Combate Montado (DRS)

Um cavaleiro sobre um cavalo de guerra investindo contra um inimigo, um mago conjurando magias montado num grifo, ou um clérigo subindo aos céus montado num pégaso, todos desfrutam dos benefícios do deslocamento e da mobilidade que uma montaria pode oferecer.

Uma criatura com anatomia adequada e que pertença a, no mínimo, uma categoria de tamanho maior que a sua, pode lhe servir como montaria, conforme as regras a seguir.

Montando e Desmontando


Uma vez durante o seu movimento, você pode montar ou desmontar em uma criatura que esteja a 1,5 metro de você. Fazer isso custa uma quantidade de movimento equivalente a metade do seu deslocamento. Por exemplo, se seu deslocamento é de 9 metros, você deve gastar 4,5 metros de movimento para montar em um cavalo. Portanto, você não pode montá-lo se não tiver pelo menos 4,5 metros de movimento disponível ou se o seu deslocamento for 0.

Se algum efeito mover sua montaria contra a vontade dela enquanto você a estiver montando, é preciso ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Destreza com CD 10, ou você cairá a 1,5 metro de distância. Caso seja derrubado enquanto estiver montado, você deve realizar a mesma salvaguarda.

Se a sua montaria for derrubada, você pode usar a sua reação para desmontá-la enquanto ela cai sob seus pés. Caso contrário, você será derrubado, caindo a 1,5 metro de distância.

Controlando uma Montaria


Enquanto estiver montado, você tem duas opções: controlar sua montaria ou permitir que ela aja de forma independente. Criaturas inteligentes, como os dragões, agem de forma independente.

Você pode controlar uma montaria apenas se ela for treinada para aceitar um cavaleiro. Cavalos, burros e outras criaturas domesticadas são consideradas treinadas. A iniciativa de uma montaria controlada muda para igualar a sua quando você a monta. Ela se move conforme você a direciona, oferecendo três opções de ação: Correr, Desengajar e Esquivar. Uma montaria controlada pode se mover e agir, mesmo no turno em que você a monta.

Uma montaria independente mantém seu próprio lugar na ordem de iniciativa. Carregar um cavaleiro não lhe impõe restrições às ações que pode executar, além de ela poder se mover e agir conforme seus próprios desejos. Ela pode fugir do combate, avançar para atacar e devorar um inimigo gravemente ferido, ou agir contra a vontade do cavaleiro de alguma outra forma.

Em todo caso, se a montaria provocar um ataque de oportunidade enquanto você a estiver montando, o atacante escolher quem atacar: você ou a montaria.


Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: