Armaduras (DRS)

Os mundos de D&D são verdadeiros caldeirões onde se misturam muitas culturas diferentes, cada uma com seu próprio nível de tecnologia. Por esta razão, os aventureiros têm acesso a uma enorme variedade de tipos de armadura, que variam desde as armaduras de couro até as cotas de malha e as armaduras de placas, com muitos outros tipos entre elas. A tabela Armaduras reúne os tipos mais comuns encontrados durante aventuras, separados em três categorias: armaduras leves, armaduras médias e armaduras pesadas. Além disso, muitos combatentes complementam suas armaduras com o uso de um escudo.

A tabela de Armaduras traz ainda o custo, o peso e outras propriedades dos tipos mais comuns de armaduras e escudos usados nos mundos de D&D.

Proficiência com Armadura. Qualquer pessoa pode vestir um conjunto de armadura ou amarrar um escudo ao seu braço. Entretanto, somente aqueles que são proficientes no uso de uma armadura sabem como usá-la efetivamente. Sua classe torna-o proficiente com determinados tipos de armadura. Enquanto usa uma armadura com a qual não seja proficiente, você recebe desvantagem em qualquer teste de atributo, salvaguarda ou jogada de ataque que envolva Força ou Destreza, não sendo capaz também de conjurar magias.

Classe de Armadura (CA). Uma armadura serve para proteger seu usuário de ataques. A armadura e o escudo que você usa determinam sua Classe de Armadura básica.

Peso da Armadura. Uma armadura pesada interfere na capacidade do usuário se mover com rapidez, furtividade e liberdade. Essa armadura subtrai 3 metros do deslocamento do seu usuário, a não ser que ele tenha um valor de Força igual ou superior ao valor indicado na coluna Força, na tabela Armaduras.

Furtividade. Se a tabela de Armaduras mostrar “Desvantagem” na coluna Furtividade, o seu usuário tem desvantagem nos testes de Destreza (Furtividade).

Escudos. Um escudo pode ser feito de madeira ou metal e pode ser carregado em uma das mãos. Empunhar um escudo aumenta sua Classe de Armadura em 2. Você só recebe este benefício por um único escudo empunhado.

Armaduras Leves


Feita de materiais macios e finos, a armadura leve é vantajosa para os aventureiros mais ágeis, já que oferece alguma proteção sem sacrificar a sua mobilidade. Se você usa uma armadura leve, adicione seu modificador de Destreza ao número base do seu tipo de armadura para determinar sua CA.

Acolchoada. Uma armadura acolchoada consiste em camadas estofadas de tecido e forro.

Couro. Os protetores de peitoral e ombros desta armadura são feitos de peças de couro que foram reforçadas ao serem curtidas em óleo. O restante da armadura é feito de materiais mais macios e flexíveis.

Couro Batido. Feita de um couro mais rígido, porém flexível, reforçado com rebites próximos uns dos outros ou com cravos.

Armaduras Médias


A armadura média oferece mais proteção do que a armadura leve, porém, em compensação, limita mais os seus movimentos. Caso use uma armadura média, adicione seu modificador de Destreza (até o limite de +2) ao número base do seu tipo de armadura para determinar sua CA.

Gibão de Peles. Esta armadura rústica consiste em peles e couros grossos. Geralmente é usada por tribos bárbaras, humanoides malignos e outros povos que não têm acesso às ferramentas e materiais necessários para a criação de armaduras melhores.

Cota de Malha Parcial. Feita de anéis de metal interligados, é basicamente um camisão de malha usado entre camadas de tecido ou couro. Esta armadura oferece uma proteção limitada para a parte superior do corpo e permite que o som dos anéis se esfregando uns contra os outros seja abafado pelas camadas exteriores.

Lórica de Escamas. Esta armadura é composta por um casaco e perneiras (e, talvez, por um saiote) feitos de couro   e cobertos com camadas sobrepostas de peças de metal que lembram as escamas de um peixe. O traje inclui manoplas.

Couraça Peitoral. Esta armadura é composta por um pedaço de metal revestido de couro que se ajusta ao peito. Embora deixe as pernas e braços relativamente desprotegidos, esta armadura fornece boa proteção para os órgãos vitais do usuário, deixando-o relativamente com pouca carga.

Placas Parcial. Esta armadura consiste em placas de metal moldadas que cobrem a maior parte do corpo do usuário. Ela não inclui proteção para as pernas a não ser por tornozeleiras simples, presas com tiras de couro.

Armaduras Pesadas


De todas as categorias de armadura, a armadura pesada é a que oferece a maior proteção. Estes trajes reforçados cobrem todo o corpo e são projetados para deter uma ampla gama de ataques. Apenas guerreiros treinados são capazes de lidar bem com seu peso e volume.

Uma armadura pesada não permite que você adicione o seu modificador de Destreza à sua Classe de Armadura e não o penaliza se o seu modificador de Destreza for negativo.

Cota de Anéis. Trata-se de uma armadura de couro com anéis pesados costurados em toda a sua extensão. Os anéis ajudam a reforçar a armadura contra golpes de espadas e machado. A cota de anéis é inferior à cota de malha, em geral sendo usada apenas por aqueles que não podem comprar uma armadura melhor.

Armaduras

Nome Custo Classe da Armadura (CA) Força Furtividade Peso
Armaduras Leves
Acolchoada 5 PO 11 + modificador de Des Desvantagem 4 kg
Couro 10 PO 11 + modificador de Des 5 kg
Couro Batido 45 PO 12 + modificador de Des 7 kg
Armaduras Médias
Gibão de Peles 10 PO 12 + modificador de Des (máx 2) 6 kg
Cota de Malha Parcial 50 PO 13 + modificador de Des (máx 2) 10 kg
Lórica de Escamas 50 PO 14 + modificador de Des (máx 2) Desvantagem 22 kg
Couraça Peitoral 400 PO 14 + modificador de Des (máx 2) 10 kg
Placas Parcial 750 PO 15 + modificador de Des (máx 2) Desvantagem 20 kg
Armaduras Pesadas
Cota de Anéis 30 PO 14 Desvantagem 20 kg
Cota de Malha 75 PO 16 13 Desvantagem 27 kg
Cota de Talas 200 PO 17 15 Desvantagem 30 kg
Placas 1.500 PO 18 15 Desvantagem 32 kg
Escudos
Escudo 10 PO +2 3 kg

Cota de Malha. Feita de anéis de metal interligados, a cota de malha inclui uma camada de tecido acolchoado usada sob a cota para evitar o atrito e amortecer o impacto dos golpes. O traje inclui manoplas.

Cota de Talas. Esta armadura é feita de finas tiras verticais de metal, rebitadas em um revestimento protetor de couro que, por sua vez, fica sobre um enchimento de tecido. Uma cota de malha flexível protege as articulações.

Placas. Esta armadura consiste em placas de metal moldadas e conectadas de modo a cobrir todo o corpo do usuário. O conjunto de placas inclui manoplas, pesadas botas de couro, um elmo com visor e espessas camadas de enchimento por baixo da armadura. Cintas e fivelas ajudam a distribuir o seu peso pelo corpo. 

Entrando e Saindo de uma Armadura


O tempo que alguém leva para vestir ou despir uma armadura depende da categoria desta.

Vestir. Este é o tempo que se leva para colocar a armadura. Você só se beneficia da CA da armadura se dispor do tempo completo para vesti-la.

Despir. Este é o tempo que se leva para retirar a armadura. Caso tenha ajuda, reduza este tempo pela metade.

Vestindo e Despindo uma Armadura

Categoria Vestir Despir
Armadura Leve 1 minuto 1 minuto
Armadura Média 5 minutos 1 minuto
Armadura Pesada 10 minutos 5 minutos
Escudo 1 ação 1 ação

Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: