Grande Cronologia dos Reinos – Parte 7

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-9.000 CV

Fim da Quinta Guerra da CoroaCrown War

A Quinta Guerra da CoroaCrown War termina com a derrota total dos Vyshaan e da dissolução de Aryvandaar. Grande parte da Floresta AltaHigh Forest é abandonada durante uma era, deixando a floresta aberta para que os deuses possam restaurar sua paz. Muitos Elfos começam a migrar de volta para a Côrte ÉlficaElven Court nas florestas orientais, enquanto outros migram para o Mar InternoInner Sea (isto marca a última grande migração dos Elfos para Seros). Keltormir e Illefarn emergem intactos das Guerras da CoroaCrown Wars, e este último une-se com o reino vassalo de Ardeep agora que Shantel Othreir não existe mais.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Seros, à Floresta Alta, à Fronteira Selvagem


Os Drow de Telantiwar oprimem os Anões de Bhaerynden (onde hoje fica a Grande FendaGreat Rift) e tomam a cidade-fenda deles para si. Os anões sobreviventes fogem para outras regiões com um grande grupo que viaja para a Península de ChultChultan Peninsula antes de se fragmentarem em pequenos grupos tribais, tornando-se, eventualmente, conhecidos como anões selvagens.

Acontecimento Referente: aos Anões


Como parte da grande migração causada pela perda de Bhaerynden para os Drow, um ramo isolado de Anões se estabelece em meio aos picos isolados de Novularond, eventualmente tornando-se conhecidos como anões árticos.

Acontecimento Referente: aos Anões


Guerras das CriasSpawn Wars

Irrompem disputas entre os oito sub-reinos de Shanatar enquanto cada um luta para estender suas fronteiras em detrimento de seus vizinhos. Com o tempo, as disputas evoluem para uma guerra aberta, colocando milhares de Anões uns contra os outros. Esta série de conflitos é conhecida como Guerras das CriasSpawn Wars, porque os Anões fazem uso extensivo de legiões de crias das profundezasdeepspawns.

Acontecimento Referente: aos Anões

-8.938 CV

A Muralha Ruína do TubarãoSharksbane Wall, com 216 km de extrensão, é concluída em Seros, efetivamente aprisionando os Sahuagin no braço meridional do Mar InternoInner Sea (exércitos fortes poderiam sobrepujar as forças de defesa e romper a muralha, mas nenhum invasor podia atravessar casualmente ou passar despercebido). Ao longo dos nove séculos que se seguem, os demônios marinhos a oeste da Muralha são impiedosamente caçados e exterminados.

Acontecimento Referente: a Seros

-8.900 CV

Tribos humanas de Taangan (Tuiganos) colonizam as Vastidões IntermináveisEndless Waste.

Acontecimento Referente: aos Humanos, a Faerûn

-8.830 CV

Em Seros, os cinco Túneis de IratisTunnels of Iratis são completos até o final deste ano.

Acontecimento Referente: a Seros

Cerca de -8.800 CV

As Grandes Cavernas de BhaeryndenGreat Caverns of Bhaerynden desmoronam, criando a Grande FendaGreat Rift.

Acontecimento Referente: aos Anões

-8.800 CV

Após o ataque de uma revoada de dragões vermelhos no centro da grande floresta élfica de Keltormir, o fogo dos dragões provocou um incêndio florestal que saiu do controle. Este fogo extinguiu quatro clãs inteiros de Elfos, onze assentamentos de Gigantes, pelo menos quatro dragões verdes e milhares de quilômetros quadrados de florestas (a área entre dois grandes rios, Sulduskoon e Ith). Os antes unidos Elfos de Keltormir se dividiram em vários e dispersos clãs.

Acontecimento Referente: aos Elfos


A fundação do reino élfico da Floresta RystallRystall Wood e seu Primeiro Rysar começa com a coroação de sei o seu primeiro Coronal.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -8.640 CV

Acredita-se que Anões vivem em grandes números nas montanhas orientais, onde hoje fica Semphar.

Acontecimento Referente: aos Anões

-8.600 CV

Evereska é fundada em segredo por sobreviventes dos clãs de Eiellur, Miyeritar e Orishaar, como um refúgio élfico nos bosques a leste de Aryvandaar.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -8.500 CV

Anões migram para o norte da Grande FendaGreat Rift e entram nos reinos cavernosos do sul da Costa da EspadaSword Coast.

Acontecimento Referente: aos Anões, à Costa da EspadaSword Coast

-8.500 CV

Aelinthaldaar, que se torna a capital da cidade de Illefarn, é fundada no local onde futuramente será Águas ProfundasWaterdeep.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Faerûn, a Águas ProfundasWaterdeep


A Queda de Keltormir

Devido aos incêndios e a devastação das terras, Keltormir dissolve-se em três florestas separadas. A Floresta WyrmWyrmwood, Floresta DarthiirDarthiir Wood (onde hoje fica a floresta de Mir) e a Floresta de TethirForest of Tethir.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Faerûn

-8.400 CV

Fim do Primeiro Rysar da Floresta RystallRystall Wood. Ano de Fundação para Jhyrennstar. O coronal é coroado, e o Primeiro Rysar de Jhyrennstar começa.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Alguns elfos do sol retornam para encontrar Siluvanede nas porções do noroeste da Floresta AltaHigh Forest.

Acontecimento Referente: aos Elfos, à Floresta AltaHigh Forest

O Período Nemrut de Imaskar

-8.350 CV até -7.975 CV

Uma tribo dissidente dos antigos Durpari viaja para o nordeste para se estabelecer na bacia fértil do Planalto de RaurinRaurin Plateau (que mais tarde se torna o Deserto de RaurinRaurin Desert). Essas tribos chamavam a si mesmos de Imaskari. Eles viviam em comunidades tribais governadas por chefes e uma aristocracia guerreira. A propagação da agricultura durante este tempo conduziu a um aumento da população e a fundação de muitos vilarejos agrícolas no planalto.

Acontecimento Referente: aos Humanos, ao Deserto de RaurinRaurin Desert

A Segunda Guerra de Seros

-8.298 CV até -8.282 CV

O império élfico usa forças Locathah para reunir os inimigos escravizados Locathah contra eles, bem como Sereianos e Homens-Caranguejo.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Seros

-8.282 CV

Fim da Segunda Guerra de Seros

Esta guerra destrói os consórcios Kuo-Toa. Todas as suas cidades-caverna ao longo das Planícies de DunaPlains of Duna entram em colapso e seus povos são exterminados, tornando os kuo-toanos quase extintos no Mar InternoInner Sea até os dias de hoje.

Acontecimento Referente: a Seros

-8.210 CV

Os clãs de Elfos que não são dourados de Ilodhar abandonam esse reino devido a assédio constante por parte de Orcs e Ogros. Vários clãs viajam para o norte da Floresta RystallRystall Wood, enquanto outros viajam para o leste, até o oeste de Arcorar.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Voltar para a Parte 6

Seguir para a Parte 8


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, E. L. City of Splendors: Waterdeep. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
REID, T. M. Shining South. Wizards of the Coast, 2004.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 17 de fevereiro de 2018

    […] Seguir para a Parte 7 […]

  2. 27 de fevereiro de 2018

    […] Voltar para a Parte 7 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: