Antecedentes (DRS)

Toda história tem um começo. Os antecedentes do seu personagem revelam de onde ele veio, como se tornou um aventureiro e qual é o seu lugar no mundo. Seu guerreiro pode ter sido um cavaleiro corajoso ou um soldado experiente. Seu mago pode ter sido um sábio ou um artesão. Seu ladino pode ter começado a vida em uma guilda de ladrões ou pode ter se apresentado como artista de rua.

Escolher um antecedente lhe dá algumas pistas importantes sobre a história e a identidade do seu personagem. A pergunta mais importante a ser feita com relação aos seu antecedente é o que mudou? Por que você parou de exercer seu antecedente e começou a se aventurar? Onde conseguiu dinheiro para comprar seu equipamento inicial, ou, se você possui um antecedente abastado, por que ficou sem dinheiro? Como aprendeu as perícias da sua classe? O que o diferencia das pessoas comuns com quem compartilha seu antecedente?

Os exemplos de antecedentes neste capítulo trazem benefícios concretos (características, proficiências e idiomas) e sugestões de interpretação.

Proficiências

Cada antecedente torna o personagem proficiente em duas perícias.

Além disso, a maioria dos antecedentes torna o personagem proficiente em uma ou mais ferramentas (detalhadas em “Equipamento”).

Se um personagem receber a mesma proficiência de duas fontes diversas, pode escolher uma proficiência diferente do mesmo tipo (perícia ou ferramenta).

Idiomas Adicionais

Alguns antecedentes também permitem que os personagens aprendam idiomas adicionais, além daqueles dados por suas raças. Veja “Idiomas”.

Equipamento

Cada antecedente fornece um kit de equipamentos iniciais. Se você estiver usando a regra opcional para usar moedas na compra de equipamentos, você não receberá o equipamento inicial de seu antecedente.

Características Sugeridas

Todos os antecedentes contêm sugestões de características pessoais. Você pode escolhê-las, pode determiná-las jogando dados ou usá-las como inspiração para características de sua própria criação.

Personalizando um Antecedente

Se você quiser, pode ajustar algumas das características de um antecedente para que se encaixem melhor no seu personagem ou no cenário da campanha. Para personalizar um antecedente, basta substituir uma característica por outra qualquer, escolher duas perícias diferentes e um total de duas proficiências com ferramentas ou idiomas inspiradas em outros antecedentes. Você pode usar tanto o kit de equipamentos do seu antecedente quanto moedas na compra de itens individuais, conforme descrito no capítulo 5 (ao usar moedas, você também não poderá ficar com o kit de equipamentos sugerido para a sua classe). Por fim, escolha dois traços de personalidade, um ideal, um vínculo e um defeito. Se você desejar uma característica não listada que combine com o antecedente desejado, converse com o DM para criá-la.

Acólito


Você dedicou sua vida a servir no templo de uma determinada divindade ou panteão de deuses. Você age como um intermediário entre o reino dos deuses e o mundo mortal, realizando ritos sagrados e oferecendo sacrifícios de modo a conduzir os fiéis à presença do divino. Você não é necessariamente um clérigo — realizar os ritos sagrados não é a mesma coisa que canalizar a energia divina.

Escolha um deus, um panteão ou qualquer outro ser semidivino dentre aqueles listados no apêndice B ou especificados pelo seu DM, e converse com este último para detalhar a natureza do seu serviço religioso. Você era um funcionário menor, criado desde a infância para ajudar os sacerdotes nos ritos sagrados? Ou era o sumo sacerdote que, de repente, despertou diante de um chamado para servir ao seu deus de alguma outra forma? Talvez você tenha sido o líder de um pequeno culto alheio a qualquer estrutura de templo estabelecida, ou mesmo um culto secreto dedicado a um mestre cruel que agora você renega?

Perícias: Intuição e Religião

Idiomas: Dois à sua escolha

Equipamento: Um símbolo sagrado (um presente dado a você quando entrou no sacerdócio), um livro de orações ou uma roda de oração, 5 varetas de incenso, vestimentas, um conjunto de roupas comuns e uma algibeira contendo 15 PO

Característica: Abrigo dos Fiéis

Como um acólito, você recebe o respeito daqueles que partilham de sua fé, e é capaz de conduzir as cerimônias religiosas de sua divindade. Você e seus companheiros de aventuras podem contar com a cura e os cuidados gratuitos de um templo, santuário, outro local ou representante da sua fé, embora precisem fornecer quaisquer componentes materiais necessários para a execução de magias. Aqueles que compartilham da sua religião podem sustentá-lo (mas somente a você) em um estilo de vida modesto.

Você também pode ter laços com algum templo específico dedicado à sua divindade ou panteão, onde pode encontrar abrigo. Este pode ser o mesmo templo onde você costumava servir, caso tenha mantido boas relações ali, ou pode se tratar de outro templo, onde você encontrou um novo lar. Em todo caso, quando estiver próximo do seu templo, você pode pedir a ajuda dos sacerdotes, desde que isso não envolva nenhum perigo e que o mantenha bem relacionado com o templo.

Características Sugeridas

Acólitos são moldados por sua experiência nos templos ou em outras comunidades religiosas. Os estudos que realizam sobre a história e os princípios de sua fé e suas relações com templos, santuários ou hierarquias afetam seu comportamento e seus ideais. Como defeitos, sugere-se certa hipocrisia disfarçada, ideia herética ou algum ideal ou vínculo levados ao extremo.

d8 Traço de Personalidade
1 Eu idolatro um determinado herói da minha fé e me refiro constantemente aos seus exemplos e ações.
2 Eu posso criar uma ponte entre os inimigos mais ferozes, sentir empatia para com eles e sempre trabalhar na busca pela paz.
3 Eu vejo presságios em todos os eventos e ações. Os deuses tentam falar conosco, só precisamos ouvir.
4 Nada pode abalar minha atitude otimista.
5 Eu cito (corretamente ou não) textos sagrados e provérbios em quase todas as situações.
6 Eu sou tolerante (ou intolerante) para com outras religiões, e respeito (ou condeno) a adoração a outros deuses.
7 Eu desfrutava de boa comida, bebida e da alta sociedade na elite do meu templo. A vida dura me irrita.
8 Eu passei tanto tempo no templo que possuo pouca experiência em lidar com as pessoas no mundo exterior.
d6 Ideal
1 Tradição. As antigas tradições de adoração e sacrifício devem ser preservadas e mantidas (Ordeiro).
2 Caridade. Eu sempre tento ajudar aqueles em necessidade, não importa o custo pessoal (Bom).
3 Mudança. Devemos ajudar a trazer as mudanças que os deuses estão constantemente planejando para o mundo (Caótico).
4 Poder. Espero um dia subir até o topo da hierarquia religiosa da minha fé (Ordeiro).
5 Fé. Creio que minha divindade guiará minhas ações. Tenho fé que, se eu me esforçar, tudo vai correr bem (Ordeiro).
6 Aspiração. Procuro provar que sou digno do favor da minha divindade ao orientar minhas ações segundo os seus ensinamentos (Qualquer).
d6 Vínculo
1 Eu seria capaz de morrer para recuperar uma antiga relíquia da minha fé, há muito perdida.
2 Um dia, terei minha vingança contra a hierarquia corrupta do templo, que me declarou herege.
3 Eu devo minha vida ao sacerdote que me acolheu quando meus pais morreram.
4 Tudo o que faço é pelas pessoas comuns.
5 Farei qualquer coisa para proteger o templo onde servi.
6 Eu procuro preservar um texto sagrado que meus inimigos consideram herético e desejam destruir.
d6 Fraqueza
1 Eu julgo os outros de forma dura, e a mim mesmo de modo ainda mais severo.
2 Eu deposito muita confiança naqueles que exercem o poder na hierarquia do meu templo.
3 Minha piedade, por vezes, me leva a confiar cegamente naqueles que professam a fé na minha divindade.
4 Eu sou inflexível no meu modo de pensar.
5 Eu desconfio de estranhos e sempre espero o pior deles.
6 Quando escolho um objetivo, fico obcecado com ele, em detrimento de tudo o mais na minha vida.

Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: