Grande Cronologia dos Reinos – Parte 24

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada da Wizards of the Coast

Cerca de -2.009 CV

A cidade de Espécie é estabelecido em Netheril. Os cidadãos imediatamente utilizam magias de controle climático (para garantir a correta precipitação de chuvas e temperaturas favoráveis) para aumentar a sua produtividade. Os agricultores e pecuaristas dessa comunidade se os maiores produtores de alimentos para o povo Netherese.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.996 CV

Morte de Quatro-Dedos de Netheril.

Quatro-Dedos foi um homem que se considerava um perito em assuntos relacionados ao clima, e viveu ao longo das margens do Mar Estreito, na cidade de Azorrague. Ele evitava irredutivelmente qualquer contato com os demais conjuradores de Netheril, preferindo permanecer em Azorrague e continuar com experimentos climáticos.

Os moradores de Azorrague o consideravam a fonte da oxidação que parecia permear o ar da cidade. Embora os ventos oxidantes de Azorrague estivessem no ar muito antes (e muito depois) da morte de Quatro-Dedos, não ficou muito claro se ele estava ciente da origem de tal fenômeno. Ele parecia desfrutar da situação quando tempestades se aproximavam pelo mar (muitos acreditavam que ele as invocava para a cidade). Durante a maior parte de sua vida, raramente uma dezena se passava sem uma terrível tempestade se aproximando pelo mar.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.994 CV

Morte de Cragh, o “Amigo dos Anões”.

Ele foi o primeiro arquimago da cidade de Orlanorte. Ele também era altamente respeitado entre os anões de Ascore, e tinha visitado o reduto deles com frequência. Ele falava apenas através da língua de sinais, e surpreendentemente, podia conjurar todas, exceto as magias mais poderosas, sem componentes verbais (pois ele ainda precisaria verbalizar para conjurar as magias mais poderosas).

 

Acontecimento Referente: a Netheril, aos Anões

-1.990 CV

Nascimento de Dethed de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.967 CV

Unther e Mulhorand confrontam-se no Rio de Espadas, iniciando a Primeira Guerra Mulhorand-Unther. As tribos Rashemi, Raumviran, Sossrim e Nar são contratadas como mercenários por ambos os lados.

 

Acontecimento Referente: a Mulhorand, a Unther

-1.965 CV

Dethed torna-se um lich com apenas 25 anos de idade. Ele torna-se conhecido como o “Lich da Morte” e passa a maior parte do tempo trancado em seu laboratório no enclave de Ioulaum, Xinlenal. Ele não aceita alunos, preferindo permanecer em isolamento enquanto trabalha em novas magias. Ele cria uma variedade de magias que eram prejudiciais para seres vivos, e ele desfrutava criar armadilhas mágicas que matavam os viventes.

 

Acontecimento Referente: a Netheril


Nascimento de Chever de Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.964 CV

Jarm de Netheril começa a residir em Aurícola. Jarm foi um homem impiedoso usaria veneno ou outros “rápidos e eficientes” meios de se livrar de qualquer concorrência indesejada. Isso incluía arcanistas visitantes que estavam de passagem pela cidade.

Apesar de sua natureza implacável, Jarm lutaria ao lado de muitos defensores da cidade ao longo de inúmeras batalhas contra os Orcs da Floresta Oculta.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.961 CV

Os Reis-Deuses de Mulhorand e Unther entram em um acordo sobre sua fronteira em comum – o Rio de Espadas.

 

Acontecimento Referente: a Mulhorand, a Unther


Jarm de Netheril mata a feiticeira Volhm em um duelo mágico. Jarm estava procurando pela sua magia de relâmpago (a qual Volhm criou). Os estudantes de Volhm tentaram vingar a morte dela, mas foram eliminados um a um conforme tentavam enfrentar Jarm.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.955 CV

Lashia é assassinada por ambiciosos estudantes que apareceram em Ponta da Adaga em uma guerra de rua que durou mais de cinco anos.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.950 CV

Ao lutar contra uma incursão Drow nas florestas a oeste, o Coronal Sakrattars sacrifica-se ao usar uma magia de sangue de dragão, a qual destrói a enorme horda de Drow que ocupava as últimas ruínas de Uvaeren e a Torre Retorcida, apesar de não conseguir destruir a própria torre. O coronal herdeiro escolhido, Sinalt Irithyl, torna-se o terceiro coronal de Cormanthyr.

 

Acontecimento Referente: aos Elfos, aos Drow


Começa a construção da fortaleza dos Anões conhecida como Cidadela Felbarr.

 

Acontecimento Referente: aos Anões. ao Norte, à Fronteira Selvagem

-1.943 CV

O imperador Kujawa morre em um combate contra o dragão celestial T’ien Lung. Anok-Imaskar dissolve-se em vários estados beligerantes, entre eles Ra-Khati, Chu’ta, Mai Yuan e Kao Shan.

 

Acontecimento Referente: a Imaskar, a Kara-Tur

-1.932 CV

O interesse de Quantoul em alterar as coisas (por meio de seus estudos das artes variantes, ou transmutação mágica) o levou a fazer experiências com o mythallar de seu enclave (Jockteleg) em um esforço para permitir a si mesmo e outros arcanistas da cidade a se polimorfarem à vontade. Em vez disso, o que aconteceu foi uma polimorfia em massa, um efeito secundário que mudou para sempre os cidadãos de Jockteleg. Assim que ele completou a sua modificações no mythallar, todos os cidadãos de Jockteleg foram transformados em gigantes da floresta (Voadkyn).

Aterrorizado por sua própria sanidade (e percebendo o perigo de ficar na forma de Voadkyn por muito tempo), Quantoul tenta reverter os efeitos da polimorfia, mas não obtém sucesso. Felizmente, no entanto, o conhecimento e as habilidades dos cidadãos de Jockteleg permanecem intactas, um curioso efeito colateral da magia do mythallar. Obviamente, quando os cidadãos deixam a cidade, eles rapidamente ficam sob a influência dos efeitos nocivos da magia, principalmente perdendo sua personalidade e tornando-se verdadeiros Voadkyn em todos os sentidos.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.931 CV

Os exércitos de Calimshan destroem o Ídolo de Nomog-Gaeya, quebrando a força das tribos Hobgoblin que habitam a região, e quase todos são exterminados em quatro grandes batalhas. A partir de então esta área fica conhecida como o Desfiladeiro do Ídolo Caído.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan

-1.926 CV

Chever de Netheril estabelece a cidade flutuante de Opus, e a inicia com a criação de uma rede de faculdades, universidades e teatros tanto para preservar o conhecimento que havia adquirido, quanto para demonstrar aos cidadãos de Opus a utilidade de tais estruturas sociais.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-1.922 CV até -623 CV

Mulhorand começa contendas com os bárbaros Durpari. Muitas tribos Durpari são exterminadas ou reduzidas a algumas famílias nos séculos seguintes.

 

Acontecimento Referente: a Mulhorand, ao Sul Brilhante

-1.921 CV

Morte de Anglin de Netheril nas Sete, enquanto pesquisava uma nova magia (provisoriamente chamada de portal de Anglin) que falha e o suga através de um misterioso portal.

Anglin foi responsável por muitas das magias de base prismática. Ele estava constantemente preocupado em proteger-se e proteger a cidade contra ataques. Assim, muitas das suas magias lidavam com a vigília contra o perigo (espelho mágico), protegiam-no de ataques (esfera prismática) e dispersavam criaturas atacantes (rajada prismática). Ele era um general muito respeitado pela milícia das Sete.

O arcanista também administrava uma pequena escola nas Sete chamada o Feiticeiro Convocado. Da escola, ele ensinou aqueles que desejavam aprender manipular as nuances de magia, pedindo apenas em troca de que eles servissem na milícia das Sete durante, pelo menos, cinco anos depois de terem terminado o treinamento.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

A Terceira Era de Calimshan

Cerca de -1.900 CV

Calimshan estende seu domínio para o norte até as Montanhas Floco-de-Neve e é composto de quatro reinos separados dentro de seu império: Calimshan (as terras originais de Coramshan e do Império Calim), Mir, Tethyr e Iltkazar.

 

Acontecimento Referente: a Calimshan

Cerca de -1.900 CV

A construção da Cidadela Felbarr é concluída.

 

Acontecimento Referente: aos Anões. ao Norte, à Fronteira Selvagem

Voltar para a Parte 23

Avançar para a Parte 25


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BAKER, R.; FORBECK, M.; REYNOLDS, S. K. Unapproachable East. Wizards of the Coast, 2003.
BENNIE, S. Old Empires. TSR, Inc. 1990.
GREENWOOD, E.; MARTIN, J.; GRUBB, J. Cenário de Campanha de Forgotten Realms 2ª edição, Uma Viagem Pelos Reinos. Abril, 1996.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
REID, T. M. Shining South. Wizards of the Coast, 2004.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: