Gnomo (DRS)

Gnomo

Traços Raciais dos Gnomos


Seu personagem gnomo possui uma série de características em comum com os demais gnomos.

Aumento no Valor de Atributo. Seu valor de Inteligência aumenta em 2.

Idade. Um gnomo atinge a idade adulta no mesmo ritmo que os humanos, e espera-se que, em sua maioria, amadureçam por volta dos 40 anos. Eles podem viver de 350 a 500 anos.

Alinhamento. Gnomos costumam ser bons. Aqueles que tendem para a ordem são sábios, engenheiros, pesquisadores, eruditos, investigadores ou inventores. Aqueles que se inclinam para o caos são menestréis, trapaceiros, andarilhos ou joalheiros sofisticados. De um modo geral são bondosos, e até mesmo os trapaceiros entre eles são mais brincalhões do que maliciosos.

Tamanho. Seu tamanho é Pequeno. Gnomos têm entre 0,9 e 1,2 metro de altura e pesam em torno de 18 quilos.

Deslocamento. Seu deslocamento básico é de 7,5 metros.

Visão no Escuro. Acostumado à vida subterrânea, você possui uma visão superior no escuro. Você consegue enxergar até 18 metros na meia-luz como se fosse dia e, na escuridão, como se fosse meia-luz. Na escuridão você só consegue discernir tons de cinza.

Astúcia de Gnomo. Você tem vantagem em todas as salvaguardas de Inteligência, Sabedoria e Carisma contra magia.

Idiomas. Você fala, lê e escreve o idioma Comum e Gnômico. Este último, que usa o alfabeto Anão, é renomado por seus tratados técnicos e por seus almanaques sobre o mundo natural.  

Gnomo das Rochas

Como um gnomo das rochas, você possui uma inventividade inata e resistências maiores até mesmo que as de outros gnomos. 

Aumento no Valor de Atributo. Seu valor de Constituição aumenta em 1.

Conhecimento de Artífice. Sempre que realizar um teste de Inteligência (História) relacionado a itens mágicos, objetos alquímicos ou dispositivos tecnológicos, você pode adicionar duas vezes seu bônus de proficiência.

Engenhoqueiro. Você é proficiente com ferramentas de artesão (engenhoqueiro). Ao usar essas ferramentas, pode investir uma hora e 10 PO em materiais para a construção de uma engenhoca Pequena (CA 5, PV 1). Esse dispositivo para de funcionar após 24 horas (a menos que você gaste 1 hora para consertá-lo), ou quando você usa sua ação para desmantelá-lo: nesse momento é possível recuperar os materiais usados na criação dele. Você pode ter até três engenhocas ativas ao mesmo tempo.

Ao criar uma engenhoca, escolha uma das opções a seguir:

Brinquedo de Corda. Este brinquedo pode ser um animal, monstro ou pessoa mecânica, como um sapo, pássaro, dragão ou soldado. Ao ser colocado no chão, ele se desloca por 1,5 metro a cada turno, em uma direção determinada ao acaso. Ele reproduz os sons naturais da criatura que representa.

Isqueiro Mecânico. Este dispositivo produz uma chama diminuta, que pode ser usada para acender uma vela, tocha ou fogueira. Usá-lo requer uma ação.

Caixa de Música. Quando aberta, esta caixa reproduz uma única canção em um volume moderado. A caixa para de tocar ao ser fechada ou ao término da canção. 


Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


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