Desde os primeiros dias de Toril até os dias de hoje, a história dos Reinos Esquecidos é gigantesca e emocionante, extremamente rica em detalhes e cativante. Seja nas origens da vida em Faerûn, na passagem das eras, nos maiores eventos da história e nos conflitos entre as raças e seres, faça aqui uma viagem pelo tempo, seja ele passado há milhares e milhares de anos atrás ou apenas até o dia de ontem.
História Antiga dos Reinos, Parte I
Os primórdios da criação de Abeir-Toril foi um período conturbado, com intensa atividade dos Primordiais e severa alteração da geografia e clima.
Depois vieram os primeiros seres, primitivos e selvagens. Houve também a introdução das primeiras raças criadoras, que começaram a tomar conta de Faerûn e construir seus próprios impérios.
História Antiga dos Reinos, Parte II
A continuação da História Antiga dos Reinos fala sobre a ascensão das grandes serpentes dracônicas, da primeira Separação e das outras raças criadoras, principalmente os Elfos.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 1
A história dos acontecimentos em Faerûn é tão grande, detalhada e rica que seria necessário um livro ou uma enorme série de artigos para registrá-la.
Esse é o desafio do Aventureiros dos Reinos, relatar tais acontecimentos em ordem cronológica.
Sendo assim, este é o primeiro artigo (de muitos, esperamos) da série Grande Cronologia dos Reinos
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 2
O registro da Grande Cronologia dos Reinos continua com o declínio dos Dragões e Gigantes e a ascensão dos Elfos.
Porém isso só faz chamar a atenção de Lolth para Faerûn…
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 3
Nesta terceira parte da Grande Cronologia dos Reinos, os elfos começam a se espalhar pelo continente de Faerûn.
Na tentativa de criar uma ilha exclusiva para si, Encontro Eterno, os Altos Magos élficos, através do uso de magia, acabam causando a Primeira Separação.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 4
A Grande Cronologia dos Reinos avança conforme os Elfos ascendem e a atenção de Lolth se volta para Toril.
Sob influência dela, os elfos negros atuam e colocam os outros reinos élficos uns contra os outros, dando início às Guerras da Coroa.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 5
Neste post sobre a Grande Cronologia dos Reinos, as Guerras da Coroa continuam colocando Elfos contra Elfos, enquanto os Anões fundam o reino subterrâneo de Shanatar, onde o Trono de Crânio de Dragão é criado.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 6
As Guerras da Coroa continuam a assolar os reinos élficos de Faerûn. Os elfos negros de Ilythiir são amaldiçoados por Corellon e transformados nos Drow, e sensíveis à luz do sol, passam a se refugiar no Subterrâneo. É criada a Corte Élfica. Começa a Era das Pessoas Orgulhosas, que culminará com a criação de Netheril e Calimshan.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 7
As Guerras da Coroa continuam entre os Elfos. Os Drow expulsam os Anões de Bhaerynden. As cavernas de Bhaerynden desabam e se tornam a Grande Fenda. Os reinos de Shanatar entram em guerra. Evereska é fundada. Keltomir cai. Início da ascensão do império Imaskari.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 8
Os Drow atacam as cavernas dos Anões no sul e a devastação acaba criando a Grande Fenda. Parte dos anões que sobrevivem fogem para Chult. Os Devoradores de Mentes criam os Duergar. Criação da primeira dinastia Imaskari, o primeiro império dos Humanos. Os Gênios chegam em Calimshan. Começam os Rysar dos Elfos.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 9
Os Gênios expandem seu domínio em Calimshan. Os Drow se espalham mais pelo Subterrâneo. O Império Imaskari amplia seu poder no leste.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 10
O Império Imaskari começa sua expansão no leste de Faerûn; os Anões fogem com o Trono de Crânio de Dragão dos Salões Machado Luzente após um ataque Drow; Anões e Humanos se unem contra os gênios em Calimshan, tirando-os do poder.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 11
A nação de Jhaamdath é fundada, conhecida por seus guerreiros psíquicos, e ela prospera na Orla de Vilhon, abandonando a oligarquia e se tornando uma psiocracia; Alta Shanatar dos anões atinge o ápice de sua civilização, na região de Tethyr; os Anões de Shanatar e os Humanos de Coramshan entram em um conflito que durará 3 mil anos; Alta Shanatar é atacada por Gigantes.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 12
Os impérios Humanos de Calimshan e Jamdaath, uma psiocracia, começam a prosperar e se expandir e acabam entrando em conflito; os Drows combatem entre si no Subterrâneo; uma estrela cadente cai em Cormanthor, matando seu coronal e quase todas as famílias nobres de Elfos da região; os primeiros Humanos chegam nas terras onde hoje fica Rashemen.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 13
O império de Jhaamdath continua sua expansão. Pragas atingem Calimporto matando milhares de pessoas, militares e dizimando a família real. Os Elfos de Arcorar combatem o Clã Dlardrageth, aliados ao Fey’ri, no que ficou conhecido como a Sexta Guerra da Coroa. O reino anão de Belsimer é fundado. Os Drow e Duergar atacam a Corte Élfica.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 14
Uma praga devasta metade do Império Imaskari. O reino dos Anões de Ammarindar é fundado. O reino dos Anões de Belsimer cai. O mago Imaskari chamado Hilather (que viria a se tornar Halaster Manto Negro) ascende ao poder. A cidade Drow de Menzoberranzan é fundada. O reino dos Anões de Delzoun é fundado. Nasce Nether, o Ancião, aquele que viria a se tornar o fundador de Netheril.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 15
A Primeira Era de Netheril se inicia quando sete aldeias se unem para proteção, sob a liderança de Nether, o Ancião. A Abadia da Lua, o maior templo dedicado a Selûne é construído em Netheril. Elfos começam a negociar com o novo reino, e assim iniciam os ensinamentos de magia aos Netherese. O reino Anão de Oghrann cai. Os Netherese encontram tribos de bárbaros Rengarth. Um lich Sarrukh infiltra-se entre os Netherese, disfarçado, e adota o nome de Arthindol, o “Terraseer”. Os Netherese escravizam gnomos da rocha.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 16
Netheril começa a crescer ao redor Das Sete, um grupo de sete vilarejos, sob o comando de Nether, o Ancião, e após isso, outras aldeias começam a surgir; orcs voltam a infestar a Espinha do Mundo; os Pergaminhos Nether são descobertos, e os Netherese abandonam a magia dos elfos para se concentrar nos ensinamentos mágicos contidos nos pergaminhos; nasce Congenio Ioun, o criador das pedras de Ioun; os Netherese começam a fazer comércio com os Anões de Delzoun.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 17
O reino anão de Haughdannar cai; dois Pergaminhos Nether são roubados na Floresta Alta e desaparecem para sempre; o reino anão de Ammarindar inicia relações comercias com Netheril; a Abadia da Lua é destruída por um incêndio florestal e reconstruída em outro local; inicia-se a Era Mythallar de Netheril; nasce Iolaum; diversas novas aldeias são criadas por toda Netheril; os elfos roubam um conjunto de Pergaminhos Nether.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 18
Inicia-se a Era da Humanidade após a expansão humana e o declínio dos impérios dos elfos e anões. Ioulaum cria o primeiro mythallar. A Grande Geleira recua para abrir caminho para o que viria a ser os reinos de Vaasa e Damara. Os couatls procuram outra raça para manter a Península de Chult livre da influência dos yuan-ti.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 19
Até o momento já existem 13 enclaves flutuantes em Netheril. Inicia-se então a Era de Prata de Netheril, com a criação de um conselho de arcanistas auto-intitulados Altos Magos de Netheril. Os Eshowe, os Tabaxi, as tribos Thinguth e outras tribos aceitam a mensagem de Ubtao e seguem os Couatls até Chult. O reino élfico de Sharrven, na Floresta Alta, cai. Congenio Ioun nomeia suas maiores criações, as pedras de Ioun.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 20
O avatar de Ubtao funda a cidade de Mezro, em Chult. Os drow começam a construir a Torre Retorcida onde hoje fica o Vale das Sombras. Começa a se formar a Grande Geleira no extremo norte de Faerûn. É fundado o enclave de Spiel, em Netheril, o enclave com mais faculdade, universidade e instituições de ensino mágico. Os Reis-Deuses do panteão Utherita e Mulhorandi chegam vindos do Espaço Selvagem. Hórus mata o Imperador Imaskari e Imaskar cai, com alguns membros da sociedade escapando para a Umbreterna para fundar Imaskar das Profundezas.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 21
Os lordes artífices que ajudaram na derrocada de Imaskar agora procuram poder nas terras do oriente. Imaskar das Profundezas é criada. A Grande Geleira continua a se expandir e os elfos usam Alta Magia para conter sua expansão. Os drow incendeiam a Floresta Rystall na grande deflagração das Doze Noites de Fogo. Um ladrão desconhecido devolve sete dos Pergaminhos Nether a Netheril. Os escravos gnomos são libertados em Netheril. Terraseer estabelece Quesseer (o Poço da Velha Coruja) ao norte das Montanhas da Espada.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 22
Tem-se início a Era de Ouro de Netheril. Nesse período nascem diversos arcanistas importante de Netheril, como Noanar, Trebbe, Jeriá Cronos (posteriormente conhecido como Cronomante) e Aksa.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 23
O deus Ré funda a cidade de Skuld em Mulhorand. Uma horda de orcs liderada por ogros e gigantes devasta a população humana de Ilusk, e o Cronomante, arcanista de Netheril morre ao tentar ajudar os iluskanos. Os sobreviventes de Ilusk migram para o Vale do Vento Gélido e dão origem aos primeiros bárbaros Reghed. O culto a Tiamat, a Rainha dos Dragões, inicia-se em Unther. Os netherienses começam a usar cimitarras, as quais eram de uso dos drow.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 24
A primeira guerra entre Mulhorand e Unther acontece no Rio das Espadas. Após isso, os Reis-Deuses das duas nações entram em um acordo entre as suas fronteiras: o próprio Rio das Espadas. Começa a construção da Cidadela Felbarr, e depois de 50 anos ela é concluída. Mulhorand extermina diversas tribos do Sul Brilhante. Calimshan estende seu domínio para o norte, para além das terras onde hoje ficam Tethyr.
Grande Cronologia dos Reinos – Parte 25
Um grupo de homens roubam as 24 partes dos Pergaminhos Nether, e os que sobrevivem, com medo de serem perseguidos pelos arquimagos, os vendem por uma ninharia. Duerra, a rainha dos duegar, ordena uma série de ataques por toda a Umbreterna. Pelo sucesso no conflito, Duerra é ascendida a divindade. Halruaa começa a ser colonizada por tribos de Lapal.