O Básico do Ladino

Por James Haeck
Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira
Originalmente publicado em 11 de abril de 2018 em https://www.dndbeyond.com/posts/199-rogue-101-a-beginners-guide-to-stealth-and
Fundo da Imagem Destacada da Wizards of the Coast


Um Guia Para o Iniciante à Furtividade e ao Subterfúgio

O ladino engoliu o ar enquanto corria pelo corredor da masmorra, o restante de seu grupo em pânico uns quatro metros atrás dele. Os berros e gritos de guerra do bando de guerra orc que os perseguia ecoou por aqueles corredores antigos. Apenas uns trinta metros de túneis esculpidos pelos anões e mais algumas curvas bruscas separavam os exaustos exploradores de masmorras da horda uivante — e da morte certa.

O ladino derrapou ao parar de súbito assim que virou um outro canto. Ele sorriu de esgueio e limpou uma gota de suor de seus olhos — a porta de ferro para qual estava olhando não havia sido fechada quando entraram na masmorra. Em algum momento entre o início de suas explorações e agora, os orcs haviam fechado a porta para seu covil, a passado em correntes e a trancado com um cadeado bruto. O ladino deu alguns passos para trás para examinar a fechadura… e grunhiu de dor quando foi atingido pelas costas. Ele bateu a cara contra a porta e sua visão turvou de dor. 

“Olha pra frente, sua gorila!”, o ladino gemeu, recuperando o equilíbrio. Ele se virou e olhou para a guerreira do grupo com um olhar homicida. O restante do grupo havia contornado o canto, e ele agradeceu a Tymora por ao menos o mago e a clériga terem um pingo de postura.

“Estamos encurralados, jovem”, a guerreira disse ofegante entre a voz trêmula. Sangue pingava lentamente das escamas de sua armadura, manchando sua tabarda com um vermelho profundo. O ladino sentiu um fio de remorso e seu olhar suavizou.

“Estou sem truques aqui”, o gnomo mago disse com a cara fechada. Ele cofiou a barba ansiosamente enquanto ficava lado a lado com a guerreira, a ponta de seu chapéu pontudo mal alcançando a cintura dela. “Olha, eu admito que a situação parece sem saída”.

“Eu acho que tenho mais uma cura e um raio guia como recurso”, a clériga suspirou, instintivamente correndo seus dedos pelo colar e de contas de oração. “Mas acho que isso não vai servir muito contra…”

As palavras dela morreram na garganta assim que outro coro de gritos de guerra irrompeu pelo corredor.

Como se para acalmar seus companheiros em pânico, o ladino tirou um estojo de ferramentas de ladrão com um floreio dramático de uma de sua dúzia de bolsinhos escondidos pelo corpo. Ele virou o pescoço para encontrar os olhos da guerreira e deu-lhe um sorriso tão torto quanto o cadeado. “Não se preocupe, docinho. Eu nunca me meto numa briga da qual não posso fugir”.


Você é um ladino, um trapaceiro, um charlatão. Talvez você consiga ouro ao bater carteiras, ou talvez você o consiga como um praticante da sórdida arte do assassinato, como um assassino para um rico contratante. Você pode ter conexões no submundo com os Zhentarim ou com a Guilda de Xanathar, ou você pode simplesmente ser uma criança de rua que aprendeu a sobreviver roubando os outros. 

O ladino apresentado na quinta edição do Player’s Handbook: Livro do Jogador é um ágil combatente que causa danos incríveis em combate — mas que também possui valiosas habilidades fora do combate, como abrir fechaduras, desarmar armadilhas e se comunicar em código. Dependendo de como escolher seu Arquétipo de Ladino, você pode ganhar habilidades como a de manifestar ilusões mágicas, criar disfarces impecáveis e realizar incríveis feitos acrobáticos.

Este guia cobre as noções básicas de se ser um ladino, e irá acompanhá-lo através dos 5 primeiros níveis nesta classe, focando em quais equipamentos um ladino precisa, como improvisar como um trapaceiro e em como fazer um melhor uso das suas características de classe.


Para o PDF completo com as estratégias para se jogar com um ladino nos primeiros níveis, clique AQUI.

Para os outros artigos com as estratégias para se jogar com as outras classes de D&D nos primeiros níveis, clique AQUI.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: