Menzoberranzan
Texto de Jeremy Blum
Publicado Originalmente 23 de junho de 2021; disponível em https://www.dndbeyond.com/posts/1028-welcome-to-menzoberranzan-the-drow-city-of
Traduzido por Paulo “Faren” Henrique, do Toca do Coruja RPG
Revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20
Arte em destaque da Wizards of the Coast
Bem-vindo a Menzoberranzan, a Cidade Drow da Intriga
Menzoberranzan, a Cidade da Intriga, a Cidade das Aranhas. Esta cidade-estado na Umbreterna é a mais famosa fortaleza drow em Forgotten Realms, os Reinos Esquecidos, e é o antigo lar do famoso guardião Drizzt Do’Urden, que a deixou ainda quando era jovem. Repleta de devotos adoradores da maligna Rainha Aranha Lolth, Menzoberranzan é uma metrópole de traidores, onde famílias conspiram constantemente umas contra as outras em uma luta incessante para ganhar o favor de sua deusa. Este cenário é destaque na aventura Out of the Abyss.
Para Mestres que planejam enviar seus jogadores para um ambiente implacável e de perigo constante, ou para aqueles simplesmente curiosos para saber mais sobre o local de nascimento de Drizzt antes de sua mais recente aparição no videogame Dungeons & Dragons: Dark Alliance, recomendo que continuem a leitura.
Resumindo Menzoberranzan
Desenvolvida pela primeira vez em 1990 pelo autor R. A. Salvatore para a Trilogia do Elfo Negro, Menzoberranzan foi fortemente influenciada por O Poderoso Chefão de Mario Puzo. Com uma pegada fantasiosa das Cinco Famílias da Máfia de Nova York, Salvatore projetou uma sociedade cruel de famílias drow que estão constantemente tentando superar umas às outras.
Cada família é dirigida por uma Matrona Mãe, já que Menzoberranzan é uma sociedade matriarcal onde os homens são considerados seres inferiores. As oito matriarcas mais poderosas formam coletivamente o governo da cidade, conhecido como Conselho de Governo, e o movimento de poder entre as matronas mães e as casas que elas representam define bem Menzoberranzan.
É comum as casas travarem guerra umas contra as outras em um esforço insano para ganhar a aprovação de Lolth, com casas mais fortes absorvendo as mais fracas ou, ocasionalmente, vice-versa. Por exemplo, o dia em que Drizzt nasceu na Casa Do’Urden foi o mesmo dia em que sua família travou uma guerra com a Casa DeVir. A obliteração bem-sucedida da Casa DeVir elevou a Casa Do’Urden da posição da décima casa mais poderosa de Menzoberranzan para a nona.
Fisicamente, Menzoberranzan está localizada na região norte da Umbreterna, dentro de uma caverna gigante iluminada por fungos luminosos e uma enorme torre chamada Narbondel. Este enorme pilar funciona como um relógio e é iluminado todas as manhãs com um brilho que desaparece lentamente, representando a passagem de um único dia.
A população da cidade é grande, mas não imensa, abrigando aproximadamente 20.000 drow moradores, bem como um número desconhecido de escravos, que geralmente não são drow, como goblins ou kobolds. Outras raças da Umbreterna, como duergars, illitídes e svirfneblins, podem ser encontradas dentro da cidade, mas normalmente apenas como mercadores nos bairros comerciais. Comerciantes humanos ricos podem até ser permitidos, mas quaisquer elfos da superfície ou meio-elfos serão levados e sacrificados a Lolth.
Acima de tudo, a veneração à Rainha Aranha é suprema, e qualquer um que ouse adorar outro deus ou deusa é morto se for um drow, ou exilado da cidade se não o for. Até mesmo o ato de ferir uma aranha – criaturas vistas como imagem e semelhança a Lolth – conta como profanação.
Menzoberranzan é, em outras palavras, uma metrópole racista misturada com fanatismo religioso, liderança autoritária e intrigas diabólicas.
Facções, Personagens e Localizações de Menzoberranzan
Casa Baenre
A Casa Baenre é a casa mais duradoura de Menzoberranzan e esteve na liderança do Conselho Governante de alguma forma ou outra quase desde a fundação da cidade.
- A atual matrona mãe é Quenthel Baenre, uma mulher astuta e devotada serva da Rainha Aranha que fará de tudo para manter sua família no poder. Após sua morte pelas mãos de Drizzt, Quenthel ressuscitou depois de servir lealmente a Lolth no Abismo por quatro anos.
- A Casa Baenre persistiu ao longo das gerações graças às suas conexões. Casas menores estão mais do que dispostas a se curvar diante do status quo que Quenthel oferece, e o irmão da mãe matrona, Gromph Baenre, é o atual arquimago de Menzoberranzan, o mago masculino de mais alta patente na cidade. Os dois têm um relacionamento difícil e já tentaram se matar inúmeras vezes, mas suas posições de destaque sem dúvida ajudam a Casa Baenre a consolidar o poder.
Quenthel e Gromph desempenham um papel dentro da aventura Out of the Abyss, que também serve como o vislumbre mais atualizado de Menzoberranzan para a quinta edição de D&D. Mais sobre a aventura abaixo:
Alerta de Spoiler
Tier Breche
Tier Breche é a Academia de Menzoberranzan. Todos os membros das casas nobres drow frequentam esta instituição de elite, escolhendo uma de suas três escolas separadas:
- Arach-Tinilith é a escola da academia para sacerdotisas de Lolth. Sob o domínio da própria Quenthel, esta é a mais impressionante das filiais de Tier Breche, e as maiores casas de Menzoberranzan são definidas pela quantidade de graduados em Arach-Tinilith. Somente drow super ardorosas em sua devoção à Rainha Aranha podem estudar aqui e, ao deixar a escola, elas rapidamente ascendem aos escalões mais altos da sociedade de Menzoberranzan.
- Melee-Magthere é a escola da academia para guerreiros de elite. Drizzt estudou aqui quando jovem. A escola é bem conhecida por seu Meelembate anual, onde os alunos são soltos nas cavernas labirínticas fora de Menzoberranzan e têm a tarefa de derrotar seus companheiros, ao estilo de battle royale (ou seja, cada participante escolhe seu estilo de luta e arma preferidos). O último sobrevivente recebe o título de campeão, e o pai de Drizzt, Zaknafein Do’Urden, foi o vencedor sete vezes consecutivas deste torneio.
- Sorcere é a escola da academia para magistas, liderada por Gromph. Obter excelência na Sorcere e tornar-se um mago residente é a posição mais elevada que a maioria dos drow pode almejar obter, e muitos professores da Sorcere nutrem ressentimentos e inveja para com suas colegas femininas da Arach-Tinilith, que têm uma classificação mais elevada nas estritas camadas da sociedade de Menzoberranzan, apesar da mesma aptidão mágica.
Bregan D’aerthe
Bregan D’aerthe é um grupo proscrito em Menzoberranzan – uma sociedade de párias que desafia todas as regras, mas que, de alguma forma, consegue prosperar.
- O sucesso de Bregan D’aerthe pode ser atribuído a Jarlaxle Baenre, o torpe fundador do grupo e talvez o segundo drow mais famoso na história de Forgotten Realms, depois de Drizzt. Secretamente, ele é um primogênito da Casa Baenre, destinado a ser sacrificado à Lolth ainda quando bebê, mas a Rainha Aranha o protegeu magicamente para que lhe servisse como um agente do caos. Quando ficou mais velho, porém, Jarlaxle rejeitou as bênçãos de Lolth e escolheu outro lado – o próprio. Jarlaxle aparece em algumas aventuras da quinta edição.
- Composto em grande parte por mercenários e drow de baixo escalão que não têm esperança de ascender na sociedade drow pelos caminhos tradicionais de Menzoberranzan, a Bregan D’aerthe é uma organização que realiza atividades ilícitas, incluindo espionagem, contrabando, assassinato e outras empreitadas. A facção prospera nas conspirações que definem Menzoberranzan, e Jarlaxle frequentemente é contratado por casas rivais que desejam destruir secretamente umas às outras. Quenthel e a Casa Baenre, a contragosto, confiaram na Bregan D’aerthe mais de uma vez. As variadas alianças que Jarlaxle mantém – inclusive com não-drow no mundo da superfície – constituem, talvez, o maior segredo não dito em Menzoberranzan.
Ganchos de Aventura em Menzoberranzan
As aventuras ambientadas em Menzoberranzan são perfeitas para um grupo de personagens malignos em D&D, oferecendo facilmente uma grande dose de possibilidades políticas a la Game of Thrones. Para outras possibilidades, tente as seguintes sugestões:
- Menzoberranzan possui dois distritos que são relativamente diversos – o Bazar, onde os comerciantes têm permissão para abrir suas lojas, e o Braeryn, uma área pobre povoada por escravos e drow fugitivos. Ambas as áreas oferecem perspectivas intrigantes para uma campanha, possivelmente onde os personagens são mercadores tentando ganhar algum dinheiro no mercado mais difícil da Umbreterna, ou refugiados escondidos em meio ao pior da cidade. Embora Menzoberranzan possa não receber bem os elfos da superfície, uma campanha ambientada nesses distritos seria a desculpa perfeita para jogar com raças incomuns, como bugursos e hobgoblins, apresentados no Guia de Monstros do Volo.
- Jogar como um grupo de mercenários da Bregan D’aerthe, com Jarlaxle agindo como um delegador de missões, é uma excelente maneira de começar uma campanha em Menzoberranzan, começando na cidade e depois se estendendo até a Umbreterna. Mestres criativos podem até começar com o capítulo sobre Menzoberranzan de Out of the Abyss e tecer um conto alternativo que conta a história de espiões de elite da Bregan D’aerthe tentando realizar missões após os eventos que ocorrem na aventura.
- Recentemente, a tradição em Forgotten Realms foi ajustada para introduzir outras comunidades drow livres da influência corruptora de Lolth. Os drow de Menzoberranzan são agora oficialmente conhecidos como Udadrow, e duas outras sociedades – a gélida cidade do norte de Callidae e o enclave de selva de Saekolath – são o lar dos Aevendrow e dos Lorendrow, respectivamente. Resta saber como os próximos produtos de D&D apresentarão esses novos povos, mas ambos estão muito distantes de suas contrapartes cruéis da Umbreterna. Uma campanha cheia de jogadores de Aevendrow ou Lorendrow se aventurando no território aterrorizante dos Udadrow certamente despertará a imaginação de qualquer um!
Jogadores e mestres buscando por mais informações sobre Menzoberranzan podem encontrá-las em produtos mais antigos de D&D, ou explorar o artigo sobre a cidade no Fandom de Forgotten Realms. Ambos fornecerão mais informações sobre esta metrópole obscura, onde os virotes envenenados dos drow espreitam em cada esquina, e onde pisar em um aracnídeo pode levar ao fim de sua existência. Seja o que for usar, fique atento – Lolth está observando, e a Rainha Aranha tudo vê!
Jeremy Blum (@PixelGrotto) é jornalista, blogueiro de games, aficionado por histórias em quadrinhos e fã de todas as formas de narrativa. Ele jogou seus primeiros dados poliédricos enquanto vivia em Hong Kong, em 2017. Desde então, ele nunca olhou para trás e adora jogos de RPG, e sempre vê a chance de contar as histórias que vêm pipocando em sua cabeça desde a infância.
Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!