O Básico do Clérigo

Por James Haeck
Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira
Originalmente publicado em 21 de março de 2018 em https://www.dndbeyond.com/posts/182-cleric-101-a-beginners-guide-to-playing-the-divine
Fundo da Imagem Destacada da Wizards of the Coast


O Básico do Clérigo: Um Guia Para o Iniciante ao Poder Divino

Um sacerdote parou diante de uma enorme pilha de lenha, uma jovem estava amarrada a uma estaca ali no meio. As gotas de suor na pele pálida do sacerdote refletiam a luz de centenas de tochas carregadas pela multidão que o cercava. Ele ergueu um símbolo sagrado de madeira, exibindo o símbolo de Lathander, o Senhor da Manhã. Ele gritou acima do barulho da multidão.

“Povo de Vau Wom, estou aqui diante de vocês com o caminho da redenção! Durante semanas vocês foram enganados por uma bruxa que fingia ser uma de vocês. Durante semanas ela corrompeu seus jovens, tentou inocentes, profanou o que vocês tinham de mais sagrado! Vocês não devem mais tolerar tais coisas. Esta noite, com a graça de Lathander, o Senhor da Manhã, eu a lanço no fogo dos Nove Infernos!”.

O sacerdote pegou uma tocha acesa da mão de uma das pessoas e virou-se para a mulher enquanto a multidão rugia em aprovação.

Então ouviu-se passos. O baque pesado de uma bota revestida contra a lama. Então outro, e mais outro, abafando o som da multidão como os passos trovejantes de um gigante. A multidão começou a se dividir ao meio e virou-se com admiração para olhar para a atarracada pequenina que passava por entre eles. Sua armadura de prata brilhou com a luz das tochas, e o símbolo dourado de Lathander ao redor do pescoço dela parecia tão radiante quanto o sol. 

Ela mirou o olhar para o sacerdote que estava parado diante dela e estreitou os olhos, agarrando-se firmemente à magia taumaturgia, que ampliava qualquer som que ela fizesse. Então ela falou. Ela falou com a força de um furacão.

“Falso sacerdote! Estou aqui diante de ti, uma verdadeira serva do Senhor da Manhã, cujo nome tua boca imunda profanas. Eu vejo quão seduziste as mentes destas pessoas inocentes. Eu vejo como usas esta mulher inocente como teu bode expiatório. Eu vejo teu mal, e eu o repreendo”. Ela ergueu seu símbolo sagrado e rugiu. “Vampiro! Em nome de Lathander, eu te expulso!”


Você está jogando com um clérigo, um emissário dos deuses. Sua conexão com o divino lhe concede um grande poder, mas as várias magias e opções disponíveis para você podem ser desencorajadoras. Embora a parte mais importante de Dungeons & Dragons seja interpretar seu personagem de uma forma que seja divertida para você e para seus amigos, há certas noções básicas de como se jogar com um clérigo que todo jogador deve saber para que possa ajudar seu grupo em combate. 

Este guia irá cobrir os fundamentos básicos do clérigo, guiando-o através dos 5 primeiros níveis e focando em como escolher as magias e outras características de classe. Há uma enorme quantidade de opções para escolher, e os livros de regra não explicam o que é uma boa opção ou por quê, ou quais opções são boas em determinadas situações. Este guia visa esclarecer algumas destas dúvidas.


Para o PDF completo com as estratégias para se jogar com um clérigo nos primeiros níveis, clique AQUI.

Para os outros artigos com as estratégias para se jogar com as outras classes de D&D nos primeiros níveis, clique AQUI.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: