Sabedoria (DRS)

A Sabedoria reflete a forma como quão sintonizado você está com o mundo ao seu redor e representa perspicácia e a intuição.

Testes de Sabedoria

Um teste de Sabedoria pode refletir um esforço para ler a linguagem corporal, compreender os sentimentos de alguém, perceber coisas sobre o meio ambiente ou cuidar de uma pessoa ferida. As perícias Intuição, Lidar com Animais,  Medicina, Percepção e Sobrevivência refletem a aptidão em certos tipos de teste de Sabedoria.

Lidar com Animais. Quando há qualquer necessidade de saber se você pode acalmar um animal domesticado, evitar que uma montaria se assuste ou intuir as intenções de um animal, o Mestre pode pedir um teste de Sabedoria (Lidar com Animais). Você também faz um teste de Sabedoria (Lidar com Animais) para controlar sua montaria quando tenta uma manobra arriscada.

Intuição. Seu teste de Sabedoria (Intuição) decide se você pode determinar as verdadeiras intenções de uma criatura, como quando sonda uma mentira ou prevê o próximo movimento de alguém. Fazer isso envolve a análise de linguagem corporal, hábitos de fala e alterações nos maneirismos.

Medicina. Um teste de Sabedoria (Medicina) permite que você tente estabilizar um companheiro evitando que ele morra ou a diagnosticar uma doença.

Percepção. Seu teste de Sabedoria (Percepção) lhe permite ver, ouvir ou, de outra forma, detectar a presença de algo. Ele mede a sua consciência geral do que o rodeia e a precisão de seus sentidos. Por exemplo, você pode tentar ouvir uma conversa através de uma porta fechada, escutar algo por uma janela aberta ou ouvir monstros se movendo furtivamente na floresta. Ou você pode tentar observar coisas que são obscuras ou fáceis de perder de vista, sejam orcs deitados para fazer uma emboscada em uma estrada, bandidos escondendo-se nas sombras de um beco ou notar uma luz de vela sob uma porta secreta.

Sobrevivência. O Mestre pode lhe pedir para fazer um teste de Sabedoria (Sobrevivência) para seguir pistas, caçar animais selvagens, guiar o grupo através de ermos congelados, identificar sinais de que ursos-coruja vivem nas proximidades, prever o tempo ou evitar areia movediça e outros perigos naturais.

Outros Testes de Sabedoria O Mestre pode pedir um teste de Sabedoria quando você tentar realizar tarefas como as apresentadas a seguir:

  • Ter um pressentimento sobre o curso de ação a seguir
  • Discernir se uma criatura aparentemente viva ou morta é um morto-vivo

Habilidade de Conjuração

Clérigos, druidas e patrulheiros usam a Sabedoria como sua habilidade conjuradora de magia, o que ajuda a determinar as CDs das salvaguardas para evitar as magias que conjuram.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: