Condições (DRS)

Condições

Condições alteram as capacidades de uma criatura de modos variados e podem surgir como resultado de uma magia, uma característica de classe, o ataque de um monstro ou algum outro efeito. A maioria das condições, tal como cego, é prejudicial, mas algumas, como invisível, podem ser vantajosas.

Uma condição dura até ser revertida (a condição caído é revertida levantando-se, por exemplo) ou por uma duração especificada pelo efeito que impôs a condição.

Se múltiplos efeitos impõem a mesma condição em uma criatura, cada aplicação da condição terá sua própria duração, porém os efeitos da condição não agravarão. Uma criatura tem uma condição ou não.

As definições a seguir especificam o que acontece com uma criatura quando está sujeita a uma condição.

Agarrado

  • O deslocamento de uma criatura agarrada se torna 0, e ela não poderá se beneficiar de qualquer bônus para o seu deslocamento.
  • A condição termina se quem agarra estiver incapacitado (consulte a condição).
  • A condição também se encerra se um efeito remover a criatura agarrada do alcance de quem agarrou ou efeito de agarrão, como quando uma criatura é arremessada pelo efeito da magia onda trovejante, por exemplo.

Amedrontado

  • Uma criatura amedrontada tem desvantagem em testes de habilidade e jogadas de ataque enquanto a causa de seu medo estiver em sua linha de visão.
  • A criatura não pode se mover por vontade própria para perto da fonte de seu medo.

Atordoado

  • Uma criatura atordoada está incapacitada (veja a condição), não pode se mover, e pode falar apenas balbuciando.
  • A criatura falha automaticamente em salvaguarda de Força e Destreza..
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm vantagem.

Caído

  • Uma criatura caída tem como única opção de movimento rastejar, a não ser que ela se levante, encerrando assim a condição.
  • A criatura tem desvantagem em jogadas de ataque.
  • Uma jogada de ataque contra a criatura tem vantagem se o atacante estiver a até 1,5m da criatura. De qualquer outra forma, a jogada de ataque tem desvantagem.

Cego

  • Uma criatura cega não pode enxergar e falha automaticamente em testes de habilidade que dependam da visão.
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm vantagem e jogadas de ataque da criatura têm desvantagem.

Contido

  • O deslocamento de uma criatura contida se torna 0, e ela não pode se beneficiar de qualquer bônus para seu deslocamento.
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm vantagem, e as jogadas de ataque da criatura têm desvantagem.
  • A criatura tem desvantagem em salvaguarda de Destreza.

Enfeitiçado

  • Uma criatura enfeitiçada não pode atacar quem a enfeitiçou ou ter quem a enfeitiçou como alvo de habilidades ou efeitos mágicos que causem dano.
  • Quem enfeitiçou tem vantagem em qualquer teste de habilidade para interagir socialmente com a criatura enfeitiçada.

Envenenado

  • Uma criatura envenenada tem desvantagem em jogadas de ataque e testes de habilidade.

Exaustão

Algumas habilidades especiais e perigos do ambiente, como fome e exposição prolongada a temperaturas congelantes ou escaldantes, podem levar a uma condição especial chamada exaustão. A exaustão é medida em seis níveis. Um efeito pode dar um ou mais níveis de exaustão para uma criatura, como especificado na descrição do efeito.

Nível Efeito
1 Desvantagem em testes de habilidade
2 Deslocamento reduzido pela metade
3 Desvantagem em jogadas de ataque e salvaguarda
4 Pontos de vida máximos reduzidos pela metade
5 Deslocamento reduzido para 0
6 Morte

Se uma criatura que já estiver exausta sofrer outro efeito que cause exaustão, seu nível de exaustão atual aumenta até uma quantidade especificada na descrição do efeito.

Uma criatura sofre os efeitos de seu nível de exaustão atual e de todos os níveis anteriores. Por exemplo, uma criatura sofrendo 2 níveis de exaustão tem seu deslocamento reduzido pela metade e tem desvantagem em testes de habilidade.

Um efeito que remova exaustão reduz seu nível, como especificado na descrição do efeito. Todos os efeitos de exaustão desaparecem se a exaustão da criatura for reduzida abaixo de 1.

Terminar um descanso longo reduz o nível de exaustão de uma criatura em 1, considerando que também tenha ingerido comida e água.

Incapacitado

  • Uma criatura incapacitada não pode realizar ações ou reações.

Inconsciente

  • Uma criatura inconsciente está incapacitada, não pode se mover ou falar, e não está ciente dos seus arredores.
  • A criatura larga qualquer coisa que esteja segurando e fica caído no chão.
  • A criatura falha automaticamente em salvaguarda de Força e Destreza.
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm vantagem.
  • Qualquer ataque que acerte a criatura é um acerto crítico se o atacante estiver a até 1,5m da criatura.

Invisível

  • Uma criatura invisível é impossível de ser vista sem ajuda de magia ou um sentido especial. Para propósitos de se esconder, a criatura está fortemente obscurecida. A localização da criatura pode ser detectada por qualquer som que ela faça ou qualquer rastro que deixe.
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm desvantagem, e as jogadas de ataque da criatura têm vantagem.

Paralisado

  • Uma criatura paralisada está incapacitada e não pode se mover ou falar.
  • A criatura automaticamente falha em salvaguarda de Força e Destreza.
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm vantagem.
  • Qualquer ataque que acerte a criatura é um acerto crítico se o atacante estiver a até 1,5m da criatura.

Petrificado

  • Uma criatura petrificada é transformada, juntamente com qualquer objeto não-mágico que esteja vestindo ou carregando, em uma substância sólida e inanimada (geralmente pedra). Seu peso aumenta em dez vezes e ela para de envelhecer.
  • A criatura está incapacitada (veja a condição), não pode se mover ou falar, e não está ciente dos seus arredores.
  • Jogadas de ataque contra a criatura têm vantagem.
  • A criatura falha automaticamente em salvaguarda de Força e Destreza.
  • A criatura tem resistência contra todos os tipos de dano.
  • A criatura é imune a veneno e doenças, embora um veneno ou doença que já esteja em seu sistema sejam suspendidos, não neutralizados.

Surdo

  • Uma criatura surda não pode ouvir e falha automaticamente em qualquer teste de habilidade que dependa da audição.

Créditos

SRD – System Reference Document, traduzido sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagens editoradas a partir de material da Wizards of the Coast.
Tradução, Revisão e Arte Gráfica por Aventureiros dos Reinos.

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2 Resultados

  1. 9 de julho de 2018

    […] Corajoso. Você tem vantagem em salvaguarda contra ser amedrontado. […]

  2. 10 de julho de 2018

    […] Feérico. Você tem vantagem em salvaguardas para evitar ser enfeitiçado e magia não pode te colocar para […]

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