Drizzt Do’Urden

Texto de John Roy
Publicado Originalmente em https://www.dndbeyond.com/posts/1027-drizzt-introducing-the-iconic-hero-of-dark
Traduzido por Paulo “Faren” Henrique, do Toca do Coruja RPG
Revisado por Bruno Felipe, do Inimigos do D20

Drizzt: Apresentando o Icônico Herói da Dark Alliance em sua campanha de Dungeons & Dragons

Drizzt Do’Urden retorna aos videogames em Dungeons & Dragons: Dark Alliance, um RPG de ação cooperativo. O herói icônico de Forgotten Realms, os Reinos Esquecidos, será um personagem jogável no videogame. Porém, depois de jogar o jogo, você pode querer outras formas de encontrar esse drow renegado. Neste artigo, discutiremos o que torna Drizzt um herói de D&D tão amado – e como você pode dar vida a ele e usá-lo em sua campanha na quinta edição de D&D. Eu juntei blocos de estatísticas de monstros para criar Drizzt e sua devota companheira, Guenhwyvar. Então, vamos entender isso melhor!

Por que Amamos Drizzt?

Imagem da Wizards of the Coast

Encontrei Drizzt pela primeira vez na Meltdown Comics, em Los Angeles. Eu estava interessado em Conan, o Bárbaro, e faminto por mais espadas e feitiçaria quando descobri a adaptação da Devil’s Due Comics para o pátria de R. A. Salvatore. Os traços que o artista Tim Seeley fez do drow em cavernas roxas brilhantes trouxe a Umbreterna à vida para mim. Entre os super-heróis com quem dividia estantes na Meltdown Comics, Drizzt era visualmente inconfundível com sua capa verde, longos cabelos brancos, pele cor de carvão e olhos lilases.

Os elfos obscuros da mitologia nórdica não se parecem em nada com os que Gary Gygax inventou para Greyhawk. O escritor Edgar Rice Burroughs teve uma clara influência no co-criador de D&D. É fácil imaginar uma revista dos anos 1930 apresentando o drow: “Um mundo subterrâneo! As amazonas dominam! Uma sociedade traiçoeira onde o mal é bom!”

Como os criadores do Super Homem e da Mulher Maravilha, Gygax transformou as primeiras ideias em algo novo. Os drow formavam uma sociedade matriarcal remota, mas onde as irmãs da Princesa Diana viviam na Ilha Paraíso, os Romulanos assassinos criados por Gygax tramavam em cavernas cercadas por túneis monstruosamente grandes. Ainda mais legal para todos os nossos filhos na faixa de 12 anos: havia um drow bom entre os demais. E ele lutava com duas espadas e uma pantera mágica.

Uma Breve Aula de História


Criado em 1990 por Salvatore como ajudante de Wulfgar, o herói bárbaro mais conhecido, Drizzt mais do que igualou a popularidade de seus colegas, os Companheiros do Salão (de Mitral). Com um metro e setenta e cinco de altura e uma constituição esguia, Drizzt é um simpático e sofrido elfo drow em um mundo de horrores. Apesar do fato de que os drow não se parecerem muito com os humanos do mundo real, Drizzt é um personagem que trás algumas identificações e contribui para uma boa história.

Ele é um pária e uma boa pessoa que surgiu de um culto obcecado por aranhas. Ele é julgado injustamente por sua aparência e deve trabalhar incansavelmente para provar que é um aliado confiável para aqueles que vivem na superfície do mundo. Ele nem sempre se dá conta disso, mas continua a lutar contra males que outros permitiriam. E através de suas lutas, ele firmou uma nova família entre os Companheiros.

Drizzt na Mídia

O famoso aventureiro drow não aparece apenas em livros e histórias em quadrinhos. Ele aparece em videogames como Baldur’s Gate: Dark Alliance – e sua sequência – e é um personagem jogável no Dark Alliance de 2021. Ele também aparecerá em sua própria carta colecionável no conjunto de Magic: The Gathering’s Adventures in the Forgotten Realms

 

Trazendo Drizzt para sua Campanha de D&D

Imagem da Wizards of the Coast

Drizzt está bem e com saúde na linha do tempo da quinta edição de D&D, e frequentou vários locais encontrados nas aventuras de Forgotten Realms desta mesma edição. Então, colocá-lo em sua campanha é algo fácil.

Drizzt como um Aliado


A inserção de um personagem icônico da mitologia de D&D pode ser um diferencial em sua campanha também. Se os jogadores estiverem familiarizados com Drizzt, espalhe rumores de que um elfo obscuro e seu enorme gato preto foram recentemente vistos entrando na mesma masmorra que os personagens irão explorar. Corpos atingidos por cimitarras e garras podem estar na entrada da masmorra. Então, quando a iniciativa for jogada contra um poderoso grupo de inimigos, Drizzt pode entrar na briga, dividindo a atenção dos oponentes. Como alternativa, a agitada Guenhwyvar poderia levar o grupo até um Drizzt gravemente ferido. 

Drizzt como um Antagonista


Drizzt também pode ser um grande antagonista. Os jogadores podem ter a coragem testada contra um personagem lendário. Um devorador de mentes pode estar controlando o drow. O grupo pode ser forçado a lutar contra ele por tempo suficiente para quebrar o controle do illitide sobre a mente do elfo obscuro.

Os Companheiros do Salão como Patrocinadores do Grupo

Drizzt e outros membros dos Companheiros do Salão podem ser um excelente patrocinador do grupo, especialmente para drow renegados que seguiram os passos de Drizzt. Os Companheiros podem estar dando um passo para trás como aventureiros a fim de permitir que uma nova geração dê um passo à frente – mas certifique-se de não promover os personagens como algum tipo de “Equipe B”. Os Companheiros devem contar com os personagens e respeitá-los. Eles podem até servir como mentores para os personagens durante o tempo livre.

Falando e Agindo como Drizzt

Quanto a interpretar este icônico drow, todo excelente ator busca a essência do que interpreta. Em uma entrevista sobre Star Wars: The New Jedi Order – Vector Prime, Salvatore chama Drizzt de “o herói romântico clássico, incompreendido, que se apega a um código de ideais mesmo quando as coisas ficam difíceis, embora ele nunca sinta muito apreço por isso,” e lista Aragorn de O Senhor dos Anéis como uma inspiração. Este pode finalmente ser o momento para sua versão de Viggo Mortensen. Mas, desde que os discursos de Drizzt estejam alinhados com os de filhos de famílias ricas e qualquer outro drow em sua campanha, então você é bom nisso.

Blocos de Estatísticas Drizzt e Guenhwyvar

Imagem da Wizards of the Coast

Eu construí blocos de estatísticas de monstros para Drizzt e Guenhwyvar usando o criador de monstros homebrew do D&D Beyond. Suas estatísticas podem ser encontradas abaixo:

Drow Taciturno Pária

Humanoide Médio (elfo), caótico e bom

Classe de Armadura 20 (couro batido +1, cimitarra defensora +2)

Pontos de Vida 144 (16d10 + 60)

Deslocamento 9 m

FOR DES CON INT SAB CAR
13 (+1) 20 (+5) 18 (+4) 12 (+1) 15 (+2) 12 (+1)

Salvaguardas Des +9, Sab +6

Perícias Acrobacia +9, Furtividade +9, Percepção +9

Resistências a Dano ígneo

Sentidos visão no escuro 36 m, Percepção passiva 14

Idiomas Anão, Comum, Élfico, Subcomum

Nível de Desafio 9 (5.000 XP)


Bônus de Proficiência +4

Ancestralidade Feérica. O drow taciturno pária tem vantagem nas salvaguardas contra ser enfeitiçado, e magia não pode colocá-lo para dormir.

Conjuração Inata. Carisma é o atributo de conjuração inata do drow taciturno pária (CD 13 para evitar magia). Ele pode conjurar inatamente as magias a seguir, sem precisar de componentes materiais:

À vontade: luzes dançantes

1/dia cada: escuridão, fogo das fadas (pessoal apenas)

Crítico Aprimorado. Os ataques armados do drow taciturno pária são acertos críticos em um resultado 19 ou 20 no d20.

Indomável (1/Dia). O drow taciturno pária pode jogar novamente uma salvaguarda na qual tenha falhado

Retomar o Fôlego (Recarrega após um Descanso Curto ou Longo). Com uma ação bônus, o drow taciturno pária pode recuperar 16 pontos de vida.


AÇÕES

Ataques Múltiplos. O drow taciturno pária faz três ataques armados: dois com a cimitarra congelante +3 e um com a cimitarra defensora +2, ou três com o arco longo +3.

Cimitarra Congelante +3. Arma de Combate Corpo a Corpo: +12 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 11 (1d6 + 8) cortante mais 3 (1d6) gélido.

Cimitarra Defensora +2. Arma de Combate Corpo a Corpo: +11 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 10 (1d6 + 7) cortante.

Arco Longo +3. Arma de Combate à Distância: +12 para acertar, alcance 45/180 m, um alvo. Dano: 12 (1d8 + 8) perfurante.

Pantera Leal. Uma estatueta do poder maravilhoso esculpida em ônix no formato de uma pantera. Se o drow taciturno pária disser a palavra de comando e arremessar a estatueta em um local à vista a até 18 metros, o objeto se torna uma pantera leal.

A pantera leal obedece os comandos dados pelo drow taciturno pária e é amigável aos aliados dele. Após 12 horas ou depois de ser reduzida a 0 pontos de vida, a pantera leal reverte para sua forma de estatueta e não pode ser usada novamente pelas próximas 24 horas.


REAÇÕES

Aparar. O drow taciturno pária acrescente 3 à sua CA contra um ataque armado corpo a corpo que o acertaria. Para tanto, o drow deve ver o atacante e deve estar empunhando uma arma de combate corpo a corpo.

Pantera Leal

Fera Grande, sem alinhamento

Classe de Armadura 12

Pontos de Vida 49 (7d10 + 14)

Deslocamento 12 m

FOR DES CON INT SAB CAR
18 (+4) 14 (+2) 15 (+2) 3 (-4) 12 (+1) 8 (-1)

Perícias Furtividade +4, Percepção +3

Sentidos visão no escuro 18 m, Percepção passiva 13

Idiomas

Nível de Desafio 2 (450 XP)

Bônus de Proficiência +2


Bote. Se a pantera leal se mover ao menos 6 metros em linha reta em direção a uma criatura e então atacar com a garra no mesmo turno, o alvo deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Força CD 14 ou fca caído. Se o alvo estiver caído, a pantera leal pode fazer um ataque de mordida contra ele com uma ação bônus.

Olfato Aguçado. A pantera leal tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam do olfato.

Táticas de Grupo. A pantera leal tem vantagem em uma jogada de ataque contra uma criatura se ao menos um de seus aliados, não incapacitado, estiver a até 1,5 metro da mesma criatura.


AÇÕES

Garra. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 10 (2d6 + 4) cortante.

Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +6 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 9 (1d10 + 4) perfurante.

“Esse não é o Drizzt!”


Os blocos de estatísticas de monstros são mais simples de se construir do que uma ficha de personagem, já que eles não foram feitos para representar todas as características do personagem, apenas sua essência básica. Drizzt foi imaginado pelos fãs de tantas maneiras diferentes, que provavelmente nunca poderíamos chegar a um consenso sobre um bloco de estatísticas perfeito – em outras palavras, esta é uma construção universal, não uma oficial para este ícone.

Por exemplo, o desenvolvedor de D&D, Chris Perkins, tinha uma ficha de personagem para Drizzt que o considerava um guerreiro campeão de 8º nível. Mas os fãs interagiram com Salvatore e analisaram o combate nos romances e o colocaram no 10º nível. Uma versão da terceira edição de Drizzt o colocava com 10 níveis em guerreiro, cinco em guardião e um em bárbaro (para representar o Caçador feroz). Alguns fãs acham que o atual poder de Drizzt dos anos de 1480 CV deve ser maior do que o das duas edições anteriores. Afinal, seu contemporâneo Jarlaxle Baenre é agora um adversário com Nível de Desafio (ND) 15 e com ações lendárias.

Se meu Drizzt não te agrada, o criador de monstros homebrew é fácil de usar e você pode criar sua própria versão!

Como Pensei o Bloco de Estatísticas de Drizzt

Eu queria fornecer um personagem não jogador que pudesse interagir de forma significativa com uma boa porcentagem da base de jogadores e que não significasse uma morte certa para quem que se opor a ele. Portanto, optei por um Drizzt de ND 9 e uma Guenhwyvar de ND 2 – um encontro difícil para um grupo de quatro aventureiros de 8º nível. Decidi não dar a Drizzt ações lendárias por preocupação com seu nível de poder.

Usei o bloco de estatísticas do drow guerreiro de elite como modelo. Removi a Sensibilidade à Luz Solar para representar as décadas de Drizzt sob sol antes de imaginar como poderia trazer seu estilo de luta para a quinta edição. Eu queria dar ênfase ao espadachim veloz que chamou minha atenção pela primeira vez anos atrás nos pôsteres de quadrinhos. Eu dei a Drizzt três ataques por rodada e proficiência em Destreza (Acrobacia). Para representar os movimentos finais épicos de Drizzt em videogames, dei a ele a característica Crítico Aprimorado da subclasse guerreiro campeão.

Para seus itens mágicos, juntei seus itens mais icônicos e os transcrevi assim,  como Perkins fez. Eu peguei os 16 Dados de Vida que sua versão da terceira edição apresentava e ajustei as estatísticas de acordo com as de Perkins.

Drizzt em Níveis Altos

Se os personagens em sua campanha forem de 12º nível ou mais, e um desafio maior for necessário, faça os seguintes ajustes no bloco de estatísticas de Drizzt:

  • Aumente seu número de Dados de Vida para 20;
  • Acrescente um ataque adicional por rodada;
  • Inclua Andahar, o unicórnio de Drizzt e/ou outros Companheiros como aliados.

Lutando como Drizzt

Drizzt normalmente é difícil de ser atingido por um golpe, além de ser capaz de causar muito dano com seus ataques. Não esqueça das magias características dos drow, escuridão e fogo das fadas, ou sua reação Aparar, o que pode resultar em uma excelente euforia no calor do combate.

Construindo Guenhwyvar


Eu primeiro olhei para as estatísticas de pantera fornecidas no Documento de Referência do Sistema. Mas a descrição dessa criatura fica aquém deste animal de 3 metros de comprimento e 270 kg que Drizzt invoca usando sua estatueta mágica. Então, procurei inspiração em outro lugar.

A ficha de personagem que Perkins fez para Drizzt sugeria usar as estatísticas de um tigre dente-de-sabre para Guenhwyvar. Usei como modelo, mas queria representar a letal lealdade da pantera para com Drizzt em termos de jogo. Eu escolhi a característica Táticas de Grupo do leão.


O comediante e escritor John Roy (@johnroycomic) apareceu em Conan e The Tonight Show e escreveu para a Vulture e Dragon Plus. Ele é o co-apresentador do podcast de comédia/jogos de guerra Legends of the Painty Men. Seus álbuns podem ser encontrados na Apple Music e no Spotify. Ele divide seu tempo entre Los Angeles e a Cidade Livre de Greyhawk.


Agora temos material de D&D em português. Não perca a chance e adquira seus livros do jogo de RPG mais popular do mundo!

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: