Força Fantasmagórica e Assassino Fantasmagórico

Por James Haeck
Traduzido por Ricardo Costa
Originalmente publicado em 20 de março de 2019 em https://www.dndbeyond.com/posts/454-spell-spotlight-phantasmal-force-phantasmal-killer
Imagem Destacada da Wizards of the Coast


Assassino Fantasmagórico

4º círculo, ilusão

Tempo de Conjuração: 1 ação

Alcance: 36 metros

Componentes: V, S

Duração: Concentração, até 1 minuto

Você se conecta aos pesadelos de uma criatura à sua vista e dentro do alcance da magia. A criatura é assolada por uma manifestação ilusória dos próprios medos mais profundos, visível apenas para ela. O alvo deve fazer uma salvaguarda de Sabedoria. Se falhar, fica amedrontado enquanto a magia durar. No final de cada turno do alvo, enquanto a magia durar, ele deve fazer uma salvaguarda de Sabedoria. Se falhar, sofre 4d10 pontos de dano psíquico; se for bem-sucedido, a magia termina.

Em Círculos Superiores. Ao conjurar esta magia usando um espaço de magia de 5º círculo ou superior, o dano aumenta em 1d10 para cada círculo do espaço acima do 4º.


Imagem da Wizards of the Coast

Magia em Foco é uma série que explora as magias mais excepcionais, problemáticas, subestimadas, superestimadas ou que apenas são estranhas no jogo de Dungeons & Dragons. Neste artigo, apresentamos duas magias da escola de Ilusão: força fantasmagórica e assassino fantasmagórico

Estas magias me assustam até a alma! Força fantasmagórica e assassino fantasmagórico têm assustado muitos de meus PNJs também. Estas duas magias são algumas das mais incomuns ilusões no jogo, já que atacam direta e agressivamente as mentes de outras criaturas em vez de criar uma sensação ilusória e inofensiva. Estas magias são indispensáveis para qualquer mago ilusionista, mas estão também amplamente disponíveis para muitas e diferentes classes e subclasses. Isso pode parecer sádico, mas personagens que acreditam que os malfeitores merecem um castigo, ou que os fins justificam os meios, encontrarão vários usos deliciosamente aterrorizantes para essas magias fantasmagóricas.

O Que as Magias Fantasmagóricas Fazem?

Existem duas magias “fantasmagóricas” no D&D: força fantasmagórica e assassino fantasmagórico. Em edições passadas do D&D, existiam muitas outras magias fantasmagóricas também, como ladrão fantasmagórico, ferimento fantasmagórico e estrangulador fantasmagórico. Embora estas outras magias não tenham sido atualizadas para a adição atual do D&D, todas as magias fantasmagóricas têm uma coisa em comum: criam uma ilusão tão realista e amedrontadora que o alvo acredita que ela é capaz de feri-lo.   

Força fantasmagórica é a mais fraca das duas magias; uma ilusão de 2º círculo disponível para bardos, feiticeiros, ladinos Trapaceiros Arcanos, e bruxos da Arquifada e do Grande Antigo. Simplesmente, essa magia permite a você criar um objeto ilusório perceptível somente pelo alvo da magia. Enquanto a magia durar, o alvo interage com o objeto como se ele fosse real, e descarta qualquer evento que sugira que ele não o seja. Se o objeto ilusório puder causar ferimentos,  também pode ferir o alvo – causando-lhe dano psíquico, é claro.

Assassino fantasmagórico é uma magia mortal, que não apenas enfraquece uma criatura com a potente condição amedrontado, mas causa também dano psíquico a cada turno até que o alvo seja bem-sucedido em uma salvaguarda e encerre a magia. Se o seu grupo é capaz de impor desvantagem nas salvaguardas de Sabedoria da criatura, pode ser que ela nunca consiga escapar do pesadelo que você engendrou para ela!

Note que assassino fantasmagórico possui uma descrição levemente confusa. No passado, algumas pessoas afirmavam que o dano ocorre mesmo se o alvo fosse bem-sucedido em sua primeira salvaguarda e resistisse a se tornar amedrontada. Para esclarecer qualquer confusão, a magia termina se uma criatura for bem-sucedida em qualquer salvaguarda, incluindo a inicial. Jeremy Crawford confirmou em seu Twitter que é assim que a magia funciona, da forma como foi escrita (ou seja, RAW; veja aqui). Contudo, se você está querendo introduzir uma regra da casa em seu jogo, eu recomendaria a remoção da salvaguarda inicial. Isso garante que a magia cause pelo menos 4d10 pontos de dano e amedronte o alvo por um turno. De outra forma, na minha opinião, a magia fica muito fraca comparada a outras magias de 4º círculo.

Usando Assassino Fantasmagórico

Imagem da Wizards of the Coast

Outra grande diferença entre assassino fantasmagórico e outras magias de ilusão é quem decide como a ilusão se parece. Enquanto força fantasmagórica e a maioria das outras magias de ilusão permite que você crie um objeto específico, assassino fantasmagórico permite a você “se conectar com os pesadelos de uma criatura… e criar uma manifestação ilusória de seus mais profundos medos.”

Todas as vezes que joguei com essa magia, a forma exata do fantasma fica encoberta inteiramente ou é determinada pelo DM na hora. Isso faz sentido: não se espera que o DM simplesmente diga ao conjurador qual é o maior medo da criatura, já que isso está além do escopo da magia. E, além disso, é mais fácil e rápido para o DM simplesmente aparecer com algo assustador como um dragão ou um palhaço segurando uma faca do que dizer ao conjurador qual é o medo mais profundo da criatura e esperar que ele apareça com algo que seja adequadamente assustador.

Dito isso, se você é o DM e quer dizer ao conjurador qual é o medo mais profundo de uma criatura para que ele faça aparecer um fantasma adequado, você provavelmente não deve ter pensado muito em qual é a maior fobia de um hobgoblin aleatório. Se não surgir nada de sua cabeça, aqui está uma tabela aleatória de fobias comuns. Você pode jogar o dado e determinar o medo da criatura. 

1d12 Medo Imagem Ilusória
1 Aracnofobia; o medo de aranhas Uma aranha monstruosa próximo ao alvo
2 Hemofobia; o medo de sangue O alvo sangra incontrolavelmente
3 Lepidopterofobia; o medo de borboletas Um enxame de incontáveis borboletas voa sobre o alvo
4 Pirofobia; o medo de fogo Um anel de fogo lentamente vai se apertando ao redor do alvo
5 Talassofobia; o medo do mar Uma onda gigante engolfando o alvo
6 Dracofobia; o medo de dragões Um dragão voa bem alto no céu, urra e desce ameaçadoramente
7 Claustrofobia; o medo de lugares fechados  

Um domo de vidro transparente lentamente se encolhe ao redor do alvo

8 Cinofobia; o medo de cães O vulto enorme de um cão negro surge no horizonte, olhando ameaçadoramente para o alvo
9 Necrofobia; o medo da morte A carne do alvo e de todas as criaturas que ele pode ver, apodrece
10 Astrafobia; o medo de trovão e de raios Uma ruidosa tempestade de raios surge à distância
11 Ornitofobia; o medo de pássaros Um bando de pássaros excepcionalmente grandes pousa nas árvores e construções próximas
12 Selenofobia; o medo da lua A lua aparece grande e brilhante no céu, independentemente da hora do dia.

Magias Fantasmagóricas no Seu Jogo

Como você usa estas ilusões agressivas em seu jogo? Você tem alguma grande história sobre aterrorizar uma criatura com um assassino fantasmagórico, ou de enganar alguém com força fantasmagórica? Conte-nos suas histórias nos comentários!


James Haeck é o principal escritor do D&D Beyond, co-autor de Waterdeep: Dragon Heist, Baldur’s Gate: Descida ao Avernus e do Explorer’s Guide to Wildemount, da Critical Role. É um membro do Guild Adepts, e escritor freelance para a Wizards of the Coast, D&D Adventurers League e outras companhias de RPG. Ele vive em Seattle, Washington, com sua parceira Hannah e suas doces gatinhas, Mei e Marzipan. Você pode encontrá-lo perdendo tempo no Twitter em @jamesjhaeck.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: