Grande Cronologia dos Reinos – Parte 22

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada da Wizards of the Coast

-2.358 CV

Morte de Tolodine de Imbrue, devido a idade avançada.

 

Um estudante de Sadebreth, Tolodine também se concentrava na conversão de magias divinas em versões arcanas, mas suas versões eram muito mais fáceis de pesquisar do que as de seu mentor.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.354 CV

Nascimento de Noanar. Ele vem de algum lugar “indescritível” do sul de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.324 CV

Noanar tinha-se estabelecido em Canlespiere e rapidamente se desenvolveu em um excepcional arcanista que se envolveu profundamente com a descoberta das magias relacionadas ao fogo. A princípio ele testa suas magias de fogo nos Ogros das áreas vizinhas. Suas magias se tornaram marcos nos ensinamentos de poderosos arcanistas. A ele é dado o título de Benfeitor do Fogo por Ioulaum.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.320 CV

O guerreiro Rashemi chamado Soss leva os membros de seu clã até o norte para explorar e negociar com os Anões de Dareth. Eles colonizam os vales alpinos das Montanhas Serra do Braço e ao longo do tempo tornam-se conhecidos como o Sossrim.

 

Acontecimento Referente: a Sossal, aos Anões

Cerca de -2.300 CV

Primitivos barcos navegam a superfície do Mar Interno ao redor do sul de Alamber. Facilmente atacados e afundados por Sahuagin, estes barcos são pequenos e utilizadas somente para a pesca costeira, não para exploração. Raurinese refugiados continuam suas expansões terrestres.

 

Acontecimento Referente: a Seros


Muitos servos Netherese da Casa Orogoth sucumbem perante a Maldição da Serpente, uma doença mágica que transforma os Humanos em uma raça serpentiforme conhecida como Ofidianos, e são expulsos para as colinas a oeste.

 

Acontecimento Referente: a Netheril, ao Norte, aos Charcos Elevados


Uma grande prosperidade expande-se para as fronteiras de Anok-Imaskar, cobrindo uma vasta área, desde o Mar Celestial no norte até o Mar Segara no sul. O Imperador Kujawa estabelece uma segunda capital em Tempat Larang para governar o império das terras ao sul.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar

-2.300 CV

Noanar de Canlespiere é morto em um confronto com os Ogros da região. Eles arrastam o corpo de Noanar junto consigo quando retornam para suas terras.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.292 CV

Nascimento de Trebbe de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.287 CV

Um poderoso arcanista assume o controle de uma grande parte da cidade de Ponta da Adaga em Netheril. A chegada de Lashia, a Adaga anuncia o fim dos mesquinhos senhores das ruas. No lugar deles ela estabelece um enclave de arcanistas de duas ou múltiplas classes, que também são ladinos bastante competentes. Ela encontra muitos alunos dispostos dentro da cidade, a maioria dos quais são são ladinos experientes.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

Cerca de -2.280 CV

A Reconstrução Erehnir

 

Após a guerra de guildas e outros conflitos destruírem grande parte de Calimporto, muitas áreas são reconstruídas da mesma maneira religiosa e artística que eram conhecidas até este dia. As muralhas de pelo menos dois bairros ocidentais da atual Calimporto mantêm alusões aos murais que enfeitavam as antigas muralhas que foram criadas durante esta década.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan

-2.274 CV

Um clã de Anões das Terras Torturadas se recusam a participar de um grupo de Anões que se preparavam para invadir pacíficos assentamentos na Floresta da Fronteira. Condenado como traidor, o clã é exilado na Grande Geleira. O clã começa uma longa jornada para Nouvularond; quatro morrem ao longo do caminho. Os sobreviventes são os antepassados de uma nova raça de anões do ártico chamados de Innugaakalikurit.

 

Acontecimento Referente: aos Anões

-2.267 CV

Trebbe de Netheril estabelece o enclave de Burgo da Copa Sombria. Ele se torna um centro de pesquisa mágica e de comércio com os humanoides das proximidades.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.237 CV

O arcanista Netherese Trebbe morre quando tenta encantar uma coroa mágica e as magias saem erradas de alguma forma. Essa coroa se torna conhecida mais tarde na história como a Coroa de Chifres.

 

Ele também era conhecido por sua perícia em magias que protegiam o conjurador, permitindo duelos mágicos que duravam além dos primeiros fugazes momentos de concentração, bem como aumentavam a expectativa de vida dos arcanistas que faziam experiências com magias voláteis (incluindo as experiências de Karsus com Magia Pesada).

 

Acontecimento Referente: a Netheril

A Era de Ouro de Netheril

-2.207 CV até -1.206 CV

-2.207 CV

Jeriá Cronos, posteriormente conhecido como o Cronomante, nasce em Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.200 CV

Início do Décimo Rysar da Floresta Rystall.

 

Dois Elfos, amantes proibidos separados há muito tempo por suas famílias inimigas, secretamente pedem ajuda ao coronal. Ele os ajuda a encenar suas “mortes” e os dois são transformados em conjunto para tornarem-se os primeiros Baelnorn jurados ao coronal e a Cormanthor, em vez de uma casa em particular. Separados para sempre em vida, os Amantes Protetores se tornam os mais fiéis defensores dos recintos do Castelo Cormanthor.

 

Acontecimento Referente: aos Elfos

-2.189 CV

Nascimento de Aksa de Netheril em Porto-Refúgio.

 

Lashia, a Adaga, executa dois de seus alunos para criar um mythallar. Ela ordena que os únicos itens mágicos permitidos em Ponta da Adaga sejam itens mágicos verdadeiros. Quem for pego com um item pseudo mágico alimentado pelo mythallar está sujeito a espancamentos e até mesmo a morte. Durante toda a Era de Ouro de Netheril, mais de 12 mythallars foram contrabandeados para a cidade, mas Lashia e seus alunos rastrearam cada um quase que no mesmo momento em que chegaram, condenando seus proprietários à morte.

 

Entretanto, apesar da regra de ferro de Lashia, a cidade já é dura por si só. Assassinatos, assaltos e outros crimes eram comuns – por isso todos os lucros das atividades ilícitas eram canalizados através de Lashia.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.145 CV

Situado na base das Montanhas Púrpura, dentro da Floresta das Trombetas Distantes, a cidade de Guirlanda serve Netheril como um acampamento de caça permanente. A partir daqui, os caçadores pegam experientes grupos de guerreiros e os ensina como caçar gamos nos confins da floresta.

 

Guerreiros mais experientes eram levados para as Montanhas Púrpura para a caçada mais perigosa: Dragões, Wyverns, Mantícoras e outros. as partes do corpos dessas criaturas se tornam um popular artigo de exportação para a cidade, que subitamente se encontra especializada em carne-seca de dragão, fetiches feitos de cauda mantícoras e colares de dente de wyvern.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.136 CV

Um mythallar é estabelecido na cidade de Aurícola em Netheril.

 

A prática de coletar uma orelha de um inimigo morto torna-se moda (e com a ajuda do mythallar), e os moradores de Aurícola começam a exibir seus “orelhudos” prêmios em jarros transparentes imbuídos com magias de preservação. Orelhas de toda sorte de criaturas logo encontram o seu caminho para os jarros de exposição de Aurícola.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

Voltar para a Parte 21

Avançar para a Parte 23


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: