Grande Cronologia dos Reinos – Parte 21

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada da Wizards of the Coast

-2.488 CV

Deixados sem orientação após a queda de Imaskar, as cidades-estado de Durpar e Gundavar (onde hoje fica Estagund e Var, o Dourado) caem na barbárie.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar, ao Sul Brilhante

-2.487 CV

Após a queda de Inupras e do colapso do oeste do Império Imaskar, a província oriental de Khati e Katakoro resistem. Usando a Mortalha de Dhonas, um dos sete falsos Imaskarcana, o artífice Kujawa reivindica o Trono do Dragão em Thakos e declara-se Imperador de Anok-Imaskar. Estudiosos marcam isso como o início da Primeira Era de Shou Lung.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar, ao Oriente Inalcançável

-2.482 CV

Os magos Nethereses da Casa Orogoth constroem uma mansão fortificada nos confins meridionais dos Charcos Elevados, perto da borda norte das Colinas da Serpente. Várias gerações de Orogoths procuraram o poder dos Dragões anciões de Faerûn, e a lenda diz que alguns eventualmente a obtiveram – pelo menos através do hábito.

 

Acontecimento Referente: a Netheril, ao Norte, aos Charcos Elevados

-2.481 CV

Ilphemon, um lorde Imaskari, funda a cidade secreta de Imaskar das Profundezas na região de Raiz da Terra na Umbreterna.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar das Profundezas

-2.475 CV

A Grande Geleira continua a expandir, cobrindo as terras que acabarão por ser conhecidas como Vaasa e Damara.

 

Acontecimento Referente: a Faerûn

-2.465 CV

Os Elfos de Lethyr usam Alta Magia para impedir o avanço da Grande Geleira na direção do sul, e para regular as temperaturas, preservando assim seu lar florestal e terras circundantes.

 

Acontecimento Referente: ao Elfos, a Faerûn

-2.460 CV

As tribos Humanas de Nar e os Hobgoblins das montanhas e tundra setentrionais, empurrados para o sul pela expansão da Grande Geleira, entraram em conflito uns com os outros e contra os Elfos de Lethyr.

 

Acontecimento Referente: a Faerûn

-2.447 CV

O tribo Rengarth dos Vândalos que vivia fora da Estação Vândala mata uma força de guerreiros e mineradores que havia profanado túmulos em busca de ouro e prata.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.442 CV

A cidade de Porto-Refúgio começa o comércio com um clã de gigantes das nuvens, o clã Amanir, que vive no norte das Montanhas do Canal. Este comércio dura até depois da queda de Netheril, até -339 CV.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.439 CV

As Aranhas-de-Fogo

 

Os Drow infligem o maior dano sobre as florestas desde as Doze Noites de Fogo, ao incendiar o sul Floresta Rystall com um enxame de aranhas feitas de fogo arcano. Após um longo e seco verão, a floresta queima facilmente. O incêndio devasta quase 160 quilômetros de floresta ao sul do Rio Tesh, condena a parte mais meridional da floresta ao redor e a oeste da Torre Retorcida até a grande Floresta Rystall, e amplia as terras limpas entre elas e Cormanthor.

 

Acontecimento Referente: aos Drow, aos Elfos

-2.436 CV

Um ladrão desconhecido devolve sete dos Pergaminhos Nether de Netheril restantes para as antigas ruínas dos Iqua Tel-Quessir (Raças Criadoras). Três dos pergaminhos são colocados no Salão das Brumas abaixo da Árvore Avô da Floresta Alta, e os outros dois são colocados na Cripta de Hssthak, que mais tarde se torna parte do oeste de Anauroch. A localização dos outros dois pergaminhos permanece desconhecida.

 

A Vila de Bandor é estabelecida em Netheril. Ela serve como uma comunidade de garimpeiros para a nação de Netheril. Suas minas vizinhas produzem uma abundância de ouro e prata que o vilarejo negocia com as cidades vizinhas de Ascore, Santuário e Estação Vândala. A partir desses pontos, os metais preciosos cruzam o Mar Estreito até outros enclaves e cidades.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.415 CV

Nascimento de Tolodine de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

Cerca de -2.400 CV

Guarnições Calishitas a leste de Iltkazar nas imediações das Montanhas Omlarandin, ao sul de Wurlur (Rio Ith).

 

Acontecimento Referente: a Calimshan

-2.386 CV

Os moradores de Monikar constroem um templo que se assemelha a um tufão em homenagem ao deus Kozah.

 

As paredes cinzentas do templo erguem-se nove andares de altura, e os corredores em espiral levam sempre em direção ao centro, criando uma sob-câmara escura usada exclusivamente para treinar os iniciados em combate e em conjuração de magias sacerdotais (algo que foi aprovado por toda a cidade). Uma nuvem negra paira sobre o edifício, lançando relâmpagos e uma forte chuva contra suas paredes de madeira e suportes metálicos, embora sem nenhum dano à estrutura. Dentro de suas paredes, os moradores de Monikar oravam ao sombrio deus Kozah e pediam que ele derrubasse a decadente Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.387 CV

Netheril liberta todos os seus escravos Gnomos.

 

Acontecimento Referente: a Netheril, aos Gnomos

A Segunda Era de Calimshan

-2.381 CV até -1.900 CV

-2.381 CV

Observadores aparecem nas Montanhas Alimir e rapidamente destroem as guarnições do leste de Calimshan antes de serem empurrados de volta para as montanhas. A cidade de Observadores chamada Zokir, a Cidade das Orbes, é estabelecida. O Dinastia Tavihr se encerra com o assassinato do seu bakkal e um incêndio devasta a metade ocidental de Calimporto. O Dinastia Erehnir chega ao poder em Calimshan.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan, a Umbreterna

-2.375 CV

Com a insistência de Arthindol, o Terraseer, batedores Netherese começam a explorar a área que mais tarde se tornaria o Norte da Costa da Espada.

 

Acontecimento Referente: a Netheril, ao Norte

-2.368 CV

O Terraseer estabelece Quesseer (o Poço da Velha Coruja) ao norte das Montanhas da Espada. O assentamento se torna um mercado de troca para os Netherese expatriados, para os Elfos de Illefarn, para os marinheiros de Illusk, para os nômades Caçadores do Gelo e para os Anões da caída Haunghdannar.

 

Acontecimento Referente: a Netheril, ao Norte

-2.361 CV

Morte de Sadebreth de Imbrue.

 

Um sacerdote de Mystyrl e um poderoso arcanista, ele estava insatisfeito com o fato de que muitas das magias arcanas não conseguiam replicar os efeitos de muitas das magias divinas. Ele passou a maior parte de sua vida tentando replicar as magias divinas para a forma arcana. Ele passou 50 anos ou mais aperfeiçoamento duas magias (reencarnação e controlar mortos-vivos).

 

Apesar de pouco para mostrar pelos seus esforços, Sadebreth se manteve fiel a sua fé em Mystryl. Ao contrário dos outros arquimagos, ele sentia que havia algo de verdadeiramente divino a respeito dos deuses.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

Voltar para a Parte 20

Avançar para a Parte 22


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BENNIE, S. Old Empires. TSR, Inc. 1990.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
CORDELL, B. R.; KESTREL, G. F. M.; QUICK, J. Underdark. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; MARTIN, J.; GRUBB, J. Cenário de Campanha de Forgotten Realms 2ª edição, Uma Viagem Pelos Reinos. Abril, 1996.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
REID, T. M. Shining South. Wizards of the Coast, 2004.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: