A Companhia Intrépida dos Mensageiros – Parte Dois

Por Ricardo Costa


Notas Sobre os Reinos Esquecidos

Do caderno de anotações do gnomo Gilbert Engrenagem Dourada

Zingra Coração de Corvo, uma jovem meio-elfa cormyreana, controla a Companhia Intrépida dos Mensageiros, hoje uma das mais confiáveis companhias de Faerûn. A reputação de honestidade e confiança deste empreendimento, iniciado pelo seu avô, Slayne, foi construída por décadas, devido ao excelente atendimento e baixa taxa de extravio das encomendas e mensagens. Tal desempenho, expresso no lema “nunca desistimos de sua encomenda” é seguido à risca e todos os meios ao alcance da Companhia são utilizados para cumprir sua missão.

Não infrequentemente, a Companhia contrata aventureiros para escoltar encomendas mais valiosas ou importantes através de paragens perigosas, resgatar itens perdidos em incidentes (como naufrágios ou ataques de monstros) ou roubados por malfeitores. É um bom lugar para aventureiros conseguirem algumas moedas em tempos de vacas magras.

Quando alguém se dirige a uma das unidades da Companhia, o cliente é recebido por um cordial atendente, que oferece o cardápio de serviços, reproduzido a seguir:

Redação de Cartas. Para aqueles que não sabem escrever (ou que querem dar uma bela impressão ao destinatário com um estilo mais rebuscado de escrita), ou mesmo aos que querem traduzir uma mensagem para outro idioma, a Companhia oferece o serviço de jovens calígrafos (às vezes, até de poetas), e de tradutores versados em élfico, anão, pequenino e mesmo em línguas mais difíceis e raras (opções sob consulta), como gnômico e dracônico. Para escrever uma carta ditada, cobra-se 1 PP por folha. Já para a tradução, o custo é de 1 PO por folha.

Envio de Cartas e Encomendas. Para onde houver um posto da Companhia, alguém poderá enviar uma carta ou encomenda. As correspondências são lacradas com cera e recebem a marca da Companhia (uma águia segurando um pergaminho), o que ocorre na presença do remetente, e depois são despachadas junto com as demais encomendas. O preço de envio e prazo de entrega dependem da distância. Para a maioria das grandes cidades, o preço de envio é de 1 PP. Para as encomendas, também são levados em consideração o volume, peso e tipo de material (se, por exemplo, é objeto frágil ou mágico). Nesses casos, o preço é fornecido individualmente pelo atendente, depois de analisar o material.

Envio via Aérea. Para mensagens mais urgentes, águias, pombos ou corvos treinados levam em seus pés mensagens ou pequenos objetos, como chaves e varinhas, chegando ao destino em menos da metade do tempo de uma mensagem comum. Esta modalidade pode possuir maior extravio (vez ou outra uma serpe ou outro monstro alado “almoça” um dos mensageiros), mas geralmente atinge o objetivo. Preço 2 PO.

Envio Mágico. Para entregas instantâneas, existe uma opção cara, presente somente nas lojas das maiores cidades e para clientes exclusivos: a entrega via círculo de teleporte. Após o pagamento, um funcionário da Companhia recolhe a encomenda ou mensagem e se dirige a uma sala especial, no interior do estabelecimento. Lá, aciona um círculo de teleporte, criado por um mago contratado, que o leva instantaneamente para outra unidade, na cidade de destino. Clientes são proibidos de viajar, mesmo que ofereçam boa quantia em troca (houve exceções permitidas para alguns Harpistas em apuros, mas isso é coisa secreta e muito rara). O preço dessa modalidade é de 250 PO.

Agora que você conhece a Companhia Intrépida dos Mensageiros, já sabe como enviar suas cartas e encomendas com relativa segurança. Ao ir em uma de suas lojas, diga que conhece Gilbert Engrenagem Dourada… talvez você ganhe um desconto.


Para ver os outros artigos desta série, clique AQUI.

Para ver os artigos da série Revelando os Reinos, clique AQUI.

Para ver os artigos da série Forjando os Reinos, clique AQUI.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: