Grande Cronologia dos Reinos – Parte 20

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada da Wizards of the Coast

-2.642 CV

A cidade de Palma é estabelecida pelo arquimago Halavar em Netheril. Ele era bem quisto em sua comunidade pátria, e criou as leis que guiariam a cidade.

 

Uma dessas leis era de que todos tinham que usar a magia de uma forma ou de outra. Ele encorajava todos os empreendedores, ferreiros e proprietários de comércio a treinarem seus trabalhadores no uso de cantras (truques). Isso ajudou os habitantes da cidade a criar um dos enclaves mais mágicos de todos. Seu famoso dispositivo, o pantógrafo universal de Halavar, ajudou a impulsionar Palma na vanguarda do uso e disponibilidade mágica, mas também levou Halavar a ter um grande número de inimigos fora do enclave.

 

*Esta entrada entra em conflito com a data da morte de Halavar em -2.791 CV.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.637 CV

O avatar de Ubtao, o Pai dos Dinossauros, funda a grande cidade de Mezro em Chult.

 

Acontecimento Referente: a Chult


Cerca de 30 pessoas constroem a cidade de Álgido em Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.615 CV

Três grupos religiosos que seguem Amaunator – o Guardião do Tempo e do Sol Eterno – migram para a região da Trindade para escapar da perseguição dos devotos de Shar. Eles começam seu primeiro ano aqui decidindo deixar suas diferenças religiosas de lado e se concentrando em suas semelhanças – criando uma seita única para servir o seu deus. A burocracia e todas as outras forças controladas por Amaunator são completamente ignoradas aqui, tornando esta uma comunidade muito mais relaxada e socialmente consciente do que outras regiões controladas por seguidores de Amaunator.

 

Ironicamente, Trindade ficava no caminho de um santuário para Jannath, o Rio Cede. Ao longo da Era de Ouro de Netheril, Trindade é inundada por os fiéis de Jannath assim que eles faziam o seu caminho até o santuário. Entretanto, era um empreendimento rentável, e os fiéis não padronizados de Amaunator acolheram seus visitantes.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.613 CV

Relatos circulam em Netheril, que no Lago Bacia há uma grande criatura atacando os navios de pesca e outras pequenas embarcações. Grupos de caça são reunidos para caçar esta besta, mas ela se prova muito inteligente para fazer de si mesma um alvo. O monstro, apelidado de Diemondar, que traduzido significava literalmente “mandíbulas da morte”, continuou seus ataques até que foi supostamente morto pelas magias de dreno de vida dos Phaerimm em -402 CV.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

Cerca de -2.600 CV

Os últimos Anões conhecidos de Shanatar do Alto caem nas encostas do norte do Rio Sulduskoon em uma batalha contra a Dinastia Tavihr de Calimshan. Os Anões selam a última entrada de superfície conhecida para Shanatar do Fundo.

 

Acontecimento Referente: aos Anões, a Calimshan


No Norte, Reinoprofundo, o reino dos anões cinzentos, atinge o seu auge.

 

Acontecimento Referente: aos Anões

-2.600 CV

Os Drow começam a trabalhar na Torre Retorcida onde hoje fica o Vale das Sombras na Terra dos Vales.

 

Acontecimento Referente: aos Drow, à Terra dos Vales

-2.586 CV

Um grupo de aventureiros desaparece enquanto viaja pela região do Pico do Trovão, e divindades revelam que uma poderosa criatura morta-viva havia reivindicado suas vidas por terem invadido a região. Outros grupos de exploração são enviados para a região para verificar o incidente, mas eles retornam após uma longa busca sem nada para justificar seus esforços.

 

A pequena aldeia pesqueira de Xanth é estabelecida. A aldeia é composta de xenófobos que viviam com medo de culturas não-humanas, especialmente as dos Anões, Elfos, Gnomos e Pequeninos.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.550 CV

Ulutiu, uma divindade menor do mar, exila-se para o Plano Astral. Sua barcaça de gelo afunda, e o colar de Ulutiu começa a congelar o oceano, dando origem à Grande Geleira.

 

Acontecimento Referente: ao Norte, a Faerûn

-2.549 CV

Apesar dos ataques repetidos e tentativas de detê-los, os Drow completam a Torre Retorcida neste ano e consolidam sua presença na região.

 

Cansado das tentativas de Wendonai em ganhar mais poder pessoal, Lolth retira seu favor ao balor e suas matronas seguem o exemplo.

 

Acontecimento Referente: aos Drow, à Terra dos Vales

-2.540 CV

Morte de Congenio Ioun de Netheril. Ele sempre era visto com as pedras de Ioun circulando sobre sua cabeça, e havia rumores de que uma das criações de Congenio foi responsável por sua longa vida. Também suspeitava-se de que ele era um estudante de Terraseer, mas isso é algo que nunca foi provado.

 

Nascimento de Sadebreth de Imbrue em Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.513 CV

A cidade de Monikar é criada em Netheril, nas florestas do sudoeste. Esta estranha subcultura de Netheril odiava todos os arcanistas e o uso de magia. Em vez de confiar na magia, Monikar tinha fortes laços com os Anões, ganhando armas de combate corpo a corpo e à distância, bem como dispositivos não-mágicos que causavam explosões e que permitiam o vôo. Usar magia na cidade era garantia de morte. A cidade nem sequer empregava um mythallar com um efeito de anti-magia para eliminar a ameaça dos arcanistas.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.510 CV

O enclave de Spiel é criado em Netheril. Dentro de 10 anos desde sua criação, o enclave passa a abrigar muitas faculdades, universidades e instituições que até mesmo superam o número de tavernas e salões de festa. Spiel autodenomina-se como um centro de aprendizagem entre os enclaves, especializada em folclore (tanto da tribos de bárbaros Angardt e Rengarth, bem como das culturas mais antigas descobertas ao sul), conhecimento dos Elfos e dos Anões, e em uma grande quantidade de história militar.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.489 CV

Chegada dos Reis-Deuses

 

As divindades dos escravos Imaskari ignoram a barreira plana enviando avatares poderosos, conhecidos como manifestações de si mesmos que viajavam através do vazio infinito do espaço até Toril, liderados pela antiga divindade Ptah. Ao chegar em Faerûn, eles ainda dividem suas essências divinas que restavam e criam formas menores e mortais de avatares, conhecidas como encarnações. Estas encarnações descem até as planícies férteis de Imaskar e andam entre o seu povo. Os mais talentosos eles tornam sacerdotes, e os verdadeiramente fiéis são transformados em asseclas divinos. Os escravos Imaskari revoltam-se contra os seus mestres.

 

*Aqui existe uma divergência entre as edições do cenário de campanha sobre a chegada dos Reis-Deuses. Na 2ª edição é dito que as divindades chegaram até Toril através do Espaço Selvagem, dentro do Plano Material Primário. Já na 3ª edição é dito, provavelmente de forma equivocada, que os panteões Utheritas e Mulhorandi chegaram até Toril através do Plano Astral. NT: eu pessoalmente acho que eles vieram pelo Espaço Selvagem, como diz a 2ª edição, em naves espaciais, uma mitologia que combina com as especulações da chegada dos deuses egípcios à Terra, já que eles são semelhantes e foram inspiração para tais panteões em Forgotten Realms. É mais ou menos como no filme Stargate, de 1994, com Kurt Russel e James Spader.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar

-2.488 CV

Hórus mata o Lorde Artífice Yuvaraj, Imperador de Imaskar. Inupras cai, marcando o fim do Império Imaskar. A devastação causada pela queda do Império transforma o local no Deserto de Raurin.

 

Lorde Hilather (que se tornaria Halaster, o mago louco da Submontanha), um dos últimos artífices Imaskari, escapa da queda de Imaskar entrando em uma câmara de êxtase temporal em uma fortaleza secreta, bem abaixo das montanhas que ficavam mais a oeste do império (as hoje conhecidas como Montanhas Cinturão do Gigante).

 

Lorde Ilphemon e um pequeno grupo de familiares e partidários fogem para um canto desconhecido da Umbreterna na esperança de escapar da queda do Império Imaskar, e dos exércitos furiosos dos escravos Mulan. Os descendentes de Ilphemon eventualmente governam Imaskar das Profundezas por muitos séculos como reis e rainhas.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar

Voltar para a Parte 19

Avançar para a Parte 21


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BENNIE, S. Old Empires. TSR, Inc. 1990.
BOYD, E. L. Powers and Pantheons. TSR, Inc., 1997
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
CORDELL, B. R.; KESTREL, G. F. M.; QUICK, J. Underdark. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; MARTIN, J.; GRUBB, J. Cenário de Campanha de Forgotten Realms 2ª edição, Uma Viagem Pelos Reinos. Abril, 1996.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
REID, T. M. Shining South. Wizards of the Coast, 2004.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E. DONOVAN, D. Empires of the Shining Sea. TSR, Inc., 1998.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: