Grande Cronologia dos Reinos – Parte 19
Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood
-2.811 CVNeste momento, existe um total de 13 cidades flutuantes Netherese (Enclaves).
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.809 CVOs Eshowe, os Tabaxi e as tribos Thinguth, bem como vários outras tribos que aceitaram a mensagem de Ubtao, seguem os Couatls em uma grande peregrinação através dos mares até as Selvas de Chult. As tribos desembarcam na costa selvagem e marcham para o interior da Peninsula de Chult até os Picos da Chama, onde o Avatar de Ubtao os recepciona.
Acontecimento Referente: a Chult Tribos Humanas das selvas orientais (Selvas Mhair) há muito tempo escravizadas, conhecidas como os Lapal, rebelam-se contra seus mestres serpentinos (os Yuan-ti).
Acontecimento Referente: a Lapaliiya As selvas centrais das bacias Sanrach e Thindol são assentadas pela tribo Thingulth.
Acontecimento Referente: a Thindol |
-2.791 CVMorte de Halavar de Netheril.
Ele era um arcanista bem conhecido e adorado na comunidade de Palma. Ele passou muito tempo entretendo crianças e jovens, manipulando um teatro de marionetes e comédia. Os temas básicos para suas produções eram tragédias baseadas em heroicos guerreiros Netherese, críticas de estilos de vida Netherese e sátiras de figuras públicas e arquimagos. Esta terceira forma de entretenimento, no entanto, constantemente o colocou em problemas com a burocracia.
Sua maior criação, no entanto, veio quando inventou o pantógrafo universal de Halavar. Este dispositivo duplicava qualquer item não-mágico colocado nele. Embora ele só funcionasse uma vez por dia, o item poderia reproduzir qualquer coisa – até mesmo matéria viva. Quando o fato de que o dispositivo poderia clonar crianças e jovens, criando uma duplicata exata (até mesmo a personalidade), os seguidores de Selûne e Tyche levantaram-se contra a cidade de Palma, a fim de linchar o criativo arcanista. Ele imediatamente deixou sua cidade e foi impiedosamente morto por bandidos que queriam o dispositivo. O dispositivo nunca foi encontrado novamente, mas teoriza-se que seu paradeiro deve ser algum lugar a oeste de Netheril.
*Este acontecimento entra em conflito com a data da criação de Palma em -2.642 CV (veja adiante).
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.785 CVA cidade de Imbrue é construída nas margens do Curso d’Água em Netheril. A cidade é o lar de fazendeiros, rancheiros, pescadores e daqueles que colocaram sua fé no acaso. Infelizmente, a maior parte do tempo a sorte não era tão gentil para aqueles que dependiam da terra para o seu sustento.
Acontecimento Referente: a Netheril |
Cerca de -2.770 CVO Rei Connar IV de Ammarindar vence muitas das criaturas que devastaram Sharrven, incluindo o ancião vermelho Rithaerosurffel, conhecido como a Ruína de Sharrven.
Acontecimento Referente: à Fronteira Selvagem, à Floresta Alta |
-2.770 CVO Massacre de Sharrven
O reino élfico de Sharrven é dividido e cai devido a uma explosão na população de monstros dentro do sul da Floresta Alta, crescimento este projetado pelos Fey’ri de Siluvanede. Os sobreviventes fogem para Eaerlann e Evereska, e o reino fica esvaziado, exceto por alguns assentamentos e postos avançado (embora o sul da floresta mantenha o nome “Sharrven” até a era moderna). Embora as provas sejam muito superficiais, os paranoicos Elfos de Siluvanede rapidamente culpam os ambiciosos magos de Netheril, e juram matar qualquer mago Netherese que se vague pelo leste de seu reino na Floresta Alta.
Acontecimento Referente: à Fronteira Selvagem, à Floresta Alta |
A Era de Prata de Netheril-2.758 CV até -2.208 CVDekanter, um minerador Netherese, descobre um enorme filão de ouro, ferro, mercúrio, prata e platina. Esta mina (as Minas de Dekanter) sustentam Netheril com riqueza mineral por mais de 1.000 anos. Assim começa a Era de Prata de Netheril.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.758 CVO governo de Netheril evolui para um conselho chamado Altos Magos de Netheril, que inclui os principais arcanistas da Baixa e Alta Netheril.
Com as Minas de Dekanter produzindo grandes quantidades de riqueza mineral, a importância de Orlanorte rapidamente diminui. Embora ainda seja um porto importante ao longo do Mar Estreito, a proeminência das cidades flutuantes é agora primordial para a sobrevivência de Netheril (ou assim parecia na época).
Orlanorte torna-se um lar para criminosos comuns, um campo de testes para feitiços novos e cada vez mais perigosos, e um posto avançado para o comércio com as tribos Rengarth.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.745 CVUm grande templo para Tyche é completado em Imbrue, e o edifício religioso rapidamente se torna um atrativo para outros fiéis de Tyche que fazem peregrinação até o local. Isto permite que a cidade estabeleça algumas ruas cheias de tavernas, casas de jogo, estalagens e mais do que algumas prisões. Todos lucravam muito bem.
O próprio templo é pouco mais do que uma enorme casa de jogo durante a maioria do tempo, sendo limpa rapidamente para atender um serviço religioso ou dois. A Casa de Tyche promovia mesas de jogos de cartas (com cartões feitos de marfim, osso e outros materiais duráveis – e difíceis de esconder), roleta, ossos e outros jogos de azar. O jogo era a única fonte de renda da igreja, já que o dízimo não parecia estar alinhado com a fé de Tyche; tinha de haver algum risco.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.722 CVA cidade de Arisome em Netheril é estabelecida perto do Ribeirão Kraal.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.716 CVA cidade Netherese de Anel Ártico é estabelecida. A cidade é creditada por ser a comunidade Netherese mais setentrional, mas somente 100 pessoas viviam lá. Alguns alegaram que não era uma cidade verdadeira, uma vez que era apenas um posto avançado para a milícia Netherese manter uma vigia acirrada sobre a tundra Rengarth, bem como para permanecer alerta para qualquer grande força de Orcs ou outros goblinoides.
Acontecimento Referente: a Netheril |
Cerca de -2.709 CVHomens lagarto começam a viver no Pântano da Simplicidade em Netheril.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.686 CVO maior e mais influente templo dedicado a Moander é construído em um vale secreto nas cabeceiras d’O Varíola, no fundo da porção sul dos Passos de Moander, durante a primavera. Estes são os montes que sofreram sob os pés do deus durante a era anterior, quando os dragões governaram Toril. Os seguidores de Moander acreditavam que o seu deus pôs os pés aqui, a fim de trazer o poder das Raças Criadoras a um fim. Ao envenenar sua água e comida, Moander, juntamente com as divindades dos Dragões, fez com que essas criaturas caídas morressem, embora não seja certo se todas as criaturas morreram aqui em Toril, ou se elas simplesmente se mudaram para outro lugar no multiverso.
O edifício tem a forma da lateral de uma lágrima, com o ponta virada para o leste, e todo pavimentado em um éter preto que absorvia toda a luz. Nenhuma arma ou magia poderia prejudicar os edifícios, e nenhum dispositivo de tranca ou armadilha poderia afetar as portas ou janelas. Dentro deste templo profano, três déspotas lideraram um grupo de 40 clérigos. Estes sacerdotes ministravam e orientavam mais de 1.000 seguidores Humanos e não-humanos. Os fiéis eram conhecidos por seguir cada decreto e regra à risca, como zumbis.
O enclave de Charco levita sobre Curso d’Água e sobre o Pântano da Simplicidade neste ano. As ruas da cidade são banhadas por chuvas constantes e cobertas por um musgo escorregadio, e os edifícios estão sempre mofados. O arquimago que controla a cidade flutuante é extremamente secreto, e nem mesmo os outros arquimagos sabiam quem ele era. Alguns pensavam que ele era um Homem lagarto xamã do Pântano da Simplicidade que estava lentamente drenando os recursos da cidade e dando-o aos seus associados de viviam lá no chão. Outros acreditavam que ele era um vampiro cuja pele nunca poderia tocar a luz do dia, alimentando-se de qualquer coisa que se aproximasse de Charco vinda do chão, incluindo os Homens lagarto vivendo no pântano.
A bordo desta cidadela voadora há um templo dedicado ao deus Targus (Garagos). O arquimago forçava seu exército a seguir Targus, que pregava a orientação e a luxúria da batalha sanguinária. Se dizia que os guerreiros mais ferozes vinham de Charco, e os seguintes eram os bárbaros, bem distantes em segundo lugar.
O templo, construído para se parecer com um enorme elmo com dois machados, que lembravam sutilmente ossos cruzados, acima de seu telhado metálico. O edifício possuía seis andares, permitindo que aqueles lá dentro olhassem para o seu ímpar exterior. Os primeiros cinco andares eram dedicados à prática de habilidades com armas. Arcanistas e sacerdotes não eram permitidos na escola, já que tiveram um ensinamento mais mística do que bélico.
Quanto mais alto no edifício alguém subia, mais poderoso e hábil se tornava. O primeiro andar ensinava guerreiros de 1º a 6º níveis; o segundo preparava aqueles de 7º ao 12º níveis; o terceiro andar educava os do de 13º ao 18º níveis; o quarto treinava os de 19º a 24º níveis; o quinto andar orientava aqueles de 25º nível e acima. O sexto andar do edifício abrigava 66 sacerdotes e sub-sacerdotes que ensinavam e faziam lavagem cerebral nos seguidores no serviço a Targus. Eles eram muito eficazes, mas não pareciam converter todos dentro de Charco para a Irmandade do Sangue.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.680 CVCongenio Ioun muda os nomes de seus itens mágicos (seixos de Congenio) para pedras de Ioun.
Acontecimento Referente: a Netheril |
-2.650 CVA cidade portuária Imaskari de Bhaluin é fundada.
Acontecimento Referente: a Imaskar |
-2.646 CVSe os anões de Delzoun encontraram um filão de metais preciosos ou se apenas decidiram aumentar o comércio, é desconhecido, mas Orlanorte em Netheril é praticamente enterrada abaixo de carregamento após carregamento de ouro, prata, platina e bronze. A população dobra, apesar de um inverno mortal que vê os moradores lutando contra tribos Orc que estavam morrendo de fome nas terras ancestrais dos Rengarth.
Acontecimento Referente: aos Anões, a Netheril |
-2.642 CVEstabelecimento do reino dos Anões árticos de Dareth nas montanhas ao norte de Rashemen sob a regência do Rei Orloebar Barba Nevada.
Acontecimento Referente: aos Anões |
Voltar para a Parte 18
Avançar para a Parte 20
Referências
BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms.Wizards of the Coast, 2007.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.