Bens e Despesas (DRS)

Bens Comerciais

A maioria das riquezas não é expressa em moedas. Ela é medida em gado, grãos, terra, direitos sobre cobrança de impostos ou direitos sobre recursos (como uma mina ou uma floresta).

As guildas, os nobres e a realeza regulamentam o comércio. Às empresas autorizadas são concedidos os direitos de conduzir o comércio ao longo de certas rotas, enviar navios mercantes para vários portos ou comprar e vender mercadorias específicas. As guildas definem preços para os produtos ou serviços que controlam e determinam quem pode ou não oferecer os bens e serviços. Os comerciantes comumente trocam mercadorias sem o uso de moeda. A tabela Bens Comerciais mostra o valor dos produtos geralmente trocados.

Bens Comerciais

Preço Bem Comercial
1 PC 0,5 kg de trigo
2 PC 0,5 kg de farinha ou um frango
5 PC 0,5 kg de sal
1 PP 0,5 kg de ferro ou 1 m² de lona
5 PP 0,5 kg de cobre ou 1 m² de tecido de algodão
1 PO 0,5 kg de gengibre ou um bode
2 PO 0,5 kg de canela ou pimenta ou uma ovelha
3 PO 0,5 kg de cravo ou um porco
5 PO 0,5 kg de prata ou 1 m² de tecido de linho
10 PO 1 m² de seda ou uma vaca
15 PO 0,5 kg de açafrão ou um boi
50 PO 0,5 kg de couro
500 PO 0,5 kg de platina

Despesas

Quando não estão descendo até as profundezas da terra, explorando ruínas em busca de tesouros perdidos ou iniciando uma guerra contra as trevas crescentes, os aventureiros enfrentam realidades mais mundanas. Mesmo em um mundo fantástico, as pessoas possuem necessidades básicas, tais como abrigo, sustento e vestuário. Essas coisas custam dinheiro, embora alguns estilos de vida custem mais do que outros.

Despesas de Estilo de Vida


As despesas de estilo de vida são um modo simples de calcular o custo de vida em um mundo de fantasia. Elas cobrem as acomodações, comida, bebida e todas as demais necessidades de um aventureiro. Além disso, cobrem o custo de manutenção do seu equipamento, para que você esteja pronto quando a próxima aventura chamá-lo.

No início de cada semana ou mês (o que você preferir), escolha um estilo de vida na tabela Despesas e pague seu preço. Os preços são listados por dia, então, se você deseja calcular o custo de um estilo de vida por um período de trinta dias, multiplique o preço listado por 30. Um estilo de vida pode ser mantido por toda a carreira do seu personagem ou pode mudar de tempos em tempos, conforme os fundos disponíveis.

Seu estilo de vida pode ter consequências. A manutenção de um estilo de vida abastado pode ajudá-lo a fazer contatos com os ricos e poderosos, mas, por outro lado, atrair a atenção de ladrões. Da mesma forma, viver frugalmente pode ajudar a evitar criminosos, mas é improvável que o ajude a fazer conexões entre os poderosos. 

Despesas de Estilo de Vida

Estilo de Vida Custo por Dia
Miserável
Desvalido 1 PP
Pobre 2 PP
Modesto 1 PO
Confortável 2 PO
Abastado 4 PO
Aristocrático 10 PO mínimo

Miserável. Você vive em condições desumanas. Sem local para chamar de lar, você consegue abrigo quando pode, escondendo-se em celeiros, aconchegando-se em caixotes velhos e contando com as boas graças de pessoas em melhor situação que você. Um estilo de vida miserável apresenta perigos abundantes. A violência, a doença e a fome seguem-no para onde quer que você vá. Outras pessoas miseráveis cobiçarão sua armadura, armas e equipamentos de aventureiro, que representam uma fortuna para os padrões deles. Você está abaixo da maioria das pessoas.

Desvalido. Você vive em um estábulo úmido, numa cabana de chão de lama fora da cidade ou numa pensão infestada de insetos na pior vizinhança. Você tem abrigo contra os elementos, mas vive em um ambiente desesperado e, muitas vezes, violento, em locais repletos de doença, fome e desgraça. Você está abaixo da maioria das pessoas e possui poucas garantias legais. A maioria das pessoas neste nível de estilo de vida sofreu algum revés terrível. Elas podem estar perturbadas, marcadas como degredados ou sofrer de alguma doença.

Pobre. Uma vida pobre significa ficar sem os confortos disponíveis em uma comunidade estável. Comida e alojamentos simples, roupas surradas e condições imprevisíveis garantem a subsistência, embora se trate, provavelmente, de uma experiência desagradável. Suas acomodações podem ficar no quarto de um cortiço ou na sala comunal acima de uma taverna. Você se beneficia de algumas garantias legais, mas ainda tem que lidar com a violência, o crime e a doença. As pessoas com este estilo de vida tendem a ser trabalhadores não qualificados, vendedores ambulantes, mascates, ladrões, mercenários e outros tipos sem reputação.

Modesto. Um estilo de vida modesto lhe mantém fora dos bairros miseráveis e garante a segurança do seu equipamento. Você vive em uma parte mais antiga da cidade, alugando um quarto em uma pensão, estalagem ou templo. Você não passa fome ou sede, e suas condições de vida são limpas e simples. Pessoas comuns que vivem estilos de vida modestos incluem soldados com suas famílias, trabalhadores, estudantes, sacerdotes, magos iniciantes e outros.

Confortável. Escolher um estilo de vida confortável significa que você pode pagar por uma roupa melhor e pode facilmente manter o seu equipamento. Você mora em um pequeno chalé em um bairro de classe média ou em um quarto privativo em uma ótima estalagem. Você se associa com mercadores, hábeis comerciantes e oficiais militares.

Abastado. A escolha de um estilo de vida abastado significa viver uma vida de luxo, mesmo que você não tenha alcançado o status social associado ao bom e velho dinheiro da nobreza ou realeza. Você vive um estilo de vida comparável ao de um comerciante bem-sucedido, um servo favorecido da realeza ou um proprietário de terras. Você tem uma residência respeitável, geralmente uma casa espaçosa em uma parte boa da cidade ou uma suíte confortável em uma ótima estalagem. Você provavelmente conta com uma pequena equipe de servos.

Aristocrático. Você vive uma vida de abundância e conforto, movendo-se em círculos habitados pelas pessoas mais poderosas da comunidade. Você tem uma residência excelente, talvez em uma moradia na parte mais bonita da cidade ou em quartos na melhor estalagem. Você janta nos melhores restaurantes, contrata o alfaiate mais hábil e dentro da moda, e possui servos atendendo a todas as suas necessidades. Você recebe convites para as reuniões sociais dos ricos e poderosos, e passa as noites na companhia de políticos, líderes de guilda, sumos sacerdotes e nobres. Você também deve lidar com os mais altos níveis de dissimulação e traição. Quanto mais rico, maior a chance de se envolver em intrigas políticas, seja como um peão ou participante direto.

Autossuficiência

As despesas e estilos de vida descritos aqui pressupõem que você gaste seu tempo entre aventuras na cidade, utilizando os serviços dos quais pode dispor — como alimentação, abrigo, ferreiros e armeiros. Alguns personagens, contudo, preferem passar seu tempo longe da civilização, sustentando-se na natureza por meio da caça, coleta e reparando seu próprio equipamento.

Manter este tipo de estilo de vida não exige que você gaste qualquer moeda, porém consome tempo. Se gastar seu tempo entre as aventuras praticando uma profissão como descrito em “Aventurando-se” você pode viver o equivalente a um estilo de vida pobre. Proficiência na perícia Sobrevivência permite que você viva o equivalente, nos ermos, a um estilo de vida confortável.

Comida, Bebida e Hospedagem

A tabela Comida, Bebida e Hospedagem fornece preços para itens de alimentação individuais e alojamento para uma única noite. Estes preços estão incluídos no seu total de despesas de estilo de vida.

Comida, Bebida e Hospedagem

Item Custo
Alojamento (por dia)
Desvalida 7 PC
Pobre 1 PP
Modesta 5 PP
Confortável 8 PP
Abastada 2 PO
Aristocrática 4 PO
Banquete (por pessoa) 10 PO
Carne, pedaço 3 PP
Cerveja
Caneca 4 PC
Galão 2 PP
Pão, fatia 2 PC
Queijo, naco 1 PP
Refeições
Desvalida 3 PC
Pobre 6 PC
Modesta 3 PP
Confortável 5 PP
Abastada 8 PP
Aristocrática 2 PO
Vinho
Bom (garrafa) 10 PO
Comum (jarra) 2 PP

Serviços


Aventureiros podem pagar personagens não jogadores para ajudá-los ou para agir em seu nome nas circunstâncias mais diversas. A maioria desses contratados têm perícias bastante comuns, enquanto outros são mestres de um ofício ou arte. E alguns são versados em perícias especializadas de aventureiros.

Alguns dos tipos mais básicos de contratados aparecem na tabela Serviços. Outros tipos comuns incluem qualquer pessoa que os aventureiros precisem pagar para executar uma tarefa específica, dentre a grande variedade de habitantes de uma típica aldeia ou cidade. Por exemplo, um mago pode pagar um carpinteiro para construir um baú elaborado (e sua réplica em miniatura) para uso na magia arca secreta. Um guerreiro pode contratar um ferreiro para forjar uma espada especial. Um bardo pode pagar um alfaiate para costurar uma roupa requintada para uma futura apresentação diante do duque.

Outros contratados oferecem serviços mais especializados ou perigosos. Soldados mercenários pagos para ajudar os aventureiros contra um exército de hobgoblins, ou sábios contratados para pesquisar um conhecimento antigo ou esotérico. Se um aventureiro de nível alto constrói uma fortaleza de algum tipo, ele pode contratar uma equipe inteira de servos e agentes para administrar o lugar, desde um castelão ou intendente a trabalhadores braçais para cuidarem do estábulo. Esses contratados, frequentemente, desfrutam de um contrato de longa duração, que inclui um lugar para viver dentro da fortaleza como parte do pagamento.

Serviços

Serviço Custo
Condução de carroça
Dentro de uma cidade 1 PC
Entre aldeias/cidades 3 PC por 1,5 km
Trabalhador – Contratado
Treinado 2 PO por dia
Não treinado 2 PP por dia
Mensageiro 2 PC por 1,5 km
Passagem de navio 1 PP por 1,5 km
Pedágio (de estrada ou portão) 1 PC

Contratados qualificados incluem qualquer indivíduo pago para realizar um serviço que envolva uma proficiência (incluindo proficiências com armas, ferramentas ou perícias): um mercenário, artesão, escriba, e assim por diante. O pagamento indicado é o mínimo; alguns contratados especialistas exigem um pagamento maior. Contratados sem treinamento são pagos para executar trabalho braçal que não exige nenhuma perícia especial e podem incluir operários, carregadores, criados e empregados.

Serviços de Conjuração


Pessoas capazes de conjurar magias não se enquadram na categoria de contratados comuns. Talvez seja possível encontrar alguém disposto a conjurar uma magia em troca de dinheiro ou favores, mas isso raramente acontece e não existe um preço preestabelecido para esse tipo de serviço. Como regra geral, quanto maior o nível da magia desejada, mais difícil é encontrar alguém que possa conjurá-la e mais caro custará.

A contratação de alguém para conjurar uma magia relativamente comum de 1º ou 2º círculo, como curar ferimentos ou identificar, é relativamente fácil em uma cidade ou aldeia, e poderia custar de 10 a 50 peças de ouro (além do custo de qualquer componente material mais caro). Encontrar alguém capaz e disposto a conjurar uma magia de círculos elevados pode envolver uma viagem para uma cidade grande, talvez uma cidade que possua uma universidade ou um templo proeminente. Uma vez encontrado, o conjurador pode pedir um serviço em vez de pagamento — o tipo de serviço que apenas aventureiros podem fornecer, como recuperar um item raro de um local perigoso ou atravessar um ermo infestado de monstros para entregar algo importante em um povoado distante.


Créditos

DRS – Documento de Referência de Sistema 5.1
Originalmente traduzido a partir do SRD (System Reference Document) 5.1, sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada da Wizards of the Coast


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: