Estrada para Portal de Baldur: Nêmese Najarano
Por James Haeck
Traduzido por Germano Pilar Ribeiro
Revisado por Daniel Bartolomei Vieira
Originalmente publicado em 15 de julho de 2019 em https://www.dndbeyond.com/posts/539-encounter-of-the-week-najaran-nemeses
Imagem Destacada da Wizards of the Coast
A Estrada para Portal de Baldur levou nossos heróis até uma pequena aldeia pouco ao norte da histórica Ponte Boareskyr, e agora o que resta é atravessá-la. No meio da travessia, contudo, eles são emboscados e cercados pelos dois lados! Yuan-ti da pantanosa nação de Najara estão observando as fronteiras norte de Eltugard para realizar uma invasão, e os aventureiros se tornam as primeiras vítimas da sua guerra de conquista!
O encontro desta vez é intitulado Nêmese Najarano, e coloca seus aventureiros recém descansados diante de uma emboscada fatal. Os aventureiros têm a chance de passar uma noite ou duas neste povoado para se recuperar, contratar serviços de mercenários e carregadores de tochas e também conversar com PNJs antes de continuarem sua jornada. Este encontro faz parte da série A Estrada Para Portal de Baldur, na qual um grupo de aventureiros viaja pela Costa da Espada por quase dois meses por estrada e pelos ermos, desde os portões de Águas Profundas até o limiar de Portal de Baldur. Você pode usar esta série como uma introdução para a aventura de D&D Baldur’s Gate: Descida ao Avernus, como uma expansão para a sequência da caravana na primeira aventura de D&D, Hoard of the Dragon Queen [Tesouro da Rainha Dragão] ou como uma parte de encontros independentes.
Você pode monitorar esta jornada no enorme mapa da Costa da Espada, originalmente apresentado no Guia do Aventureiro para a Costa da Espada. A viagem de Águas Profundas até Portal de Baldur cobre cerca de 1.200 quilômetros de ermos, com e sem estrada. Um grupo pequeno a cavalo pode percorrer cerca de 38 quilômetros por dia em um ritmo normal, com um pouco menos de dois dias livres de descanso por dezena. Resumindo, esta viagem leva cerca de um mês para ser feita por um pequeno grupo de aventureiros – supondo que estejam bem preparados e nenhuma complicação aconteça. Vale lembrar que nem todo dia de viagem precisa ser representado por um encontro, os aventureiros podem viajar por dias tendo apenas encontros menores com mercadores e viajantes de passagem.
Este é o oitavo encontro nessa jornada. Os encontros anteriores são:
- A Estrada Para Portal de Baldur
- O Diabo Está nos Detalhes
- Perigo em Vau da Adaga
- Saqueadores das Brumas
- Desvio em Lança de Dragão
- Terror em Garrastroll
- Uma Parada na Ponte Boareskyr
Ajustando o Nível
Os aventureiros deveriam estar ao menos no 3º nível antes de começarem este encontro. Embora esta série de encontros supostamente os leve diretamente até Baldur’s Gate: Descida ao Avernus, esta aventura começa com os aventureiros no 1º nível. Você pode escolher uma das seguintes opções, ou criar seu próprio plano para fazer com que esta série siga tranquilamente até Descida ao Avernus:
- Trate esta série como um prólogo, e comece Descida ao Avernus novamente no 1º nível com novos personagens;
- Ajuste a parte que ocorre em Baldur’s Gate: Descida ao Avernus do 1º nível para o 3º nível, e diminua significativamente o ganho de pontos de experiência até eles chegarem em Avernus.
- Pule toda a parte de Portal de Baldur e vá direto ao Avernus.
Encontro de Combate: Nêmese Najarano
Este encontro de combate é adequado para aventureiros do 3º nível.
É uma emboscada! Os aventureiros partiram da pequena aldeia comercial de Vila Pontenorte e agora estão cruzando a antiga Ponte Boareskyr. O trecho do Caminho do Comércio que eles estão viajando pode ser completamente tomada e coberta pelos ermos circundantes, mas estar tão perto assim da civilização é o suficiente para passar alguma segurança para qualquer um que o trafegue. Além disso, o Forte Tamal fica na margem sul do Água Sinuosa, ocupado por uma guarnição dos maiores cavaleiros de Eltugard. Preparar-se para uma emboscada na Ponte Boareskyr seria o máximo da paranoia.
E ainda assim ela acontece.
Yuan-ti da região entre as Colinas da Serpente e do Pântano de Chelimber — um reino secreto de nagas, yuan-ti e outras criaturas escamosas conhecido como Najara — adentrou o reino de Elturgard. Este povo escamoso de Najara tem lutado nas regiões de fronteira de Elturgard desde que a jovem nação passou a existir. O planos deles são simples: enviar uma força de ataque pelo Água Sinuosa e tomar a Ponte Boareskyr, e então invadir Vila Pontenorte atrás de suprimentos e reféns. Com a Ponte Boareskyr tomada, os cavaleiros do Forte Tamal serão isolados da aldeia e os aldeões não terão para onde correr. Os yuan-ti têm um plano fatal de ataque, mas eles falharam ao não levar em conta um problemas: os heróis.
Com os aventureiros atravessando a ponte, querendo ou não eles são a primeira linha de defesa contra os invasores najaranos.
Início do Encontro
Quando os aventureiros estiverem começando a atravessar a Ponte Boareskyr, leia ou parafraseie o seguinte:
Vocês pisam nas pedras da Ponte Boareskyr, caminhando sob as pernas de pedra de Cyric e em direção aos austeros braços cruzados de Bhaal. Essas duas enormes estátuas marcam a memória de uma batalha entre dois dos maiores vilões de Faerûn — mas agora estes sinistros monumentos são símbolos do triunfo das pessoas sobre o mal. Vocês continuam andando durante vários metros até que passam do meio da ponte. Os olhos impassivos de Bhaal encaram vocês de cima para baixo, enquanto cada passo que dão em direção a Portal de Baldur leva vocês para cada vez mais perto do rosto de pedra do deus da morte. |
Enquanto os aventureiros olham para cima em direção da imponente estátua de Bhaal, um grupo de yuan-ti rastreadores silenciosamente rastejam através das águas do rio que corre abaixo, e começam a escalar um dos pilares em direção ao topo da ponte. Da mesma forma, um pequeno exército de yuan-ti e homens-lagarto estão reunidos várias centenas de metros ao norte, pouco além da Vila Pontenorte. Um aventureiro com um valor de Sabedoria passiva (Percepção) de 19 ou mais ouve leves arranhões e sibilos embaixo da ponte, cerca de 6 metros à direita. Se esse aventureiro investigar o barulho, ele vê um humanoide com cabeça de cobra prestes a escalar o parapeito da ponte, enquanto um humanoide com cobras no lugar dos braços se esforça para escalar o pilar, e dois outros humanoides com olhos amarelos e pupilas de fenda tentam ajudar o ser com as cobras no lugar dos braços a subir.
Se nenhum dos aventureiros perceber este som, eles serão surpreendidos quando um grupo de quatro yuan-ti pula na ponte e os ataca por trás. Essa equipe de assalto é liderada por um yuan-ti mestiço (tipo 1), com três subordinados: um yuan-ti mestiço (tipo 2) e dois yuan-ti puro sangue. O mestiço tipo 1 usa um anel de natação e o mestiço tipo 2 usa um anel de saltar no dedão do pé direito, já que ele não tem dedos nas mãos.
(Se você tiver um grupo de quatro personagens ou menos, é possível facilitar o encontro removendo dois yuan-ti sangue puro ou um yuan-ti mestiço).
A Batalha na Ponte Boareskyr
Os yuan-ti matam primeiro e fazem perguntas depois. Os aventureiros com os quais esbarraram são um empecilho para o seu plano de impedir a fuga de aldeões — e o avanço dos cavaleiros que vierem em socorro. Eles são um incômodo que devem ser eliminado, e rapidamente. Eles atacam sem hesitação ou piedade. Se os yuan-ti mestiços forem mortos, os yuan-ti puro sangue fogem para o norte. Se os puro sangues forem mortos, os yuan-ti mestiços tentarão usar sugestão para fazer com que dois de seus inimigos se rendam. Se isso der certo, eles tentam forçar os outros aventureiros a se renderem também. Se suas sugestões falharem, eles continuam atacando.
A Ponte Boareskyr é uma ponte de granito preto com cerca de 360 metros de comprimento e 15 metros de largura. Ela fica a cerca de 18 metros acima das águas do rio que passa abaixo.
Conclusão
Se os aventureiros forem derrotados, a última coisa que eles veem antes de caírem inconscientes é uma rajada de besta na cabeça serpentina de um dos yuan-ti e o som de uma grave trombeta de guerra soando um sinal de aviso. Enquanto estão inconscientes, uma paladina do Forte Tamal, um dos famosos Companheiros de Elturgard, atravessa a ponte correndo com cinco cavaleiros nos calcanhares. Ela para e cura cada um dos aventureiros em 5 pontos de vida com suas Mãos Consagradas, e os cavaleiros jogam os corpos yuan-ti da ponte — e os aventureiros perdem a oportunidade de saquear os anéis mágicos dos yuan-ti mestiços. A partir daí, o cenário continua como se os aventureiros tivessem obtido sucesso.
Se os aventureiros derrotarem os yuan-tis, eles terão alguns minutos para saquearem os corpos. Cada um carrega 25 PO de cunhagem najarana, e os mestiços usam um anel mágico (como descrito acima). Momentos depois, surgem gritos vindos da Vila Pontenorte quando o bando najarano invade, e uma paladina de Elturgard e cinco cavaleiros do Forte Tamal — que viram os aventureiros serem atacados — correm para o meio da ponte. Essa paladina é uma elfa silvestre devota de Torm, chamada Dália Fibrassalgueiro cumprimenta os aventureiros e cura cada um deles em 5 pontos de vida com suas Mãos Consagradas.
Fibrassalgueiro pede que eles se apressem para o sul, em direção a Elturel. Ela lhes dá um símbolo sagrado de prata de Torm (um dos vários que ela mantém consigo) e diz a eles para alertar o Alto Superintendente Thavius Kreeg da invasão najarana quando chegarem a Elturel. Ela não tem tempo para ouvir reclamações ou explicações e insiste em que eles viajem para o sul, enquanto ela e o resto dos Companheiros repelem o ataque dos najaranos. Ela e seus cavaleiros se despedem dos aventureiros e atravessam a ponte em direção da Vila Pontenorte.
Se os aventureiros se recusarem a seguir as ordens e lutarem ao lado dos cavaleiros para salvar Pontenorte, a força de ataque é composta por 25 homens-lagartos, 10 yuan-ti puro sangue, 5 yuan-ti mestiços de vários tipos e é liderada por uma senhora da guerra sedenta de glória, uma yuan-ti abominação chamada Sslarkaraz. Esse ataque não foi ordenado pelo governante de Najara, mas orquestrada pela própria Sslarkaraz em sua sede por conquista.
Você gostou deste encontro? Se você quiser ler mais encontros assim, dê uma olhada nos outros Encontros desta série! Se está procurando por aventuras inteiras em vez de encontros curtos, você pode escolher mais aventuras escritas por James Haeck na DMs Guild, como a Temple of Shattered Minds, um suspense de mistério místico com um vilão devorador de mente (para personagens de 3º nível). As minhas aventuras mais recentes estão incluídas no Platinum Best Seller Tactical Maps: Adventure Atlas, uma coleção de 88 encontros únicos criados pelos Guild Adepts, que podem ser combinados com os belos mapas táticos poster no Tactical Maps Reincarnated, recentemente publicado pela Wizards of the Coast.
James Haeck é o principal autor para os artigos do D&D Beyond, o co-autor de Waterdeep: Dragon Heist e do Cenário de Campanha de Tal’Dorei da Critical Role, o Mestre de Worlds Apart e um escritor terceirizado para a Wizards of the Coast, da D&D Adventurers League e da Kobold Press. Ele mora em Seattle, Washington, com sua parceira Hannah e suas felinas aventureiras, Mei e Marzipan. Você normalmente pode encontrá-lo perdendo tempo no Twitter em @jamesjhaeck.
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