela prospera na Orla de Vilhon, abandonando a oligarquia e se tornando uma psiocracia; Alta Shanatar dos anões atinge o ápice de sua civilização, na região de Tethyr; os Anões de Shanatar e os Humanos de Coramshan entram em um conflito que durará 3 mil anos; Alta Shanatar é atacada por Gigantes.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 12

Os impérios Humanos de Calimshan e Jamdaath, uma psiocracia, começam a prosperar e se expandir e acabam entrando em conflito; os Drows combatem entre si no Subterrâneo; uma estrela cadente cai em Cormanthor, matando seu coronal e quase todas as famílias nobres de Elfos da região; os primeiros Humanos chegam nas terras onde hoje fica Rashemen.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 13

O império de Jhaamdath continua sua expansão. Pragas atingem Calimporto matando milhares de pessoas, militares e dizimando a família real. Os Elfos de Arcorar combatem o Clã Dlardrageth, aliados ao Fey’ri, no que ficou conhecido como a Sexta Guerra da Coroa. O reino anão de Belsimer é fundado. Os Drow e Duergar atacam a Corte Élfica.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 14

Uma praga devasta metade do Império Imaskari. O reino dos Anões de Ammarindar é fundado. O reino dos Anões de Belsimer cai. O mago Imaskari chamado Hilather (que viria a se tornar Halaster Manto Negro) ascende ao poder. A cidade Drow de Menzoberranzan é fundada. O reino dos Anões de Delzoun é fundado. Nasce Nether, o Ancião, aquele que viria a se tornar o fundador de Netheril.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 15

A Primeira Era de Netheril se inicia quando sete aldeias se unem para proteção, sob a liderança de Nether, o Ancião. A Abadia da Lua, o maior templo dedicado a Selûne é construído em Netheril. Elfos começam a negociar com o novo reino, e assim iniciam os ensinamentos de magia aos Netherese. O reino Anão de Oghrann cai. Os Netherese encontram tribos de bárbaros Rengarth. Um lich Sarrukh infiltra-se entre os Netherese, disfarçado, e adota o nome de Arthindol, o “Terraseer”. Os Netherese escravizam gnomos da rocha.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 16

Netheril começa a crescer ao redor Das Sete, um grupo de sete vilarejos, sob o comando de Nether, o Ancião, e após isso, outras aldeias começam a surgir; orcs voltam a infestar a Espinha do Mundo; os Pergaminhos Nether são descobertos, e os Netherese abandonam a magia dos elfos para se concentrar nos ensinamentos mágicos contidos nos pergaminhos; nasce Congenio Ioun, o criados das pedras iônicas; os Netherese começam a fazer comércio com os Anões de Delzoun.

Grande Cronologia dos Reinos – Parte 17

O reino anão de Haughdannar cai; dois Pergaminhos Nether são roubados na Floresta Alta e desaparecem para sempre; o reino anão de Ammarindar inicia relações comercias com Netheril; a Abadia da Lua é destruída por um incêndio florestal e reconstruída em outro local; inicia-se a Era Mythallar de Netheril; nasce Iolaum; diversas novas aldeias são criadas por toda Netheril; os elfos roubam um conjunto de Pergaminhos Nether.