Portais do Tempo nos Reinos Esquecidos

Há algumas formas de se retornar a tempos antigos de Faerûn. Vou enumerar alguns caminhos bem resumidos:

A. Jeriah Chronos – O Cronomante.

No Império Arcano de Netheril, ele foi o Arquimago que inventou a escola de Cronomancia. Infelizmente, ele odiava os Deuses e morreu após uma batalha contra monstros. Toda informação sobre suas descobertas e criações parece ter “desaparecido” da história.

B. Portais Temporais Elficos.

Muito antes de Jeriah Chronos, os Elfos já dominaram a magia de de viagem no tempo. Somente menos de meia dúzia de Altos Magos Elficos sabem da existência desses artefatos místicos de imenso poder. Estes Portais são mencionados apenas nos textos sagrados mais antigos de Mystryl (a antiga encarnação de Mystra a Deusa da Magia). Criados no Alvorecer da civilização Elfica com a Alta Magia Épica Elfica, estes Portais são capazes de levar através do tempo no coração dos maiores Impérios Elficos da Antiguidade.

Ao que sabe-se havia 4 Portais:

1 – A Incerteza: Nas Montanhas da Espinha do Mundo, um Dragão Branco encontrou o portal nas Profundezas de uma Caverna OU Nas Montanhas Oraun?

Existem duas fontes que divergem sobre onde seria o primeiro portal. A primeira fonte fala sobre um portal no Cinturão de Aumanator, na Espinha do mundo. Este portal era defendido por um Dragão Branco Ancião.

A segunda diz estar nas Montanhas Osraun, ao sul do Forte da Presa de Ferro é a maior cadeia de montanhas fora da espinha do mundo. Lá há um Monastério oculto de Magos estudiosos que passa despercebido pelo resto do mundo. Eles são a Sociedade Imperial de Estudo Históricos. É proibida a entrada de qualquer estranho. Os monges mantêm-se isolados e reclusos do mundo inteiro, afastando quaisquer forasteiros. A Sociedade foi fundada há muitas centenas de anos, e não tem aliança ou servidão a qualquer reino, coroa ou Império. Há um grupo secreto dentro da ordem que guarda um conhecimento sobre algo proibido: um portal do tempo. Ele foi criado com descobertas em escavações da antiga Netheril (provavelmente uma referência a Jeriah Chronos).

Então eles mandaram um grupo de Zumbis para 30.000 anos atrás e cavar um caverna abaixo de onde o Monastério será erguido no futuro. Então criaram vários Constructos que possuem a capacidade de apenas observar e guardar informações. Quando sua missão termina, os Constructos retornam a caverna e esperam, já que não envelhecem e não precisam de nada. Para os Magos, parece algo instantâneo: eles mandam o constructo pelo Portal e descem a caverna e já encontram o mesmo constructo como se estivesse lá há milhares de anos.

2 – O segundo portal está soterrado em algum lugar da Grande Geleira.

Uma das Ilhas dos Piratas no Mar das Estrelas Cadentes acredita-se que possui uma caverna capaz de retornar no tempo até os Dias do Trovão! (a pré-história de Forgotten Realms).

3 – O Monte Andros na Floresta de Guthmere esconde outro portal em algum lugar.

As “Fontes da Memória”, nos Picos Perdidos na Grande Floresta Alta, parecem também refletir o passado. Aqueles que entram em suas águas podem voltar ao passado ou ser teleportado para um lugar aleatório.

4 – O último está nas Ilhas Moonshae, em algum lugar próximo ao lago espelho.

Há um “portal”, se é que pode ser chamado assim, que se abre no mar como um gigantesco redemoinho!
Este turbilhão surge aleatoriamente em qualquer mar ou oceano, as vezes por azar próximo a barcos. Na maioria das vezes, este redemoinho traga os barcos e os teletransporta para outro lugar aleatório. Porém, em outros momentos, o redemoinho teleportado os barcos através do próprio tempo!
Há barcos naufragados em lugares de Forgotten Realms que não possuem qualquer registro e são totalmente desconhecidos. Alguns estudiosos acreditam que estes barcos tenham vindo do futuro.


Créditos

Escrito por Rafael Reis Capelasso

Imagem destacada: Aftermath, por Sandara


Referências de Pesquisa
SCHEND, Steven E.; MELKA, Kevin. Cormanthyr: Empire of the Elves.  TSR. 1998.

COLEMAN, Loren. Chronomancer. TSR, 1995.

https://www.realmshelps.net/faerun/portals/time/index.shtml
https://forgottenrealms.fandom.com/wiki/Pirate_Isles
https://www.realmshelps.net/fae…/portals/time/umberlee.shtml
https://forgottenrealms.fandom.com/wiki/Time_gate
https://forgottenrealms.fandom.com/wiki/Chronomancy

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Cheyenne disse:

    Com certeza vou usar muito desse material na minha mesa ❤

    • AUGUSTO ASSAD LUPPI BALLALAI disse:

      Eu mestrei para um personagem que vivia um paradoxo temporal. Ele rendeu muitos ganchos ao jogo, até que ele envelheceu 500 anos em 2 dezenas.
      A equipe ficou abalada, porque contra o tempo, não há o que se fazer.

      O tempo é realmente um elemento divertidíssimo. Especialmente para se encontrar um ferreiro lendário, ou um item que já foi destruído (você precisa viajar no tempo 2 vezes para emprestar o item).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: