Faéria – PNJs Mais Importantes

Os Principais PNJs do Plano das Fadas

Texto de Mike Bernier
Publicado Originalmente em https://www.dndbeyond.com/posts/1015-welcome-to-the-feywild-a-beginners-guide-to-the
Traduzido por Paulo “Faren” Henrique, do Toca do Coruja RPG
Revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20


Ainda não sabemos quem serão os principais personagens não-jogadores em The Wild Beyond the Witchlight, o próximo livro de aventuras de D&D ambientado em Faéria. No entanto, podemos olhar para a história dos livros e edições anteriores de para adivinhar os principais personagens que você poderá encontrar ou ouvir falar em suas jornadas.

Aqui está um resumo do que sabemos sobre os líderes que presidem facções de Faéria:

Rainha Titânia


A Rainha Titânia da Corte do Verão é um ser com um poder tão antigo que muitos a consideram a mais poderosa de todas as arquifadas. Como muitos feéricos, ela pode mudar sua aparência à vontade, embora na maioria das vezes ela tome a aparência de uma bela elfa com pele cor de mel e cabelos que brilham através de todas as cores das folhas de outono. Seus olhos mudam de cor com base em seu humor, variando de um verde esmeralda quando está calma até um âmbar dourado quando está irritada.

Embora Titânia seja vista como a força motriz do bem em Faéria, ela não hesita em queimar seus inimigos no fogo da batalha. Acima de tudo, ela entende que os incêndios florestais são um estágio necessário no ciclo de vida de uma floresta. Sua principal preocupação é a saúde e segurança de Faéria, e fará qualquer coisa ao alcence de seu imenso poder para garantir que as terras dentro das fronteiras da Faéria permaneçam belas e intocadas.

De todas as arquifadas, Titânia é a mais receptiva aos mortais. Ela se delicia com a inovação e a criatividade que resultam no breve tempo de vida daqueles que viajam do Plano Material, e frequentemente solicita artistas mortais nas reuniões de sua corte. Decorrente de seu amor pelos mortais, Titânia é conhecida por ouvir os apelos de aventureiros que viajam pelos perigos de Faéria para procurá-la. Mesmo que não seja tão inconstante ou volátil quanto as outras arquifadas, nada do que ela oferece àqueles que procuram sua ajuda é dado de graça.

Rainha do Ar e da Escuridão


Imagem da Wizards of the Coast

A Rainha do Ar e da Escuridão é uma arquifada como sua irmã, a Rainha Titânia. Em oposição à Corte de Verão e às fadas seelie, a Rainha do Ar e da Escuridão governa as fadas unseelie e a Corte do Ocaso. Embora ela não seja inerentemente má – já que nada é realmente bom ou mau em Faéria – ela representa a morte e o frio, utilizando um poder implacável que reside em lugares onde os raios do sol nunca se tocam.

A Rainha do Ar e da Escuridão não faz questão de parecer como uma criatura sensível e familiar como sua irmã. Em vez disso, ela projeta sua presença a partir do Diamante Noturno, uma joia negra que paira, do tamanho de uma cabeça humana e que brilha com estrelas capturadas. Por causa de sua natureza misteriosa e naturalmente suspeita, não se sabe muito sobre a Rainha do Ar e da Escuridão. Não se sabe se seu verdadeiro nome se perdeu com o passar do tempo, ou se aqueles que o sabem, têm medo de pronunciá-lo.

Dizem que a Rainha do Ar e da Escuridão ouve aqueles que a chamam em momentos desesperadores, quando o poder enigmático da rainha é a única esperança que podem ter na situação terrível em que se encontram. Aqueles que são atendidos e recebem seu poder normalmente têm que negociar mais do que segredos ou favores. As pobres almas que aceitam os termos geralmente não demoram a preferir com saudade o conforto que era a situação de desespero antes de conhecê-la.

Fadas seelie (veranil) e unseelie (invernal)

Seelie e unseelie não representam exatamente o bem e o mal, embora muitos mortais façam essa correlação. Muitas fadas seelie são boas, e muitas fadas unseelie são más, mas a oposição um ao outro origina-se mais da rivalidade pessoal de suas rainhas do que de aspectos morais. Habitantes de aparência feia em Faéria, como fomorianos e megeras, quase nunca são membros de algum dos tribunais, e feéricos de espírito livre rejeitam as cortes inteiramente. As cortes guerreiam entre si, mas também competem em disputas mais ou menos amigáveis e até aliam-se entre si de vez em quando em acordos pequenos e secretos.

Fonte: Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre.

Oberon, o Lorde Verde


Oberon, o Lorde Verde, é o arquifada da selva e dos animais de Faéria. Conhecido como o maior caçador e guerreiro da floresta do plano, diz-se que ele está sintonizado com cada graveto e galho em cada floresta dessa extensa e selvagem terra.

A defesa rigorosa que Oberon tem para com o mundo natural lhe rendeu a lealdade de todas as criaturas da floresta e, até às vezes, o afeto da Rainha Titânia. A relação entre Oberon e Titânia é tão tumultuada quanto se poderia esperar entre duas das mais poderosas arquifadas de Faéria. Às vezes Oberon e Titânia são amantes, outras vezes eles lutaram à beira da própria destruição.

A maioria das vezes que mortais buscarem o Lorde Verde, ficarão desapontados. Rastreá-lo é quase impossível nas florestas feéricas que ele chama de lar. No entanto, se um mortal em busca de ajuda é nobre o suficiente e deseja proteger a natureza, Oberon se revelará e permitirá que o apelo do mortal seja ouvido. Se Oberon faz alguma coisa para ajudar ou não, depende inteiramente de como sua natureza caótica o está dominando no momento.

Príncipe da Geada


Diz-se que O Príncipe da Geada já foi conhecido como o Príncipe Solar, mas foi traído pela mulher que amava. Naquele dia, o coração do Príncipe da Geada congelou e seu domínio se tornou uma infinita tundra de ventos congelantes e feras perigosas, conhecida como Vale da Noitelonga.

Embora não seja desnecessariamente maligno, aqueles que buscarem sua ajuda não terão misericórdia por qualquer deslize ou erro que cometam. Bodes expiatórios e política não têm a atenção dele como o restante das fadas. Entretanto, aqueles que são alvos da ira do Príncipe da Geada são retaliados de forma rápida e cruel. Mesmo os mortais que buscam sua ajuda podem encontrar seu fim. O Príncipe da Geada mantém na sala do trono de sua Fortaleza das Lágrimas Congeladas estátuas congeladas daqueles que imploraram por sua ajuda.

Baba Yaga


Baba Yaga é conhecida por ser uma das megeras mais poderosas que já existiram. Como é comum com as megeras, Baba Yaga se delicia com todas as coisas feias e terríveis. Seu intelecto desumano e habilidades mágicas insondáveis fizeram com que ela ascendesse a uma das arquifadas, algo que nenhuma outra megera conseguiu antes.

Como todas as megeras, Baba Yaga não é membro da Corte de Verão nem da Corte do Ocaso. Porém não está claro se ela não participa porque as cortes feéricas admiram a beleza acima de todos os outros traços ou porque Baba Yaga se recusa a sentar-se em meio à baboseira e politicagem das fadas. Mesmo sem assumir, tanto fadas seelie quanto unseelie reconhecem que as sábias palavras e profecias de Baba Yaga desempenham um papel importante na paisagem de Faéria e do Plano Material, embora isso não os motivem a convidá-la para uma de suas reuniões na corte.

Quando não está viajando pelos planos para aumentar sua coleção de segredos antigos, Baba Yaga reside em um pântano conhecido como Murkendraw. Este pântano imundo é uma das terras mais traiçoeiras de toda Faéria, hospedando insetos gigantes, crocodilos mutantes e terríveis criaturas do pântano. Aqueles que são habilidosos o suficiente para navegar pelo terreno traiçoeiro e escapar de feras mortais, podem encontrar a cabana arruinada que Baba Yaga chama de lar. À primeira vista, a cabana parece estar erguida sobre palafitas da lama. Mas essa impressão some rapidamente quando pernas se erguem da água fedorenta para revelar que a cabana está andando sobre gigantescas pernas de galinha.

Embora seja conhecida por já ter feito coisas boas – como ascender a famosa aventureira Tasha, autora de Tasha’s Cauldron of Everything – não se engane, pois Baba Yaga é egoísta e má. Baba Yaga deseja o poder acima de tudo e não permitirá que coisas como moral nem a bondade atrapalhem seu caminho para adquiri-lo.

Negociando com Baba Yaga

Aventureiros que buscam os segredos e o poder de Baba Yaga devem ficar espertos. Baba Yaga é uma mestra em negociações feitas de forma traiçoeira, ainda mais do que as Rainhas de Faéria. Poucos foram os que saíram em vantagem depois de negociar com a megera. Quem for sensato sabe ficar longe de Baba Yaga e de seus acordos dúbios.

Imagem da Wizards of the Coast

Thrumbolg


Os fomorianos são conhecidos por sua teimosia em discordar de tudo e todos, especialmente de outros fomorianos. No entanto, todos eles admitirão de má vontade que o tirano Thrumbolg, Lorde de Mag Tureah, é o mais poderoso entre eles.

Para conhecer Thrumbolg, é preciso também entender a grande fortaleza fomoriana de Mag Tureah. Esta fortaleza ornamentada com paredes de ferro permaneceu vazia por séculos depois de sua descoberta. Nenhum fomoriano que entrou nos corredores amaldiçoados da cidadela foi visto novamente. Era sabido que um horror sem nome e misterioso espreitava seus corredores, devorando tudo o que entrava. Bem, isso até Thrumbolg aparecer.

Thrumbolg, ou o Primeiro Lorde como é chamado agora, conseguiu chegar ao centro da fortaleza e reivindicar a cidadela para si. Agora, como o governante deste ponto forte crucial na Umbreterna de Faéria, ele foi capaz de unir as facções guerreiras de fomorianos, expandindo seu império a partir das torres de ferro e paredes negras de carvão de sua fortaleza. Ninguém sabe ao certo como Thrumbolg conseguiu derrotar os habitantes do mal que espreitavam em Mag Tureah antes de sua ocupação. Alguns especulam, um tanto nervosos, é claro, que talvez ele não tenha derrotado o mal que espreitava os corredores escuros da cidadela de ferro por séculos, mas que se aliou a eles.

Como se a ameaça de fomorianos finalmente se reunindo sob um líder não fosse ruim o suficiente, a cidadela de Mag Tureah é conhecida por conter incontáveis portais de e para o Plano Material. Esses portais são extremamente ocasionais, indo e vindo sem motivo ou padrão aparente. O Primeiro Lorde tem trabalhado no mapeamento dos portais na tentativa de traçar o tempo e os locais em que aparecerão. Uma vez que tenha dominado isso, Thrumbolg e seu exército de fomorianos terão os meios e as informações necessárias para tentar impor seu domínio sobre o mundo mortal.

Lady Shandria


Imagem da Wizards of the Coast

Lady Shandria é a governante da maior cidade eladrin de Faéria – Astrazalian, a Cidade das Luzes Estelares. Astrazalian é um dos locais mais antigos e politicamente importantes em toda a Agrestia das Fadas por causa de uma propriedade específica: ela aparece no reino mortal durante metade do ano.

Como a cidade se transporta de forma segura para o Plano Material, ela se tornou um centro extremamente próspero para o comércio entre os dois mundos. Os produtos únicos e mágicos de Faéria podem ser encontrados à disposição em muitas nações quando a cidade cruza a fronteira com o reino mortal nos meses de primavera e verão.

Lady Shandria é uma guerreira veterana que já mostrou suas habilidades em comandar um exército em batalha, além de ser igualmente capaz de governar um importante centro de comércio que abrange todos os planos. Embora o posto de um senhor da guerra para ser o governante de uma cidade possa parecer estranho – e Lady Shandria obviamente se irrita com a politicagem envolvida na administração da cidade – Astrazalian reside nas fronteiras do território fomoriano. A cidade sempre está em constante alerta contra ataques.

Alguns dizem que sua habilidade inerente de liderar decorre do fato de que ela é uma sobrinha distante da Rainha Titânia. Embora tenha boas relações com a governante da Corte de Verão, Lady Shandria está sempre se esforçando para construir seu próprio nome, em vez de contar com os contatos concedidos a ela pela Rainha Titânia.

Faça um Teste de Persuasão

Aqueles que procurarem tentar entrar na política feérica, achará Astrazalian uma sopa de nobres eladrins influentes quanto ao requerimento de missões. A própria Lady Shandria é conhecida por contratar aventureiros mortais para realizar tarefas perigosas para que ela não desperdice suas valiosas reservas de eladrins em missões letais. Se conseguir impressionar Lady Shandria, um convite à Corte de Verão está quase que garantido.

Mantenha seus Amigos por Perto


Ao viajar por Faéria, mantenha esses personagens não-jogadores importantes em mente. Você pode ouvir boatos sobre eles ou encontrá-los ou encontrar os conselheiros deles ao longo do caminho. Mas tenha cuidado ao fazer acordos com eles ou outras fadas, assim você não ficará preso em um acordo que é tão brutal quanto um contrato infernal.

As informações apresentadas aqui são mais uma pincelada sobre Faéria do que um conteúdo completo, mas pode servir como um ponto de partida para sessões de planejamento e combates em Faéria, a Agrestia das Fadas. Se você gostou do artigo e quer mais conteúdo como este, ou se você tem alguma informação a acrescentar sobre Faéria, deixe um comentário abaixo!


Mike Bernier (@arcane_eye) é o fundador do Arcane Eye, um site focado em fornecer dicas úteis e truques para todos aqueles envolvidos no mundo do D&D. Quando não está escrevendo para o Arcane Eye, Mike passa a maior parte de seu tempo jogando, caminhando com sua namorada e cuidando da verdadeira selva de plantinhas que invadiram sua casa.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: