O Flagelo de Scornubel – Introdução
por Alana Abbott; originalmente publicada para a Living Forgotten Realms e disponibilizada gratuitamente em https://www.livingforgottenrealms.com
traduzido e adaptado por Daniel Bartolomei Vieira
revisado por Ricardo Costa
imagem destacada por Karl Kaufmann, disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Karl_Kaufmann_-_A_Port_Town.jpg
Cenário
A terra de Elturgard é uma teocracia. Torm é o deus cuja religião é dominante, embora também ocorra a adoração de Amaunator em alguns locais. Uma cavalaria de paladinos mantém a ordem nas aldeias e cidades de Elturgard, bem como nas áreas ao redor delas.
Os paladinos de Elturgard estão ocupados: não apenas monstros estranhos estão atacando as terras da região, mas a famosa cidade comercial de Scornubel está sendo assolada por bandidos. Com o passar do tempo, os bandidos ficaram mais ousados. Contratar mercenários para eliminar os bandidos em seus esconderijos parece cada vez mais ser uma excelente solução para tais problemas.
Apenas recentemente os atarefados paladinos acabaram de tomar ciência do problema envolvendo os bandidos, embora estes já estejam atuando por meses. O líder da Guilda dos Comerciantes demorou a relatar as reclamações dos membros de sua organização (por motivos que se mostrarão óbvios) e os paladinos estão com seu contingente limitado. Embora normalmente evitem contratar pessoas de reputação duvidosa, este problema precisa ser resolvido e, como há questões mais importantes que exigem a atenção deles no momento, os paladinos estão dispostos a se contentar com a contratação de mercenários, nesse caso.
O que os paladinos não sabem é que os bandidos estão trabalhando com o líder da Guilda dos Comerciantes, Aric Lyonne. Aric pode ter outras conexões, mas elas estão além do escopo desta aventura.
Resumo
Na parte 1, Onde Estão os Bandidos?, os personagens iniciam a aventura com um desafio de perícia para procurar o acampamento dos bandidos. Durante suas investigações, eles encontram a PNJ Tyrangal.
Em seguida, na parte 2, Por Água Abaixo, um combate e um desafio de perícia para evitar o naufrágio de uma barcaça coloca os aventureiros para enfrentar os primeiros bandidos e salvar alguns comerciantes da morte certa.
Em Meus Heróis, a parte 3, os aventureiros têm a chance de interagir com os comerciantes recém salvos do naufrágio, o que os leva a descobrir que Aric Lyonne é o culpado pelos roubos.
Na parte 4, Vocês Não Passarão, na tentativa de encontrar Aric Lyonne, os aventureiros combatem com os guardas da Guilda dos Comerciantes na sede da guilda
A aventura se encerra na parte 5, Mãos Sujas, quando os aventureiros enfrentam Aric Lyonne e o líder dos bandidos que assolam Scornubel.
Elturgard
As informações apresentadas a seguir podem ser usadas para referência do Mestre e podem ser compartilhadas com os jogadores.
Scornubel
Scornubel é uma cidade grande localizada ao longo da margem norte do rio Chionthar, que flui de leste para oeste (na direção de Elturel, Portão de Baldur e Mar de Espadas). No lado leste da cidade, o Rio Atingido vem do norte e se junta ao Rio Chionthar. Tanto as caravanas quanto as embarcações fluviais fornecem a maior parte do comércio, que é a vida e o sangue da cidade. No centro de Scornubel fica a cidadela dos paladinos, visível da maioria dos pontos da cidade, que proporciona uma lembrança constante do estado de direito. Não há pontes sobre o Rio Chionthar ou o Rio Atingido nas proximidades.
Mais a oeste, há o constante brilho no céu noturno emitido pelo Companheiro, o sol artificial que paira sobre Elturel. Mesmo a esta distância, a luz do Companheiro é desagradável para os mortos-vivos e eles não gostam de olhar em sua direção.
Conhecimento sobre Elturgard
Um aventureiro conhece as seguintes informações sobre Elturgard com um teste bem-sucedido da perícia indicada.
Inteligência (História) CD 12. Elturgard é uma ilha de ordem e esperança em uma faixa de terra inóspita nas Terras Centrais do Ocidente. Ao longo dos anos, centenas de pessoas chegaram aqui fugindo da maldição de uma múmia, do jogo de um vampiro ou de alguns outros envolvimentos de mortos-vivos, e se estabeleceram principalmente em Elturel. As matas que cercam esta terra tornaram-se selvagens e perigosas.
Ao sul, os paladinos estão enfrentando algum tipo de invasão de monstros.
Inteligência (Investigação) CD 15. Os paladinos estão preparando uma grande operação militar para a qual precisam de muitos suprimentos. A natureza exata da operação é desconhecida, mas parece que acontecerá em breve.
Inteligência (Investigação) CD 20. Em alguns lugares, Elturgard ganhou a reputação de ser uma terra muito justa. Muitos problemas param diante de suas leis inflexíveis, a perseguição ao mal é constante e planos há ousados para “colocar Faerûn nos eixos”.
Conhecimento sobre Scornubel
Um aventureiro conhece as seguintes informações sobre Scornubel com um teste bem-sucedido da perícia indicada.
Inteligência (História) CD 12. Scornubel quase sucumbiu nas décadas após o Ano do Fogo Azul (1.385 CV), quando o comércio foi reduzido a quase nada. Os anciãos locais permitiram que Scornubel fosse anexada ao reino de Elturgard, e a proteção dos paladinos ajudou a estabilizar e recuperar a cidade. Entretanto, isso mudou o foco exclusivo nos lucros do comércio que caracterizava o lugar.
Conhecimento sobre os Bosques Atingidos
Um aventureiro conhece as seguintes informações sobre os Bosques Atingidos com um teste bem-sucedido da perícia indicada.
Inteligência (História) CD 12. Os Bosques Atingidos, que ficam mais a leste, foram entrincheirados pelos paladinos há vários anos. As matas do local estão supostamente cheias de gnolls adoradores de demônios, além de várias tribos de goblins.
Inteligência (Investigação) CD 15. Há rumores de que os gnolls devoram, escravizam ou expulsam todos os outros humanoides das matas.
Introdução
Leia ou parafraseie o seguinte para os jogadores para começar:
Scornubel é uma grande cidade comercial, com centenas de caravanas. Normalmente se esperaria altas taxas de criminalidade e contrabando neste tipo de cidade, mas isso não acontece aqui pois deve se levar em conta o fato de que os íntegros paladinos de Elturgard são os governantes de Scornubel. Mas mesmo sua mão orientadora parece ineficaz ultimamente, pois os comerciantes locais têm sido atormentados por bandidos ribeirinhos que ninguém consegue pegar – ou assim lhes informou o paladino de aparência abatida que contratou vocês.
“Normalmente cuidaríamos disso sozinhos”, disse ele com uma vergonha evidente, “mas há problemas nos campos que estão exigindo nossa atenção. Precisamos de mercenários, ou heróis caso prefiram ser chamados assim, para eliminar a ameaça desses bandidos, de preferência trazendo os canalhas perante a justiça”. Embora ele não diga isso diretamente, isso parece implicar que ele gostaria que os bandidos fossem presos em vez de mortos. Mas independentemente do resultado final, primeiro vocês têm que rastreá-los. Agora como farão isso, é com vocês!
O paladino que contrata os aventureiros não é alguém do alto escalão da igreja. O nome dele é Cadwy, e o trabalho dele é contratar mercenários, algo que nenhum dos outros paladinos estava particularmente ansioso para fazer. Cadwy não tem muitos detalhes para compartilhar com os aventureiros sobre os ataques dos bandidos. Ele contorna qualquer outra pergunta, sugerindo que os aventureiros devem iniciar sua própria investigação conversando com os comerciantes locais.
Cadwy está autorizado a oferecer aos aventureiros 90 PO pela conclusão da missão, e fornece-lhes um decreto de autoridade menor, caso o solicitem. Ele está disposto a pagar um adiantamento de até 30 PO (incluso no total da recompensa).
Imediatamente após contratar os aventureiros, Cadwy deve partir para seus próprios afazeres, mas ele voltará para ouvir o resultado da missão.
Para ver as outras partes de O Flagelo de Scornubel, clique AQUI.
Para ver as aventuras das Masmorras dos Reinos, clique AQUI.
Para ver diversos Encontros para desafiar seis jogadores, clique AQUI.
Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!