Faéria – Facções
As Facções de Faéria: do Eladrin ao Fomoriano
Texto de Mike Bernier
Publicado Originalmente em https://www.dndbeyond.com/posts/1021-feywild-101-factions-of-the-feywild-from-the
Traduzido por Paulo “Faren” Henrique, do Toca do Coruja RPG
Revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20
Com a proximidade do lançamento de The Wild Beyond the Witchlight, a próxima aventura de D&D, agora é um bom momento para recapitular seu conhecimento sobre o Plano Feérico. Neste artigo, conversaremos sobre as facções importantes de Faéria, e como elas podem interagir com aventureiros do Plano Material e o que podem estar fazendo
Facções de Faéria
Os habitantes de Faéria geralmente são chamados de fadas ou feéricos. Essas criaturas complicadas e imersas em magia são tão perigosas quanto o ambiente do qual se originaram. Uma das características mais perigosas dos feéricos é que existem poucas criaturas verdadeiramente não-inteligentes entre eles. Mesmo as pequenas criaturas da floresta podem exibir inteligência semelhante à de um humanoide adulto.
Como acontece com a maioria das criaturas inteligentes, feéricos de mentalidade e ideologias semelhantes se uniram para formar uma série de facções poderosas em Faéria. Algumas, como as cortes seelie e unseelie, são compostas por criaturas feéricas nativas do Planos das Fadas. Essas facções são lideradas por criaturas extremamente poderosas e semelhantes a deuses, chamadas arquifadas.
Outras facções, como os eladrins e os fomorianos, consistem em criaturas que migraram para Faéria e fizeram dela seu lar. Essas criaturas foram influenciadas pela exposição ao plano, fazendo com que perdessem características transmitidas por seus ancestrais e adotassem propriedades feéricas.
Eladrin
Eladrin são elfos que foram expostos à intensa magia de Faéria por tempo suficiente para terem mudado fundamentalmente seu próprio ser. Embora ainda sejam semelhantes aos elfos que vivem fora do Plano Feérico, a estranha magia do plano mudou a natureza dos eladrins, combinando com seu temperamento caótico.
Faéria e o local de nascimento dos elfos, Arvandor, compartilham uma energia mágica intensamente emocional, fazendo com que os eladrins compartilhem semelhanças com os primeiros elfos. Elfos que vivem no Plano Material tornaram-se frios no controle de suas emoções, enquanto os eladrins são governados por impulsos selvagens. Em um momento, você pode estar tendo uma conversa fria com um sombrio eladrin invernal. Em outro, a lâmina de uma faca afiada de um eladrin veranil está em sua garganta por causa de um pequeno insulto acidental.
Embora Faéria possa ter moldado os eladrins como seres feéricos, apenas alguns deles foram transformados em verdadeiras criaturas feéricas. É improvável que você veja eladrins que mantiveram sua herança élfica nas cortes seelie ou unseelie, embora possam se alinhar com qualquer uma das cortes se for necessário. Em vez disso, os eladrins criaram uma sociedade para si próprios em Faéria. Os eladrins usaram sua longevidade e poderosas habilidades mágicas para erguer gloriosas cidades repletas de arquitetura élfica espetacular, e que são verdadeiramente únicas em Faéria. A maioria dessas cidades eladrins tem centenas, senão milhares de anos. Repletos de conhecimento, seus estudiosos e universidades esqueceram segredos mais antigos do que os elfos do Plano Material jamais souberam.
Fadas Seelie
As fadas seelie são leais à arquifada Rainha Titânia e sua Corte de Verão. A Corte de Verão é composta principalmente de criaturas silvestres, como centauros, dríades, sátiros, pixies e sprites.
Embora nem as seelie e nem as unseelie estejam particularmente preocupadas com a segurança e o bem-estar dos mortais que chegam até Faéria, a Corte de Verão tem uma tolerância maior com os mortais, e seus membros geralmente têm menos desejo de aniquilá-los. A Corte de Verão, contudo, é conhecida por sequestrar dramaturgos, músicos e poetas do mundo mortal para que possam fornecer algum entretenimento. Esses artistas ficam extasiados com a exuberância e a beleza da Corte do Verão e podem se surpreender ao descobrir que dezenas de anos se passaram no Plano Material no momento em que tropeçam para fora de uma encruzilhada feérica.
As fadas seelie tendem a viver com coragem e violência que se adequam às altas temperaturas e à colheita abundante do verão. Embora, assim como os dias quentes de verão, a natureza acolhedora de uma fada de verão pode rapidamente se transformar em uma tempestade de raiva. Uma vez irritados, os membros da Corte de Verão ficam ansiosos para descarregar sua ira sobre aqueles que os injustiçaram.
Fadas Unseelie
Fadas unseelie consistem nos membros de Faéria que se escondem no escuro e no frio, razão pela qual são frequentemente chamados de Corte do Ocaso. Essas criaturas isoladas são geralmente os caçadores de seu ecossistema, preferindo matar em vez de crescer.
As criaturas que seguem a Rainha do Ar e da Escuridão e sua Corte do Ocaso geralmente consistem em tenebrosos, cacholas-vermelhas, panteras deslocadoras e outras criaturas sedentas de sangue. A natureza desses seres os tornam mais imprevisíveis e perigosos do que as fadas seelie. Embora seja possível negociar com um centauro para ganhar passagem por uma clareira, você provavelmente não terá a chance de ver um cão yeth antes que ele dê o bote.
Feéricos da Corte do Ocaso tendem a ver o mundo com uma cor sombria e fria, como a de uma noite silenciosa de inverno. Menos levianos do que as fadas de verão, as fadas do inverno ainda reverenciam a beleza ao seu próprio estilo. Reunindo-se em castelos de gelo esculpido e intrincadamente desenhados, as festas da Corte do Ocaso são mais capazes de ter, por exemplo, um único violinista tocando para uma multidão silenciosa de fadas de inverno, em vez de para uma massa saltitante de fadas de verão dançando.
Fomorianos
Os fomorianos são gigantes que, nos tempos antigos, viveram em Faéria ao lado dos elfos. As duas sociedades conseguiram coexistir por causa do vínculo mútuo pela magia que emanava daquele local caótico.
Com o tempo, o apreço dos fomorianos pela magia se transformou em luxúria, convertendo-se em um desejo por poder que passou a consumir seus corações. Os fomorianos foram à guerra contra os eladrins na esperança de dominar sua raça rival e reivindicar a magia para si mesmos. Justamente quando se pensava que a sede de sangue e o ódio dos fomorianos alcançariam o exército eladrin, os feéricos nativos do Plano das Fadas se aliaram aos eladrin. Essa aliança conseguiu conduzir os exércitos fomorianos para os conjuntos de cavernas que se estendem profundamente abaixo da terra.
Enquanto os fomorianos derrotados recuavam para os túneis subterrâneos, já planejando seu ataque às forças da superfície, foram vítimas de sua impureza interior, a qual infectou seus corações. Uma maldição tomou conta de seus corpos, deformando os fomorianos de tal forma que sua aparência física passou a ser tão vil quanto quanto eram por dentro. Essa mudança bloqueou seu acesso à magia, o que impulsionava sua sede de poder.
Os fomorianos agora chamam de lar a Umbreterna de Faéria. Aqui, suas tribos lutam constantemente e sempre falham em cooperar o suficiente para ser tornar uma ameaça significativa para aqueles que vivem na superfície. Os fomorianos odeiam todas as outras criaturas feéricas, capturando e escravizando quem for parar em suas fortalezas subterrâneas. Ocasionalmente, grupos de invasores são enviados dos acampamentos fomorianos para as regiões da superfície de Faéria para procurar itens mágicos poderosos ou maneiras de desfazer a maldição que os atormentou por tanto tempo.
Códigos Sociais na Agrestia das Fadas
Como cada facção detém um poder devastador, existem códigos sociais antigos e elaborados que ajudam a manter o equilíbrio entre os membros instáveis das facções de Faéria. Esses códigos sociais são imperativos para garantir que o Plano Feérico permaneça em uma situação de relativa paz, embora de maneira um tanto inquieta. Uma guerra aberta entre quaisquer dessas facções poderosas pode causar a destruição total do plano e ter sérias consequências para o multiverso como um todo.
A maior parte das criaturas de Faéria é tão adepta a políticas complexas e contratos feitos com precisão, que podem atrair viajantes mortais para negócios desfavoráveis com relativa facilidade. Os mortais que são capazes de obedecer à etiqueta condizente com a das fadas, e barganhar usando negociações sagazes, provavelmente ganharão favores mais rápido do que aqueles que tendem resolver as situações com o uso da força.
The Wild Beyond the Witchlight é a próxima grande temporada de aventuras de D&D! A aventura traz o capricho caótico de Faéria para a quinta edição pela primeira vez, e oferece novos personagens, monstros, mecânicas e ganchos de história adequados para jogadores de todas as idades e níveis de experiência!
Mike Bernier (@arcane_eye) é o fundador do Arcane Eye, um site focado em fornecer dicas úteis e truques para todos aqueles envolvidos no mundo do D&D. Quando não está escrevendo para o Arcane Eye, Mike passa a maior parte de seu tempo jogando, caminhando com sua namorada e cuidando da verdadeira selva de plantinhas que invadiram sua casa.
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