Diversão Offline 2019 – Aventureiros no D&D
Por Ricardo Costa
Imagine você, jogador de RPG e, em particular, do D&D, ser convidado para participar da tradução do Dungeons & Dragons para a sua língua? Como você se sentiria em estar no projeto de algo tão importante para o RPG nacional? Bem… foi assim que nos sentimos quando recebemos o convite dos representantes da Galápagos Jogos. Mas como um grupo de fãs, responsáveis pelo blog Aventureiros dos Reinos, foram parar neste projeto? Não foi tão fácil como aparenta. Como toda a história de aventureiros, sempre tem um início, que nem sempre acontece em uma taverna.
O blog Aventureiros dos Reinos, criado em 2017, partiu da vontade de Daniel Bartolomei e Augusto Ballalai em produzir conteúdo, sobretudo para o cenário Forgotten Realms, estimular novos jogadores e enriquecer as experiências das partidas de RPG de um modo geral. No final do mesmo ano, eu, Ricardo Costa, ingressei no grupo, inicialmente como colaborador, publicando as aventuras da campanha do meu grupo de RPG, Os Últimos Dias de Glória (algo que irei continuar, assim que houver tempo). Os Últimos Dias de Glória também era o nome do site criado por mim e pelo amigo Ivan Lira, que se tornou no início dos anos 2000, uma referência para quem desejava conhecer o cenário de Forgotten Realms (você pode conferir o site completo e, eventualmente, se beneficiar de algum conteúdo ainda hoje. Basta acessá-lo na barra de menus dos Aventureiros dos Reinos). O convite partiu de Daniel Bartolomei, que era nosso colaborador no UDG. Desde então, o envolvimento aumentou e os aventureiros tornaram-se três, além de agregar colaboradores esporádicos.
O blog foi se desenvolvendo, trazendo materiais inéditos e traduzindo, sempre de forma autorizada, artigos, acessórios e mesmo aventuras publicadas no exterior. Em Junho de 2018, neste movimento de trazer material útil para os RPGistas e reconhecendo a falta de suporte em português para D&D 5ª edição, resolvemos encarar um projeto ousado, talvez o mais ousado de todos que havíamos feito: traduzir o SRD (System Reference Document), ou DRS (Documento de Referência do Sistema), em português, documento de quase 400 páginas, que contém o núcleo de referência das regras que compõe o sistema do D&D 5.0. Tentativas de tradução para este material já haviam sido realizadas por outros grupos, mas nunca chegadas a termo.
Então solicitamos uma autorização por escrito da Wizards of the Coast e, uma vez ela aprovada, começamos o trabalho de tradução do DRS, com a presença de vários jogadores e mestres, que reunidos em fóruns, debateram termos e discutiram as melhores opções durante seis meses, até completarmos o trabalho, sendo o material lançado em Dezembro e disponibilizado em nosso blog. A iniciativa, a qualidade da tradução e também o empenho da equipe dos Aventureiros dos Reinos chamou a atenção da Kronos, empresa que estava associada à Galápagos, na empreitada de trazer o D&D ao Brasil.
Contatos feitos, ingressamos no trabalho e conhecemos o mundo nada fácil de traduzir um livro de regras oficial. Brainstormings para definição de termos, estabelecimento de padrões, adequações às diretrizes da marca, revisões e muitas noites em frente ao computador, trocando ideias com colegas espalhados pelos quatro cantos do país, e, é claro, pressionados pelos prazos de entrega. Assim está sendo… mas estamos adorando.
Por tudo isso, esta versão do D&D não será apenas a versão do editor, do tradutor, mas também uma versão vinda do jogador, do Mestre, do fã. De pessoas que há muito tempo trabalham e dedicam o seu tempo para o RPG por amor e, um pouco deste amor pelo hobby estará presente com certeza, quando você estiver folheando os aguardados livros e materiais de jogo, procurando pelo dano de uma magia, ou por aquela criatura para desafiar seus jogadores. Fiquem conosco! Muito ainda estar por vir!
Isso é fruto do reconhecimento pelo trabalho que vocês vêm prestando ao rpg nacional. Parabéns! P.S: já há previsão da data de lançamento? 😉
Salve Marcos!
Agradecemos muito os elogios. Desde 2017, com os Aventureiros, mas muito tempos antes disso com o UDG e mesmo individualmente, a nossa ideia sempre foi levar o RPG para muito mais pessoas. Participar desse projeto é um reflexo disso e agora terá muito mais peso. Estamos orgulhosos e felizes.
Quanto ao lançamento de D&D, não existe uma data definida. Certamente será no 2º semestre, mas a decisão final é da Galápagos, e isso será anunciado no momento oportuno.
Abração e continue nos acompanhando!