Cunhagem e Tesouro (DRS)

Cunhagem


As moedas de troca mais utilizadas recebem denominações diferentes, de acordo com o valor do metal que as compõe. As três moedas mais comuns são denominadas: peças de ouro (PO), peças de prata (PP) e peças de cobre (PC).

Com uma peça de ouro, um personagem consegue comprar um saco de dormir, 15 metros de corda de boa qualidade ou uma cabra. Um artesão hábil (mas não excepcional) pode ganhar uma peça de ouro por dia. Na verdade, a peça de ouro é a unidade padrão de medida de riqueza, mesmo que não se use fisicamente nenhuma moeda durante uma transação. Quando os comerciantes fecham negócios envolvendo bens ou serviços no valor de centenas ou milhares de peças de ouro, essas transações geralmente não envolvem a troca de moedas físicas. A peça de ouro serve apenas como um padrão de valor, e os pagamentos podem ser feitos em barras de ouro, em cartas de crédito ou em bens valiosos.

Em termos de troca, uma peça de ouro vale dez peças de prata, que é a moeda mais comum entre os plebeus. Uma peça de prata paga meio dia de serviço de um trabalhador, um frasco de óleo para tochas ou uma noite de descanso em uma estalagem humilde.

Por sua vez, uma peça de prata vale dez peças de cobre, que são as moedas que mais circulam entre os trabalhadores braçais ou os mendigos. Uma peça de cobre compra uma vela, uma tocha ou um pedaço de giz.

Além disso, moedas mais raras, feitas de outros metais preciosos, volta e meia aparecem no meio de grandes tesouros. A peça de electro (PE) e a peça de platina (PL) são originárias de antigos impérios caídos ou reinos perdidos e muitas vezes despertam suspeita e ceticismo quando usadas em transações. Mesmo assim, uma peça de electro vale cinco peças de prata e uma peça de platina vale dez peças de ouro.

Independentemente do metal usado para cunhá-la, uma moeda padrão pesa cerca de 10 gramas. Logo, cem moedas pesam um quilo.

Câmbio Padrão

Moeda PC PP PE PO PL
Cobre (PC) 1 1/10 1/50 1/100 1/1.000
Prata (PP) 10 1 1/5 1/10 1/100
Elektro (PE) 50 5 1 1/2 1/20
Ouro (PO) 100 10 2 1 1/10
Platina (PL) 1.000 100 20 10 1

Vendendo Tesouros


Não faltam oportunidades para se encontrarem tesouros, equipamentos, armas, armaduras e muitos outros itens de valor nas masmorras que você explora. Normalmente, é possível vender seus tesouros e bugigangas sempre que você chega a uma cidade ou povoado, desde que consiga encontrar compradores ou comerciantes interessados.

Armas, Armaduras e Outros Equipamentos. Como regra geral, armas, armaduras e outros equipamentos em boas condições são cotados em metade do seu valor quando revendidos. Armas e armaduras utilizadas por monstros raramente estão em condições aceitáveis para serem revendidas.

Itens Mágicos. Vender itens mágicos é um pouco mais complicado. Encontrar alguém que compre uma poção ou um pergaminho mágico não é muito difícil, mas outros itens estão acima do poder aquisitivo da maioria das pessoas, a não ser pelos nobres mais abastados. Da mesma forma, a não ser por alguns itens mágicos mais comuns, não se costuma encontrar pergaminhos ou itens mágicos à venda. O valor da magia ultrapassa em muito o valor do ouro, e ela sempre deve ser tratada dessa forma.

Gemas, Joias e Objetos de Arte. Estes são itens que conservam seu valor integral de mercado e você pode trocá-los por moedas ou usá-los como meio de troca em outras transações. Para tesouros excepcionalmente valiosos, o DM pode exigir que você encontre primeiro um comprador em uma cidade ou numa grande capital.

Bens de Troca e Outros. Nas terra de fronteira, muita gente faz seus negócios no dia a dia por meio da permuta ou do escambo. Assim como joias e objetos de arte, os bens de troca — barras de ferro, sacos de sal, cabeças de gado e assim por diante — mantêm seu valor integral de mercado e podem ser usados como moeda.


Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: