Moldar a Terra
Por Augusto Ballalai
Imagem por Dave,no Blog interestingpennsylvania.com
Introdução
No Guia de Xanathar sobre TudoXanathar’s Guide to Everything, será oficializado o TruqueCantrip Moldar a TerraMold Earth. Até agora, o que se tem notícia é que não haverá grandes revisões. O objetivo é apenas trazer para a matriz do jogo elementos de teste, como aqueles advindos de aventuras. Este truque foi trazido na Campanha/Aventura Mal ElementalElemental Evil.
Truques são extremamente importantes na escolha de um personagem. Afinal, o número de truques conhecidos é fixo e estas são magias que podem ser invocadas a toda rodada. Para uma mago, é importante ter um truque de ataque, mas também é fundamental deixar espaço para as chamadas magias úteis. Para raças que não enxergam no escuro, Luz ocupará obrigatoriamente um espaço. Então, por que usar o último espaço com uma magia elemental que não é ataque?
Alguns Dados
O primeiro dado importante da magia é que ela é da escola de transmutação e o lançador passa a poder manipular uma área de pedra e terra de diversas formas. Um metro e meio de área visível pode ser alterado de três formas:
- Escavar o solo fofo;
- Fazer aparecer imagens, palavras e formas geométricas em cores na terra ou na pedra;
- Transformar terreno de pedra ou terra em terreno difícil
Estes efeitos podem durar até uma hora de duração, podendo ser invocada múltiplas vezes. Esta é vantagem dos truques, serem conjurados a toda rodada, permitindo ao personagem ter uma atuação criativa.
Alguns usos
O exemplo mais comum de uso da magia é o de controle do ambiente de combate, transformando áreas em terreno difícil. Isso impossibilita o avanço de adversários pelo lado do campo e principalmente permitir abrir distância na estratégia de bater-e-mover.
Mas é possível usar da superstição de criaturas, como goblins, para espantá-los com desenhos terríveis de seu destino, ou deixar mensagens aos companheiros, durante uma perseguição. Com isso, o mago consegue efeitos divertidos, como se deparar com goblins correndo desesperados para fugir de uma entidade presente em seu acampamento.
Outro uso interessante é a criação de formas em superfícies de pedra e terra. Com isso, é possível criar agarras, para escalar paredes e também criar pedras para atrapalhar uma corrida ou carga. As possibilidades são infinitas. Criar uma pedra para impedir que uma porta ou portão se fechem, podem facilitar enormemente a atuação da equipe. afundar as armas deixadas no chão também fazem a balança da batalha pender para o grupo.
Conclusão
Quem gosta de personagens que gostam de controlar o ambiente e pretendem surpreender positivamente tanto a equipe, quanto o mestre, deveriam pensar em ter o truque de Moldar a terra, pois seus usos são variados e ainda pouco explorados, pois não fazem parte da matriz de regras, até o suplemento de Xanathar ser lançado.
Referências
VÁRIOS AUTORES. Princes of Apocalypse. Wizards of the coast, 2015.
WIZARDS OF THE COAST. Extra Life Treshold Rewards: List of Spells in Xanathar’s Guide to Everything. Site disponível em http://media.wizards.com/2017/dnd/downloads/DnDXL2017_Spells.pdf, acessado em 05/101/207.