Grande Cronologia dos Reinos – Parte 4

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

Guerra das Três FolhasWar of Three Leaves

-17.100 CV até -16.800 CV

A unificação da Floresta dos SátirosSatyrwood (Thearnytaar, Eiellur e Syorpiir) é frustrada por espiões e assassinos  dos elfos negros Ilythiiri, matando seus líderes e mirando herdeiros opositores, o que levou os três reinos a uma guerra em várias frentes. A influência de Ilythiir não é descoberta durante séculos.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-16.900 CV

Vários Elfos abandonam os reinos da superfície de Eiellur e Syorpiir (onde hoje fica a Floresta ChondalChondalwood e a Terra dos LeõesLand of the Lions) durante a Guerra das Três FolhasWar of Three Leaves (que também incluía Thearnytaar) para se estabelecerem na Bacia SelmalSelmal Basin (perto da Orla de VilhonVilhon Reach) no Mar das Estrelas CadentesSea of Fallen Stars. Esta migração continua por vários milênios.

Acontecimento Referente: aos Elfos e a Seros

-16.800 CV

Fim da Guerra das Três FolhasWar of Three Leaves

Thearnytaar, Eiellur e Syorpiir permanecem reinos separados após o término da Guerra das Três FolhasWar of Three Leaves, embora cada um dos três continue com pequenas disputas entre si e com Ilythiir durante séculos.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -16.000 CV

Os primeiros assentamentos dos Anões aparecem na grande cadeia de montanhas conhecida como o Yehimal, que fica na junção dos três grandes continentes de Faerûn, Kara-Tur e Zakhara. A partir de lá, os primeiros Anões migraram para os três continentes.

Acontecimento Referente: aos Anões

-15.300 CV

O clã élfico Vyshaan ascende ao poder em Aryvandaar sob o comando do Coronal Ivosaar Vyshann.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -15.000 CV

O primeiro grande reino dos Anões de Faerûn fica centrado na grande caverna de Bhaerynden (onde hoje fica a Grande FendaGreat Rift), muito abaixo do Shaar.

Acontecimento Referente: aos Anões

Cerca de -14.700 CV

Os governantes de Aryvandaar começam a tentar diplomatica e pacificamente anexar Miyeritar a seu reino e sob seu controle.

Acontecimento Referente: aos Elfos

A Segunda Época de SerosSecond Epoch of Seros

-14.000 CV até -215 CV

Tempo dos elfos em Seros (o Mar InternoInner Sea). A Segunda Época começa oficialmente com a construção da capital submarina de Aryselmalyr, e termina com 40 anos de guerra entre os elfos marinhos e outras raças submarinas. É também durante esta Época que os primeiros habitantes da terra começaram a exploração das águas (magos de Netheril), a migração inicial dos Shalarin para o Mar InternoInner Sea, e a prisão dos Sahuagin atrás da Muralha Ruína do TubarãoSharksbane Wall.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -14.000 CV

Clãs tribais de bárbaros Humanos vagueiam por Keltormir, escondendo-se e caçando nas grandes florestas e evitando as raças em maioria de Elfos, Gigantes e Dragões.

Acontecimento Referente: aos Humanos

-13.900 CV

Miyeritar torna-se o centro da Arte e da Alta MagiaHigh Magic élfica em Faerûn.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-13.200 CV

Contendas e interferências comerciais se iniciam entre Aryvandaar e Miyeritar.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -12.500 CV

Os Elfos de Aryvandaar descobrem o Salão de NévoasHall of Mists abaixo da Floresta AltaHigh Forest e invocam um Arakhor (a forma anciã de um Ent) para guardar e proteger o local. Ao longo do milênio, esta criatura torna-se conhecida como Árvore AvôGrandfather Tree.

Acontecimento Referente: aos Elfos

As Guerras da CoroaThe Crown Wars

-12.000 CV até -9.000 CV

As Guerras da CoroaThe Crown Wars dos Elfos eclodiram há mais de uma dúzia de milênios, estendendo-se por quase quatro gerações de Elfos. Os dois maiores eventos das Guerras da CoroaCrown Wars que ainda têm impacto são o Desastre SombrioDark Disaster e o Declínio dos DrowDescent of the Drow. O Desastre SombrioDark Disaster destruiu totalmente o reino florestal de Miyeritar, deixando as planícies devastadas no que são agora os Charcos ElevadosHigh Moor. Talvez devido à selvageria das Guerras da CoroaCrown Wars ou a outros fatores há muito tempo perdidos, os elfos negros se tornam corruptos durante esta época, romperam com seus parentes e, depois de muita guerra e crueldade, desceram para baixo da superfície do mundo para se tornarem os elfos das profundezas, também conhecidos como Drow.

Acontecimento Referente: aos Elfos e a Faerûn

A Primeira Guerra da CoroaCrown War

-12.000 CV até -11.300 CV

Ascensão do Império Vyshaantar

Após séculos de diplomacia infrutífera, os impacientes e gananciosos governantes de Aryvandaar atacam Miyeritar e começam a colocar pressão política sobre Shantel Othreier para se juntar a eles ou sofrer o mesmo destino.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-11.900 CV

Anões se estabelecem nas montanhas Picos de FogoFirepeaks.

Acontecimento Referente: aos Anões

-11.800 CV

Miyeritar é militarmente ocupada e anexada por Aryvandaar, embora um número de clãs e fortalezas resistem e continuam a lutar. Muitos elfos de Illefarn, apesar de sua postura oficialmente neutra, fornecem refúgios secretos para refugiados de Miyeritar.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-11.743 CV

Estabelecimento de Coryselmal, a Cidade CoralCoral City, capital de Aryselmalyr em Seros.

Acontecimento Referente: a Seros

A Segunda Guerra da CoroaCrown War

-11.700 CV até -11.200 CV

Uma batalha irrompe novamente em resposta às agressões de Aryvandaar. Ilythiir reage e cruelmente ataca qualquer um que apoie os elfos dourados do norte. Seu vizinho mais próximo, Orishaar, um grande parceiro comercial de Aryvandaar, cai rapidamente perante um ataque surpresa brutal.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-11.700 CV

Dragões incendeiam a porção do Sul de Shantel Othreier (em sua guerra contra os Gigantes), separando o que seria chamado de Floresta WyrmWyrmwood de sua parte maior. Tethir, do povo de Keltormir (que seria chamado Matador de DragõesDragonslayer), mata sozinho dois antigos dragões vermelhos da CordilheiraRidge e salva muitos Elfos de sua própria Keltormir e de Shantel Othreier. A perseverança de Tethir ganha para os Elfos o respeito dos Dragões, que antes os desprezavam e os consideravam um ignóbil gado de duas pernas. Uma porção das florestas Keltormir são nomeadas em homenagem a Tethir.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Clãs Humanos se assentam nas clareiras e prados criados pelos incêndios dos dragões em torno de Keltormir.

Acontecimento Referente: aos Humanos

-11.600 CV

Os Ilythiiri destroem Syorpiir através do fogo, separando aquela região de seus vizinhos aliados e queimando suas casas até o chão.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Voltar para a Parte 3

Seguir para a Parte 5


Referências

BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 13 de janeiro de 2018

    […] Seguir para a Parte 4 […]

  2. 23 de janeiro de 2018

    […] Voltar para a Parte 4 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: