Os Magos Vermelhos e Seus Enclaves

por Daniel Bartolomei Vieira
Imagens da Wizards of the Coast


Os Magos Vermelhos, antigamente conhecidos como Magos Vermelhos de Thay (antes do golpe dado por Szass Tam para assumir o poder), é uma organização totalmente composta por magos. A ascensão ao poder deste grupo composto por conjuradores notáveis e nefastos começou nas terras inóspitas e pouco habitadas da nação de Thay, no leste de Faerûn.

Escravistas, demonologistas e especialista em experimentos mágicos, os Magos Vermelhos são bastante temidos na maioria das terras do continente. Eles estão constantemente tramando para derrubar uma de suas nações vizinhas, Rashemen, mas sua tentativas são sempre frustradas pelas igualmente famosas Bruxas de Rashemen; Aglarond, onde visam atacar a Simbul, uma das Sete Irmãs; e Mulhorand, as terras de onde originalmente veio o povo de Thay.

Os líderes dos Magos Vermelhos, bem como da nação de Thay, são os oito zulkires, cada um seguidor de uma escola de magia. O líder entre estes zulkires e entre todos os Magos Vermelhos está Szass Tam, um poderoso arquimago e temido lich. Ele também é o governante de Thay e inimigo e carrasco eterno dos Magos Vermelhos que desertaram e escaparam dele. Desde que Szass Tam assumiu o poder, os Magos Vermelhos mudaram muito, transformando-se de uma desorganizada corrente de comerciantes de escravos em uma rede especializada na procura de itens mágicos.

Os Magos Vermelhos, no auge de suas forças, são inimigos de muitos grupos de Toril, recebendo auxílio de demônios, diabos e dos drow. Entre aqueles que se opõem a eles estão as já citadas Bruxas de Rashemen, as Sete Irmãs e seus aliados, os Harpistas e até mesmo os Zhentarim, que odeiam estes magos por invadir seus territórios.

Após mais uma falha em tentar invadir Rashemen em 1.357 CV, os Magos Vermelhos começaram a considerar se infiltrar em outras nações de Faerûn de forma legítima – através de enclaves, onde eles abertamente vendiam itens mágicos e, em segredo, traficavam entorpecentes, magias sórdidas e escravos. Através desses enclaves, eles esperavam ter suas próprias fortalezas e acabar se infiltrando politicamente em alguns locais, o que faria deles indispensáveis e poderosos, e que os levaria invariavelmente à dominação do mundo.

Apesar de uma desconfiança geral e do fato de muitos desgostarem dos Magos Vermelhos, eles conseguiram expandir seu poder em quase qualquer canto dos Reinos, levantando seus enclaves, como haviam planejado, em aldeias e até mesmo em cidades onde a escravidão era totalmente banida. De lá, eles administravam um negócio lucrativo no comércio de itens mágicos, magias e artefatos, tornando-se praticamente indispensáveis para muitos de seus clientes, e assim conseguiram expandir sua esfera de influência e poder.

Contudo, depois disso, o golpe perpetrado por Szass Tam para elevá-lo ao poder como regente de Thay levou a uma guerra civil entre ele e os outros zulkires para se ter o controle da nação. Para derrotar os outros zulkires, Szass Tam fez uso da Praga Mágica para devastar as terras, pondo fim na guerra civil através de um desastre ainda maior. O zulkires rebeldes foram expulsos de Thay, bem como seus seguidores. Entretanto, as nefastas tramas dos Magos Vermelhos voltaram para assombrá-los, pois muitos dos inimigos da ordem aproveitaram a oportunidade para incitar um levante que atacou muitos dos enclaves que os Magos Vermelhos haviam construído pelo mundo.

O golpe final contra os Magos Vermelhos veio quando os zulkires restantes, décadas depois, interromperam o plano de Szass Tam de se tornar um poder divino, e conseguiram evitar que o ritual para o ato fosse concluído. Essa tentativa lhes custou suas vidas, mas provavelmente salvou Faerûn de uma ameaça inimaginável, talvez uma das maiores que já enfrentou, e a despertou para o fato de impedir que Szass Tam tentasse realizar o ritual novamente – a menos, obviamente, que fosse realizado em território thayano. Contudo, para os Magos Vermelhos, a morte dos zulkires colocou um fim naquilo que a organização havia sido e abriu espaço para uma nova ordem.

No fim, os enclaves acabaram virando o lar dos Magos Vermelhos. O que antes era uma fachada para um propósito maior, ou seja, a concentração de lucro através da venda de itens mágicos e escravos, acabou tornando-se um fato, já que os objetivos dos Magos Vermelhos mudaram totalmente.

Já no ano de 1.479 CV, poucos indivíduos associavam o nome “Mago Vermelhos” a Thay, mas em vez disso, agora associavam a uma confederação dispersa de arcanos mercadores, e quem acreditava que eles eram mais do que isso, estava realmente enganado.

Diversas tradições dos antigos Magos Vermelhos se perderam com essa transformação, e nem todos os Magos Vermelhos de hoje seguem mais a tradição mulani de raspar a cabeça e tatuar o corpo como a antiga organização fazia. Nem todos. A maioria dos Magos Vermelhos, hoje, é apenas de magos, mas nem todos o são, pois o título de Mago Vermelho normalmente é herdado dos pais para os filhos, exceto nos casos de adoção ou segundos casamentos. Antes, os Magos Vermelhos eram recrutados entre os magos mais talentosos.

Hoje os enclaves dos Magos Vermelhos são administrados, essencialmente, por conta própria, alguns por um único indivíduo com maior caráter empreendedor, intitulado khazrk, outros por um pequeno conselho de magos. A maioria desses enclaves pode ser encontrado nas terras que contornam o Mar das Estrelas Cadentes, e as nações onde Magos Vermelhos podem ser encontrados, quase que certamente possuem um enclave dentro de alguma cidade importante, normalmente uma capital.


Para complementar este artigo, o Aventureiros dos Reinos traduziu e adaptou para as regras da 5ª edição uma aventura lançada junto do Cenário de Campanha dos Reinos Esquecidos da 3ª edição, A Cor da Ambição. Esta aventura curta apresenta um enclave dos Magos Vermelhos e um pouco do seu funcionamento, que você pode encaixar em sua campanha, ou narrar de modo independente.

Junto da aventura (em PDF), que já conta com estatísticas para os PNJs, segue também alguns mapas. São eles:

  • 1 mapa do enclave durante o dia, em PDF para impressão e uso em mesa;
  • 1 mapa do enclave durante a noite, em PDF, para impressão e uso em mesa;
  • 1 mapa do enclave para o DM, com legendas, em PNG;
  • 1 mapa do enclave durante o dia, em PNG para uso em mesa virtual;
  • 1 mapa do enclave durante a noite, em PNG, para uso em mesa virtual.

Para baixar A Cor da Ambição e os mapas, em formato ZIP, clique no símbolo dos Magos Vermelhos, abaixo:

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Referências

CORDELL, B. R. Rose Keep: A Red Wizards Enclave. Dragon Magazine nº 366. Wizards of the Coast, 2008.

CORDELL, B. R.; GREENWOOD, E.; SIMS, C. Forgotten Realms Campaign Guide. Wizards of the Coast, 2008.

GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Reams Campaing Setting. Wizards of the Coast, 2001.

REYNOLDS, S. K.; CARL, J. Lords of Darkness. Wizards of the Coast, 2001.


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5 Resultados

  1. João Victor disse:

    Não estou conseguindo baixar, aparece que não tenho acesso ao documento

  2. Userino disse:

    Pessoal, não está sendo possível baixar a aventura (está requerindo login por uma conta google e uma vez logado é exibido que você não tem acesso)

  3. Augusto L Ballalai disse:

    Excelente artigo! Digno de um estudioso dos Reinos! Parabéns!

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