Grande Cronologia dos Reinos – Parte 23

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada da Wizards of the Coast


-2.135 CV

O deus Re funda a cidade de Skuld e dá a ela o nome de “Cidade das Sombras”, que logo se torna a capital de uma nova nação chamada de Mulhorand. O calendário Mulhorandi começa.

 

Acontecimento Referente: a Mulhorand

-2.113 CV

Uma erupção no Monte Bakos cobre Tempat Larang com lava e cinzas. Nas décadas que se seguiram ao desastre, Anok-Imaskar começa a abandonar as suas terras no sudoeste.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar

-2.103 CV

Uma horda de Orcs da Espinha do Mundo, liderada por Gigantes e generais Ogros, esmaga a civilização Humana de Illusk, apesar da ajuda dos arcanistas Netherese liderados por Jeriá Chronos, o Cronomante.

 

Acontecimento Referente: à Fronteira Selvagem, ao Norte, a Netheril

-2.100 CV

Os sobreviventes de Illusk viajam para o Vale do Vento Gélido, onde seus descendentes tornar-se os homens de Reghed.

 

Acontecimento Referente: à Fronteira Selvagem, ao Norte


Nascimento de Cragh de Netheril. Ele nasce surdo.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.095 CV

Depois recusar cura divina para os ferimentos que sofreu na defesa de Illusk, Jeriá Chronos, o Cronomante, morre.

 

O enclave Netherese de Quesseer é abandonado.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

A Guerra da Queda dos Dragões

-2.087 CV até -1.071 CV

A última grande era de conflito entre o Dragão de Platina e a Dragão Cromática irrompe durante o primeiro milênio do império de Unther. O culto a Tiamat é trazido para Faerûn (pelo menos entre os Humanos) através dos Mulan.

 

O clero de Enlil prega que Tiamat é a Nêmese dos Deuses, e que ela é culpada pelos Reis-Deuses por cada revés que Unther experienciou conforme acendia para a grandeza e, em seguida, decaía, ao longo dos séculos. Tiamat combate um psudônimo Untherica de Bahamut, conhecido como Marduk, o Portador da Justiça, diversas vezes, porém nenhum dos anciões prevalece.

 

Acontecimento Referente: a Unther

-2.087 CV

O deus Enlil encontra pérolas na costa oeste do Mar Alamber. Ele constrói Unthalass, a Cidade das Gemas, que se torna a capital de uma nova nação chamada Unther.

 

Acontecimento Referente: a Unther

-2.059 CV

As cimitarras são introduzidas em Netheril. Há especulações de que as cimitarras eram originalmente uma arma dos Drow.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.055 CV

Nascimento de Quatro-Dedos de Netheril em Azorrague.

 

Os Ogros da região perto de Canlespiere (a antiga comunidade de Ogros conhecida por Chanth) tenta executar sua vingança contra os Netherese por sua derrota séculos atrás. O líder Ogro conhecido como Borrasca desenvolve uma estratégia eficaz para lidar com os Humanos de Netheril: ele ataca as fazendas.

 

Assim que os ataques se intensificam, Netheril mais uma vez reúne um grande número de tropas na região.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.053 CV

Um grupo de caçadores encontram o líder Ogro Borrasca e eles quase são mortos até o último homem devido as engenhosas táticas do Ogro e pelo fato de que Borrasca podia conjurar magias; ele era um ogro mago. Os dois sobreviventes relataram o que tinham visto, e os arcanistas começaram a se misturar com os grupos de caça para combater magia com magia.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.049 CV

Os arcanistas de Canlespiere e o líder ogro mago Borrasca se encontram em um ardente confronto da costa norte do Rio Cheio do Sul. Há uma grande quantidade de especulação sobre se Borrasca realmente morreu, mas o fato é que os Ogros nunca mais voltaram para causar problemas a Canlespiere.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.047 CV

Nascimento de Quantoul de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.031 CV

Nascimento de Lucke de Netheril em Conífera.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.029 CV

Nascimento de Anglin de Netheril nas Sete.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.019 CV

Quantoul cria sua cidade flutuante, o enclave Jockteleg em Netheril. Ele torna-se a cidade para o estudo das “artes variantes” (também conhecida como transmutação mágica).

 

Morte de Aksa de Netheril em Porto-Refúgio.

 

Ele foi um feroz homem que era propenso a ações súbitas, muitas das quais, mal planejadas. Ele morava em uma grande casa na cidade ilha de Porto-Refúgio, uma estrutura que estava sempre necessitando de reparos emergenciais. Ele criou uma série de magias úteis em seus 170 anos de vida.

 

Ao realizar experiências com sua magia de desintegrar, Aksa desintegrou buracos de 2,5 cm na parede norte de sua casa. Em vez disso, ele esperava que toda uma seção de parede fosse desintegrada, e se surpreendeu com o fato da magia ter se comportado dessa forma. Entretanto, ele ficou tão encantado com o efeito que conjurou a magia mais duas vezes, fazendo com que toda a face norte da casa desabasse. Ele encolheu os ombros e começou a fazer experiências com versões alternativas na parede sul, enquanto construtores corriam para reparar o dano.

 

Aksa era ranzinza e difícil demais para que alguém conseguisse se aproximar, mas seu comportamento rude era apenas uma encenação. Ele gostava especialmente de crianças, frequentemente usando seu tempo extra pesquisa para disfarçar-se como um vendedor de rua e de alegrar as crianças. Seu disfarce não enganava ninguém em Porto-Refúgio, mas suas apresentações eram muito divertidas e frequentemente continham uma mensagem para os adultos na plateia.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.018 CV

Nascimento de Jarm de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.011 CV

Nascimento de Volhm de Netheril em Palma.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

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Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BAKER, R.; FORBECK, M.; REYNOLDS, S. K. Unapproachable East. Wizards of the Coast, 2003.
BENNIE, S. Old Empires. TSR, Inc. 1990.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; MARTIN, J.; GRUBB, J. Cenário de Campanha de Forgotten Realms 2ª edição, Uma Viagem Pelos Reinos. Abril, 1996.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

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