Faéria – Aventura: Um Acordo com uma Megera

Texto de Mike Bernier
Publicado Originalmente em https://www.dndbeyond.com/posts/1025-journey-to-the-feywild-with-these-free-adventures
Traduzido por Paulo “Faren” Henrique, do Toca do Coruja RPG
Revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20


Faéria é um plano vasto e perigoso, repleto de magia selvagem, criaturas inteligentes e áreas intocadas. Todos esses aspectos o tornam um cenário maravilhoso para a próxima aventura de D&D, The Wild Beyond the Witchlight. Mas você não precisa esperar pelo lançamento do livro antes de levar os personagens dos seus jogadores para Faéria. Aqui apresentamos mais uma pequena aventura ambientada no Plano das Fadas: Um Acordo com uma Megera.

Um Acordo com uma Megera

Este encontro é destinado a um grupo de quatro personagens de 5º a 7º nível que buscam um determinado pedaço de informação. Esta informação pode ser a localização de um componente exótico necessário para criar um item mágico, um segredo que pode derrubar um oficial de alto escalão ou qualquer outra coisa. Na busca por esse segredo, eles descobrem que uma velha em um pântano nas proximidades tem as informações que estão procurando, além de estar disposta a vendê-las.

Você decide quanto tempo leva para o grupo chegar até a choupana da velha. Para ideias de criaturas que o grupo pode encontrar em seu percurso até lá, jogue um d100 e consulte a tabela Encontros no Pântano (do Guia de Xanathar Para Todas as Coisas), ignorando quaisquer encontros que envolvam uma megera verde.

Assim que o grupo chegar, leia ou parafraseie o seguinte:

Entre poças de água fedorenta e estagnada, e arbustos espinhosos, há uma pequena choupana escangalhada sobre um conjunto de palafitas. Uma escada íngreme e estreita leva até a porta da frente da choupana, e uma luz verde bruxuleante emana da janela.

Tia Agnes Denteverde


A cabana pertence à Tia Agnes Denteverde, uma megera disfarçada de velha. Como as pessoas não costumam papear muito sobre como conversar com megeras, quem quer que tenha falado ao grupo sobre Tia Agnes omitirá o fato de que ela não é o que parece.

Tia Agnes usa as estatísticas de uma megera verde com as seguintes alterações:

Conjuração Inata. Carisma é atributo de conjuração da conjuração inata de Tia Agnes (CD 13 para evitar magia). Ela pode conjurar inatamente as seguintes magias:

1º círculo (4 espaços): identificar, raio nauseante

2º círculo (3 espaços): imobilizar pessoa, localizar objeto

3º círculo (3 espaços): contramagia, nuvem fétida, rogar maldição

Tia Agnes, assim como outras megeras, é uma criatura vil que quer roubar a felicidade alheia para seu próprio deleite. Ela não ofertará um acordo a menos que isso a beneficie ou que prejudique a outra parte de alguma forma.

Ao negociar por informações, as megeras geralmente aceitam valiosos artefatos mágicos, partes poderosas de informações secretas ou tarefas que lhe interessam. Tia Agnes tem uma tarefa que gostaria que fosse concluída em troca das informações que o grupo busca, mas ela também estaria disposta a negociá-las por um item raro ou muito raro.

Se o grupo for agressivo com a megera, ela não negociará com eles. Se eles tentarem atacá-la, ela conjura nuvem fétida e então foge usando sua ação Passagem Invisível. Irritar uma megera só traz complicações. Se o grupo sacaneá-la, Tia Agnes persegue o grupo e transforma suas vidas em um tormento.

O Acordo com a Megera


Imagem da Wizards of the Coast

Tia Agnes quer que o grupo vá até uma encruzilhada feérica que fica ali perto. Eles devem entrar em uma clareira protegida por dríades e roubar água de sua fonte sagrada. Ela diz ao grupo que a água da nascente é uma excelente essência para suas poções. Ela fornece um frasco que permite ao grupo trazer a água de volta ao Plano Material.

O que ela não conta ao grupo é que o frasco é, na verdade, um saco modificado que irá absorver toda a água da nascente. A floresta feérica ao redor da nascente depende da magia da água para permanecer saudável e começará a morrer se a nascente for drenada. Depois de encher o frasco, ele não conseguirá mais absorver água e só poderá ser esvaziado pela própria Tia Agnes.

Entrando no Bosque das Dríades


O caminho até o bosque das dríades não é difícil de seguir com estas instruções fornecidas por Tia Agnes:

Um simples trajeto de uma hora para oeste daqui os levará até um arvoredo. Esperem pela meia-noite e passem por entre as primeiras árvores para entrar no bosque das dríades.

Conforme os personagens viajam pelo pântano, jogue novamente a tabela Encontros no Pântano (do Guia de Xanathar Para Todas as Coisas). Assim que o grupo chegar diante das árvores e seguir as instruções da megera, leia ou parafraseie o seguinte para descrever o que acontece:

Ao passar pelas árvores secas e desfolhadas, vocês são atingidos com o cheiro de ar puro pela primeira vez desde que entraram no pântano. Olhando em volta, vocês percebem que se encontram em uma floresta escura e silenciosa. Um pálido raio de luar adiante revela uma lagoa de água parada, sua superfície tão lisa que vocês podem ver as estrelas do céu refletidas.

Ao redor da lagoa há um grupo de cinco criaturas de aparência humanoide, com folhas no lugar do cabelo e casca de árvore no lugar da pele. Elas se sentam à beira da lagoa, cantando baixinho. Sua doce canção, embora tranquila, reverbera pela clareira enquanto as árvores balançam suavemente com a melodia.

O grupo agora pode escolher como proceder. Os personagens podem tentar atrair as dríades para fora da clareira com alguma distração e esgueirar-se até a lagoa enquanto elas não estão olhando ou atacá-las para afastá-las. Se os membros do grupo negociarem ou tentarem ser furtivos, quando o frasco começar a absorver toda a água da lagoa, isso chamará a atenção das dríades e elas ficarão furiosas.

Se o grupo decidir entregar o frasco para as dríades, as fadas verificarão as propriedades do frasco e pedirão gentilmente que o grupo vá embora. As dríades toparam com megeras mais de uma vez e acreditam que o frasco pertence a uma.

Quando o grupo estiver pronto para partir, voltam fazendo o caminho por onde entraram pela primeira vez através da encruzilhada feérica.

Concluindo a Aventura

Se o grupo trouxer o frasco cheio de volta para a megera, ela fornecerá as informações que eles procuram. Infelizmente, as consequências das ações deles vão muito além da raiva incitada nas dríades primaveris. A lagoa que eles drenaram estava protegendo a floresta da influência maligna da megera. Com a proteção destruída, Tia Agnes pode impor sua vontade sobre a floresta e transformá-la em um vasto pântano fedorento.

Uma vez que a floresta feérica se transformar no domínio de Tia Agnes, sua energia maligna começa a se espalhar para o Plano Material. Ao longo do próximo ano, os povoados na área ao redor do pântano de Tia Agnes são atingidos por doenças, gases venenosos e criaturas sedentas de sangue.


Mike Bernier (@arcane_eye) é o fundador do Arcane Eye, um site focado em fornecer dicas úteis e truques para todos aqueles envolvidos no mundo do D&D. Quando não está escrevendo para o Arcane Eye, Mike passa a maior parte de seu tempo jogando, caminhando com sua namorada e cuidando da verdadeira selva de plantinhas que invadiram sua casa.


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