Cobertura (DRS)

Paredes, árvores, criaturas e outros obstáculos podem oferecer cobertura durante o combate, tornando um alvo mais difícil de ser atingido. Uma cobertura só beneficia o alvo caso o ataque ou outro efeito se origine no lado oposto da cobertura.

Existem três graus de cobertura. Se um alvo estiver atrás de múltiplas coberturas, apenas a de maior grau de proteção é aplicada – os graus não se acumulam. Por exemplo, se um alvo encontra-se atrás de uma criatura que concede meia cobertura e de um tronco de árvore que concede 3/4 de cobertura, o alvo terá 3/4 de cobertura.

Um alvo com cobertura parcial recebe um bônus de +2 na sua CA e salvaguardas de Destreza. Um alvo terá cobertura parcial se um obstáculo bloquear, pelo menos, metade do seu corpo. O obstáculo pode ser uma parede baixa, uma peça grande de mobiliário, um tronco de árvore fno ou uma criatura, seja ela inimiga ou aliada.

Um alvo com cobertura de três quartos (3/4) recebe um bônus de +5 na sua CA e salvaguardas de Destreza. Um alvo terá três quartos de cobertura quando aproximadamente três quartos do seu corpo estiverem encobertos por um obstáculo. Este pode ser uma grade levadiça, uma seteira ou um tronco de árvore grosso.

Um alvo com cobertura total não pode ser atingido diretamente por um ataque ou pela maioria das magias, embora algumas magias possam alcançar o alvo, envolvendo-o em sua área de efeito. Um alvo terá cobertura total se estiver completamente coberto por um obstáculo.


Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


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