Objetos (DRS)

Quando personagens precisam serrar cordas, estilhaçar uma janela ou quebrar o caixão de um vampiro, a única regra sólida e rápida é esta: dado o tempo necessário e a ferramenta correta, personagens são capazes de destruir qualquer objeto destrutível. Tenha bom senso ao determinar o sucesso de um personagem em causar dano a um objeto. Um guerreiro pode atravessar uma parte de parede de pedra com uma espada? Não, o mais provável é que a espada se quebre antes disso.

Para o propósito destas regras, um objeto é qualquer item distinto e inanimado, como uma janela, porta, livro, mesa, cadeira ou pedra, e não uma construção ou um veículo, que são formados de muitos outros objetos.

Estatísticas para Objetos


Quando o tempo for importante, você pode atribuir uma Classe de Armadura e pontos de vida para um objeto destrutível. Você também pode lhe dar imunidade, resistência e vulnerabilidade a tipos específicos de dano.

Classe de Armadura A Classe de Armadura de um objeto é uma medida de quão difícil é causar-lhe dano quando ele é atingido (porque o objeto não tem chance de se esquivar ou sair do caminho). A tabela de Classe de Armadura de Objetos fornece valores sugeridos de CA para diferentes materiais.

Classe de Armadura de Objetos

Substância CA
Tecido, papel, corda 11
Cristal, vidro, gelo 13
Madeira, osso 15
Pedra 17
Ferro, aço 19
Mitral 21
Adamantina 23

Pontos de Vida. Os pontos de vida de um objeto determinam quanto de dano ele pode sofrer antes de perder sua integridade estrutural. Objetos resistentes têm mais pontos de vida que objetos frágeis. Objetos grandes também tendem a ter mais pontos de vida que objetos pequenos, a menos que a quebra de uma pequena parte do objeto seja tão efetiva quanto quebrá-lo por inteiro. A tabela de Pontos de Vida de Objetos traz sugestões de pontos de vida para objetos frágeis e resistentes que sejam Grande ou menores.

Pontos de Vida de Objetos

Tamanho Frágil Resistente
Minúsculo (garrafa, fechadura) 2 (1d4) 5 (2d4)
Pequeno (baú, alaúde) 3 (1d6) 10 (3d6)
Médio (barril, lustre) 4 (1d8) 18 (4d8)
Grande (carroça, janela de 3 m por 3 m) 5 (1d10) 27 (5d10)

Objetos Enormes e Colossais. Armas normais não são de muita utilidade contra objetos Enormes e Colossais, como uma estátua gigantesca, uma imponente coluna de pedra ou um rochedo enorme. Dito isto, uma tocha pode queimar uma tapeçaria Enorme, e uma magia terremoto pode reduzir um colosso a escombros. Você pode manter controle dos pontos de vida de um objeto Enorme ou Colossal se desejar, ou pode simplesmente decidir quanto tempo o objeto pode resistir diante de qualquer arma ou força agindo contra ele. Para manter o controle dos pontos de vida de um objeto, divida-o em seções de tamanho Grande ou menores e controle os pontos de cada seção separadamente. Destruir uma dessas seções pode arruinar o objeto inteiro. Por exemplo, a estátua Colossal de um humano pode tombar quando uma das suas pernas de tamanho Grande for reduzida a 0 ponto de vida.

Objetos e Tipos de Danos. Objetos são imunes a dano venenoso e psíquico. Você pode decidir que alguns tipos de dano são mais eficazes contra um determinado objeto ou substância do que outros. Por exemplo, dano contundente funciona bem para despedaçar coisas, mas não para cortar uma corda ou couro. Objetos de papel ou tecido podem ser vulneráveis a dano elétrico e ígneo. Uma picareta pode partir pedra, mas não pode cortar uma árvore de forma eficiente. Como sempre, use o bom senso.

Limite de Dano. Geralmente, os objetos grandes, como as muralhas de um castelo, possuem resistência adicional, representada por um limiar de dano. Um objeto com um limiar de dano tem imunidade a todo tipo de dano, a menos que sofra uma quantidade de dano de um único ataque ou efeito que seja maior ou igual ao limiar de dano, caso em que o objeto recebe dano normal. Qualquer dano que falhe em equiparar ou exceder o limiar de dano do objeto, é considerado superficial e não reduz os pontos de vida do objeto.


Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast
Atualizado com a tradução oficial de D&D no Brasil, pela Galápagos


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