Grande Cronologia dos Reinos – Parte 25

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada da Wizards of the Coast

-1.900 CV

As Colinas Caltazar ficam sob ataque regular das nações de observadores que ficam ao redor e sob o Lago de Vapor.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan

-1.899 CV

Chever do Opus salta para dentro de uma esfera de aniquilação depois de conjurar uma das magias que tinha criado, contacta o outro plano (que ele mesmo criou para saciar sua sede de conhecimento. Ele havia criado muitas outras novas magias, incluindo o seu simulacro, que muitas outras arcanistas usavam) e enlouquece.

 

Aprendizes alegam que os últimos dias dele foram de desespero. Ele passava cada vez mais tempo estudando, discutindo assuntos de importância com quaisquer criaturas extraplanares com quem ele conseguia contato. Suas notas, que eram geralmente bem organizadas e completas, nos últimos dias não eram nada mais do que palavras sem nexo quando finalmente foram descobertas.

 

Opus continuou a produzir alguns dos melhores bardos, músicos, poetas e estudiosos já conhecido em Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.897 CV

Nascimento de Dace de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.896 CV

Nove homens invadem a “Mais Sagrada e Mágica Câmara de Ioulaum, o Semidivino” e roubam 24 partes dos Pergaminhos Nether. Os dois ladrões sobreviventes, temendo o castigo do arquimago, enfiam os pergaminhos em bugigangas quaisquer e as vendem por 260 PO.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.895 CV

Quando Netheril atinge seu primeiro ápice mágico, o Lago Macht é nomeado assim pela Rengarth que significa “poder” ou “força”. Entretanto, apesar da terra fértil ao redor do lago, nenhuma aldeias ou postos avançados colocados lá sobrevivem muito tempo devido a população de Merrow que habita o local. Os ogros aquáticos mostram-se implacáveis em lidar com quaisquer criaturas que cruzam seus caminhos, sejam Orcs, Humanos ou qualquer outra que seja.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.887 CV

Chan Cheng unifica os estados beligerantes ao longo do Rio Ch’ing Tung a partir da Cidade Imperial de Ten Mor Shou, dando início à Segunda Era do Shou Lung. Abençoado pelo Celestial, Chan Cheng torna-se o primeiro dos Nove Imortais.

 

Acontecimento Referente: a Kara-Tur

-1.885 CV

Jarm de Netheril é assassinado em Aurícola. De seus muitos nêmesis, o único que ele não matou foi o sacerdote de Mystryl, Shastin.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

Cerca de -1.859 CV

Um grupo de combatentes experientes se depara com a dragonesa azul Golpe Brilhante em seu covil. A feroz batalha termina com a morte de mais de 15 dos combatentes (muitos das quais são posteriormente ressuscitados) e da própria Golpe Brilhante. Os guerreiros regozijam-se, trazendo de volta o considerável tesouro da dragonesa até Guirlanda e, em seguida, continuam sua caçada.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.850 CV

Sob a liderança de sua maior rainha, Duerra, os anões cinzentos de Pináculos Subterrâneos lançam uma série de ataques contra seus inimigos da Umbreterna: os Drow de Undraeth, os Illithids de Oryndoll e, por fim, os resquícios da Shanatar das Profundezas.

 

Acontecimento Referente: aos Duergar, à Umbreterna

-1.846 CV

Registros mostram que o reino dos anões de Ammarindar tem o seu Trono Real em Splendarmornn, a Montanha Reluzente.

 

Acontecimento Referente: aos Anões

-1.838 CV

Em retribuição a aventureiros Calishitas que saquearam seu tesouro e mataram uma de sua prole, Ylveraasahlisar, a Dragonesa Rósea destrói o exército de Calimshan, a Côrte do Califa, o Raor Bakkal e dois terços de Calimporto antes dela se instalar no trono de bakkal e governar o coração do império. A maior parte de Calimporto Muzad (a parte subterrânea da cidade) surge como sendo resultado do ataque da dragonesa vermelha, já que ela exige a reconstrução imediata da cidade e isso obriga os construtores simplesmente a aplainarem os destroços e começarem tudo novamente sobre o topo das velhas estruturas.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan


Dethed usa sua magia aprisionamento de Dethed para assumir o corpo do aprendiz de outro arcanista. Ioulaum destrói Dethed.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.806 CV

Nascimento de Efteran de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

As Batalhas dos Ursos das Profundezas

-1.803 CV até -1.350 CV

Os Duergar de Gracklstaugh destrem a nação Quaggoth de Ursadunthar, cujos sobreviventes, incitados pelos Drow, retaliam durante séculos realizando incursões contra os assentamentos periféricos dos Duergar.

 

Acontecimento Referente: aos Duergar, aos Drow, à Umbreterna, à Fronteira Selvagem

Cerca de -1.800 CV

Duerra, a rainha dos anões cinzentos de Pináculos Subterrâneos, é recompensada com a ascensão divina. A cidade-capital de Dunspeirrin, a Cidade dos Pináculos Escavados, logo cai em um declínio de um século de duração.

 

Acontecimento Referente: aos Duergar, à Umbreterna


Os Confrontos Parentais

Os descendentes do Clã Duergar invadem os reinos de Ultoksamrin e Holorarar em Shanatar das Profundezas, e outros logo os seguem. Somente Iltkazar sobrevive à invasão dos anões cinzentos, deixando Shanatar em ruínas, exceto no nome.

 

Acontecimento Referente: aos Duergar, aos Anões, à Umbreterna

-1.776 CV

Morte de Dace de Netheril.

 

Ele era um devoto seguidor de Mystryl. Dace havia passado toda a sua carreira na mesquita no enclave Xinlenal. Enquanto em serviço para a senhora, ele criou uma variedade de magias baseadas em idiomas, mas sua primeira e principal tarefa era venerar Mystryl.

 

Dace tinha poucos amigos devido às suas crenças conflitantes a respeito dos deuses. Sua morte foi culpa dos outros arquimagos que trabalhavam ativamente contra ele em sua tentativa de descobrir poções de longevidade e outras formas de magias de prolongamento de vida. Seus algozes achavam melhor que ele alcançasse o “abraço” de Mystryl o mais rapidamente possível, e eles garantiram que quando ele finalmente descobrisse uma poção de longevidade, ela estivesse amaldiçoada, fazendo com que ele envelhecesse em vez de apagar os traços de velhice.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.766 CV

Morte de Efteran de Netheril, em Unidade, no solstício de verão.

 

Efteran era um arcanista que se concentrava nos estudos sobre a natureza do sono. Ela era uma mulher pacata que viveu sua vida inteira em Unidade. Ela era conhecida entre os Elfos como um dos conjuradores mais pacíficos de Netheril e, muitas vezes, ela andava pelas florestas das Trombetas Distantes na companhia deles.

 

Efteran estava sempre aberta a admitir aprendizes, embora sua saúde frágil a impedisse de passar tanto tempo com eles quanto teria gostado. Um de seus alunos descreveu sua aprendizagem com ela como uma “experiência de sono que só revelava sua importância uma vez que seus olhos se abrissem ao acordar”.

 

Foi feita uma tentativa de ressuscitá-la, mas esta falhou e seus alunos tentaram conduzir as pesquisas dela por muitos anos, embora nenhum deles obtivesse muito sucesso.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.741 CV

Lucke deixa Conífera e nunca mais retorna.

 

Lucke era um conjurador amante dos animais que nunca era encontrado longe uma horda inteira de criaturas invocadas magicamente. Ele possuía um desgrenhado gato cinzento que posava como familiar e confidente, embora houvesse muitos rumores a respeito de quem realmente era dono de quem. Houveram rumores até mesmo de que o gato era, na verdade, um dragão disfarçado.

 

O arcanista era rápido em compartilhar suas novas magias com seus colegas conjuradores, mas ele se tornou cada vez mais desiludido conforme descobria que alguns dos arcanistas estavam usando sua criaturas invocadas como “entretenimento” em suas arenas de gladiadores.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.732 CV

As tribos de Lapal começam a colonizar a bacia do Lago Halruaa.

 

Acontecimento Referente: a Halruaa


Após séculos de confrontos intermináveis com os regentes Yuan-ti, as tribos Lapal fogem para o norte e para o leste. Eles se estabelecem na costa sul do Mar Reluzente e nas terras que um dia viriam a se tornar Halruaa.

 

Acontecimento Referente: a Lapaliiya


Depois das tribos Lapal escaparem de seus mestres Yuan-ti, o povo serpente importou grande número de Homens-lagarto do Grande Pântano de Rethgild. Ao chegar às margens do Mar de Lapal, muitos desses Homens-lagarto escaparam ou são libertados para dentro do território reivindicado pelos Humanos Thinguth.

 

Acontecimento Referente: a Thindol

-1.726 CV

Matadores de dragões liderados por Rafak el Cajaan ferem dolorosamente Ylveraasahlisar, a Dragonesa Rósea e a levam para fora de Calimporto, e embora escape dos Humanos, Ylvera morre sob as garras de seu dragão bronze aliado, Cadasalmpar. O Dinastia Cajaan restaura a regência dos Humanos sobre o império. Os Cajaans lutam entre si durante os próximos dezoito anos, continuamente brigando e levantando intrigas pelo controle do trono de Calimshan.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan

Voltar para a Parte 24


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
REID, T. M. Shining South. Wizards of the Coast, 2004.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: