O Básico do Bruxo

Por James Haeck
Traduzido por Daniel Bartolomei Vieira
Originalmente publicado em 17 de dezembro de 2018 em https://www.dndbeyond.com/posts/392-warlock-101-a-beginners-guide-to-eldritch-might
Fundo da Imagem Destacada da Wizards of the Coast


O Básico do Bruxo: Um Guia Para o Iniciante ao Poder Místico

“Ah não, esta noite tomarei chá com uma amiga”.

Estava chegando o Meioinverno e a velha tiferina recusava todas as ofertas de hospitalidade que lhe eram oferecidas. Ela não tinha lar e vivia sob pontes ou nos cantos de tavernas generosas. O povo supersticioso de sua pequena vila achavam-na estranha e, portanto, a evitavam, mas muitos a viam como a vovó da vila e faziam o possível para ajudá-la. Um cachecol no inverno, um teto na época chuvosa, um cantil com água no calor do verão. Mas havia noites em que ela recusava toda e qualquer caridade. 

A tiferina com rosto enrugado como pano molhado sentou-se sobre uma colina sob a luz das estrelas de uma noite de Meioinverno, com as distantes luzes da vila piscando ao longe abaixo dela e as luzes da noite estrelada brilhando acima. O vento frio do inverno a envolveu, carregando consigo pequenos flocos de neve. Ela pareceu não se incomodar com as intempéries, mas aqueceu suas mãos contra uma delicada xícara que soltava vapor em direção ao céu sarapintado de estrelas. Ela piscou com seus olhos lacrimejantes e olhou para o céu. Ela ergueu um dedo com garras para apontar para uma das estrelas no céu; uma ao qual estendeu os braços para tocar centenas — milhares — de vezes antes.

Ela parecia brilhar mais que as outras.

Seus dedos desenharam uma linha daquela estrela até outra próxima. Então outra, outra e mais outra até que ela havia traçado uma constelação inteira. Ela suspirou, exalando uma nuvem que se misturou e rodopiou com o vapor de sua xícara de chá, então sentou seus velhos ossos sobre a grama coberta de geada abaixo de si. Ela ficou imóvel e bebericou do chá. Os anos de repetição gravaram o momento deste ritual em sua memória, então ela aguardou e as estrelas brilharam mais.

A tiferina soprou seu chá mais uma vez e uma pequena nuvem de vapor rolou sobre a superfície negra e amarga da bebida. Ela soprou novamente, e mais e mais, até que uma massa rodopiante de vapor prateado cintilante se enrolou e dançou diante de si. A nuvem parecia formar o contorno de uma pessoa, e as estrelas que brilhavam atrás dela pareciam assumir a forma de seus olhos, coluna, braços e pernas, até que uma mulher com ossos e olhos de luz das estrelas e um corpo de brumas estivesse em pé com os braços esticados. A tiferina — a bruxa — sorriu e levantou-se para abraçar sua patrona e sua amada.

“O que disseste a eles?”, perguntou a mulher de estrelas, um sorriso em sua voz etérea.

A bruxa olhou para cima e sorriu. A magia brilhava nos olhos dela e estalou no ar ao seu redor. “Nenhuma mentira. Apenas que eu ia tomar chá com uma amiga”.


Você é um bruxo. Você é um conduíte para o poder de um ser com poderes semelhantes ao de um deus. Você pode usar este dom incrível para o bem ou para o mal. Você pode usá-lo para seus próprios propósitos ou pode viver para servir à incompreensível vontade de seu patrono sobrenatural — ou, mais sombrio ainda, você pode pensar que está perseguindo seus próprios objetivos quando, na verdade, nada mais é do que uma marionete dançando em cordas místicas. Seu pacto pode ser com um Ínfero, como o arquidiabo Asmodeus ou com o lorde demônio Orcus, com uma Arquidafa, como o Rei Oberon ou a misteriosa Rainha do Ar e da Escuridão, ou O Grande Antigo, como o adormecido Cthulhu ou Tharizdun, o Deus Acorrentado. Existem outros patronos de bruxo, espalhados pelo tempo e pelo espaço. No Critical Role, Matthew Mercer apresentou um patrono novo: a cria divina Uk’otoa; considere trabalhar com seu DM para criar o patrono ideal para o seu bruxo!


Para o PDF completo com as estratégias para se jogar com um bruxo nos primeiros níveis, clique AQUI.

Para os outros artigos com as estratégias para se jogar com as outras classes de D&D nos primeiros níveis, clique AQUI.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: