Aventureiros dos Reinos, 3 Anos!

O blog Aventureiros dos Reinos completa 3 anos neste mês e aproveitamos a oportunidade para falar um pouco dele e das iniciativas que já ofereceu à comunidade RPGística brasileira, muitas delas, talvez, você não conheça e, certamente, poderão acrescentar em seu jogo.

Criado 28 de setembro de 2017 (neste dia publicamos a Linha do Tempo de Chult), o Aventureiros dos Reinos tem como foco a criação e tradução de artigos e materiais referentes ao RPG, notadamente do sistema Dungeons & Dragons e seu cenário de campanha Forgotten Realms, pelo qual seus participantes nutrem um especial carinho. 

Nestes 3 anos, a equipe dos Aventureiros tem conseguido a proeza de manter um blog com atualizações regulares, trazendo materiais de criação própria ou traduzidos (sempre observando neste caso, os direitos autorais, já que somos contra a pirataria).Talvez você não conheça nossas publicações mais importantes, então vamos apresentar algumas delas que certamente contribuirão com o seu jogo.

DRS (Documento de Referência do Sistema)

Em um dos seus maiores desafios, a equipe dos Aventureiros em conjunto com seus colaboradores traduziu, com autorização da Wizards of the Coast, as centenas de páginas que fazem parte do conjunto de regras básicas da 5ª edição. Foi a primeira vez que este material foi trazido, de maneira completa, para português. Durante este trabalho, muitos termos criados pela equipe, como “salvaguarda”, “ínfero”, “círculo de magia” e outros, foram absorvidos na tradução oficial dos livros básicos de D&D, que também contou com a equipe dos Aventureiros dos Reinos como tradutores. Este material vem sendo revisado, para refletir as atualizações dos termos com os livros lançados recentemente pela Galápagos Jogos.

Clique na imagem para ser direcionado

Mapa Interativo de Faerûn

Se você joga em Forgotten Realms, esse mapa, totalmente traduzido para português, mostra as cidades e reinos. Você pode, inclusive, calcular as distâncias de um lugar para outro, o que auxilia o Mestre a estimar o tempo de viagem dos aventureiros pelo mundo.

Clique na imagem para ser direcionado

Cartas Weber

O Mestre americano Paul Weber criou várias cartas, que servem como material de apoio nos jogos, simplificando e otimizando as partidas. Cartas de tesouro, de pontos de inspiração, de condições e outras, todas traduzidas pelo blog, estão disponíveis gratuitamente, basta baixar.

Clique na imagem para ser direcionado

Encontros

Se você precisar de um encontro para seus personagens, os Aventureiros traduziram os que são disponibilizados gratuitamente no site do D&D Beyond. São, até agora, 42 encontros dos mais variados níveis e situações, que estão no acervo do blog para qualquer Mestre que necessite improvisar uma situação, seja um encontro de combate, exploração ou interação social. Continuamos publicando, inclusive os publicados mais recentemente.

Clique na imagem para ser direcionado

Aventuras e Módulos de Cenário

Selvas de Chult (AQUI), A Garra do Inverno (AQUI), Segredos de Imaskar (AQUI), a Cor da Ambição (AQUI), Masmorras dos Reinos (AQUI), A Estrada Para Portal de Baldur (AQUI) são exemplos de materiais de qualidade, disponíveis para os RPGistas, tendo como foco o cenário de Forgotten Realms.

Bestiário do Folclore Brasileiro para a 5ª edição de D&D

Em um projeto paralelo, extra Reinos, os Aventureiros estão criando um bestiário com criaturas do folclore brasileiro, adaptadas tanto para as regras e mecânicas da 5ª edição de D&D, quanto para sua cosmologia. Neste projeto, contamos com a ajuda de amigos, parceiros de longa data do RPG. Regularmente temos publicado tais criaturas e pretendemos expandir este “universo”. Acompanhem e aguardem!

Clique na imagem para ser direcionado

Site “Os Últimos Dias de Glória”

“Old, but gold”, o antigo site Os Últimos Dias de Glória encontra-se dentro do blog Aventureiros dos Reinos, com suas centenas de páginas sobre Forgotten Realms, crônicas, matérias, livros e artigos traduzidos e muitos outros materiais de referência.

Clique na imagem para ser direcionado

Essas foram só uma amostra. Existe muito mais nos Aventureiros dos Reinos… mas… e você? Já pensou em ser um dos Aventureiros? Gosta de escrever ou traduzir materiais sobre Forgotten Realms? Tem uma crônica sobre seu grupo de aventureiros? É ilustrador e gostaria de contribuir com sua arte, fazendo parte da equipe em aventuras ou módulos traduzidos ou criados pelos Aventureiros dos Reinos? Então, sinta-se parte do nosso grupo e venha conosco. Assim como os  personagens de seu RPG favorito, juntos podemos fazer coisas incríveis!

Parabéns, Aventureiros dos Reinos, e parabéns a você, nosso leitor! O seu interesse é que nos faz criar! Obrigado!


Quem São os Aventureiros?

Daniel Bartolomei Vieira é biólogo de formação, funcionário público e jogador de RPG. A vida com o RPG começou em 1994, quando jogou D&D pela primeira vez com o primo de um amigo que veio passar as férias vindo de outra cidade. Depois disso houve um hiato até que conheceu novos amigos que tinham o interesse de jogar também. Alguns desses amigos ainda jogam juntos até hoje.

O amor por Forgotten Realms, os Reinos Esquecidos, começou quando em uma viagem até São Paulo capital, visitou a antiga loja Forbidden Planet e lá comprou seu primeiro guia de cenário, ná época AD&D, publicado pela Abril. Desde então deixou de apenas jogar e passou a mestrar. Quando se mudou para Londrina por causa da faculdade, conheceu mais pessoas interessadas em RPG e lá foram muitos grupos jogando e mestrando, agora já na edição 3.X. Foi nessa época que conheceu o site Últimos Dias de Glória e passou a ser um colaborador, traduzindo artigos e adaptando aventuras e suplementos.

Depois disso, uma mudança e o trabalho o afastaram do RPG, e foram longos 5 anos assim. Então, em 2015, com o recém lançamento da 5ª edição, o amor pelo RPG e por Forgotten Realms voltou com tudo e mestrar se tornou novamente algo em evidência. Em 2017, foi um dos fundadores do Aventureiros dos Reinos, blog especializado nos Reinos. Desde então, junto de seus parceiros, criaram é traduziram diversos conteúdos para o cenário e conseguiram uma autorização da Wizards of the Coast para traduzir o SRD (System Reference Document), o núcleo de regras do D&D. Com isso, foram convidados a participar da tradução oficial do três livros de regras (Player’s Handbook: Livro do Jogador, Monster Manual: Livro dos Monstros e Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre), além do Starter Set: Kit Introdutório, para o nosso idioma. Essa é a maior realização para um fã do jogo, algo trilhado ao longo de muitos anos.

E é assim que ele se dedica ao RPG, como algo que faz parte da sua vida e que esteve sempre consigo, nos altos e baixos.

Ricardo Costa é Mestre e jogador de RPG desde o ano 2000, Ricardo Costa foi, junto com seu amigo Ivan Lira, criador do site Os Últimos Dias de Glória, endereço que agregava centenas de páginas focadas no cenário de Forgoten Realms e na campanha de mesmo nome do seu grupo (você pode ver esse lugar pré- histórico clicando aqui) e que contava com diversos colaboradores. O site se manteve ativo de 2004 a 2010.

Depois de um curto tempo afastado do RPG, após o termino da campanha (que durou 16 anos!), foi convidado a ingressar nos Aventureiros dos Reinos e assim o fez.

Desde então, colaborou com criação de artigos, crônicas, tradução e revisão de materiais escritos e de mapas. Em 2018, embarcou em uma grande aventura com seus companheiros de blog: a tradução do Documento de Referência do Sistema da 5a. Edição (o compêndio de regras de licença aberta da Wizards of The Coast). Esta longa iniciativa, concluída no final de Dezembro, trouxe, finalmente, para o público brasileiro, uma versão em português completa deste material e definiu muitos dos termos que foram usados posteriormente na tradução oficial como, por exemplo, “salvaguarda” e “ínfero”.

Este trabalho abriu a oportunidade para o maior desafio de todos: a tradução de material oficial, como volumes da série “Aventuras para a Quinta Edição”, da Editora Sagen, e a participação na tradução dos livros básicos de Dungeons and Dragons 5 ed., pela Galápagos Jogos, projeto que lhe forneceu o maior de todos os aprendizados no RPG.

Hoje Ricardo segue nos Aventureiros dos Reinos, participando na criação de materiais para os RPGistas, utilizando a sua criatividade no intuito de tornar nosso hobby uma experiência cada vez melhor para todos.

Olá! Eu sou o Sandro Albertini. Conheci o RPG no começo dos anos noventa através da saudosa Dragão Brasil. Mesmo sem entender direito do que se tratava, passei a comprar a revista mensalmente e juntar as peças desse quebra-cabeça. Em 1995, tive a oportunidade de participar de um encontro de RPG e, na audácia da adolescência, já me considerei apto a mestrar.

Meu primeiro RPG foi o D&D da Grow, obtido através de um rolo em uma coleção de Spellfire. Mestrei para uns então desconhecidos, hoje, velhos amigos. Fomos descobrindo o RPG aos poucos e preenchendo as lacunas com esparadrapo e inventividade.

O tempo foi passando e o acesso a novos jogos se tornou mais fácil, AD&D, GURPS, Storyteller… Mais tarde me tornei professor de idiomas e passei a explorar o RPG como ferramenta de ensino, em uma época em que essas possibilidades ainda não eram discutidas no Brasil. Muitas portas me foram abertas através desse hobby, algumas dessas portas me levaram para dentro de mim mesmo e outras para perto de pessoas que me são valiosas.

Acredito que seja a conjunção de todas essas portas que trouxe pra dentro dos Aventureiros, onde posso contribuir com minhas perícias linguísticas e talento para encontrar defeito em tudo. Graças aos Aventureiros, à Galápagos, à Dragão Brasil, ao D&D da Grow e a cada porta transposta, tive a honra de participar da localização da quinta edição no Brasil, algo que me parecia fechamento de um ciclo mas que posso ver agora como o início de outro. E que as portas estejam todas abertas:

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. João Victor disse:

    Admiro muito o trabalho de vocês, é de grande ajuda para jogadores e mestres, principalmente os iniciantes como eu, espero que vocês continuem com esse trabalho incrível por muito tempo

    • Daniel Bart disse:

      Salve, João Victor!

      Agradecemos muito os elogios, isso certamente nos deixa mais motivados a continuar a traduzir materiais e a criar conteúdo, mais e mais. Por falar nisso, estamos trabalhando em dois materiais para serem publicados a médio prazo. Continue nos acompanhando e chame a mesa toda para seguir os Aventureiros dos Reinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: