Dádivas Sombrias, uma Espada de Dois Gumes para Personagens
Texto de Jeremy Blum
Publicado Originalmente 28 de junho de 2021; disponível em https://www.dndbeyond.com/posts/1031-playing-with-dark-gifts-a-double-edged-sword-for
Traduzido por Paulo “Faren” Henrique, do Toca do Coruja RPG
Revisado por Francisco Rosa @franciscoinfante4
Arte em destaque da Wizards of the Coast
As Dádivas Sombrias, introduzidas no Van Richten’s Guide to Ravenloft, permitem que os personagens adquiram proficiências, idiomas ou habilidades adicionais adquiridas de forças que vão além da compreensão deles. Você pode escolher uma Dádiva Sombria na criação do personagem (com a aprovação do seu Mestre) ou adquirir uma ao longo do jogo. Por exemplo, se seu personagem morrer, uma figura misteriosa pode aparecer diante de você, prometendo trazê-lo de volta à vida e conceder-lhe uma pequena parcela de seu poder. Em troca, ela se ligaria a você, e as consequências não seriam bem claras a princípio.
Embora essas dádivas sombrias concedam um tremendo poder semelhante às dádivas do pacto, elas também apresentam desvantagens. Qualquer campanha de alto risco com jogadores destemidos se beneficiará do uso dessas sinistras recompensas.
Jogando com Dádivas Sombrias
Embora Dádivas Sombrias introduzam benefícios e malefícios mecânicos, elas também trazem ótimas oportunidades de interpretação. Você pode ser atormentado por espíritos sem formas definidas que, com o tempo, se revelam ser as mesmas criaturas que você matou no decorrer de sua vida, e das quais você só conseguirá se libertar através da redenção.
Ao ler sobre as Dádivas Sombrias disponíveis ou ao montar suas próprias, mantenha estas questões em mente:
- Como o personagem adquiriu essa Dádiva Sombria? Algum dos Lordes Sombrios de Ravenloft contatou um personagem em algum momento de desespero final? Será que uma arma de haste senciente que um personagem encontrou em uma ruína começou a provocar telepaticamente o personagem com visões de incomparáveis proezas de combate? Como Mestre, se você está colocando uma Dádiva Sombria no meio da campanha, pode querer explicar as consequências ao jogador do personagem que está recebendo a Dádiva. Você pode conversar em particular sobre o que está sendo oferecido e seus malefícios, sem revelar seus mistérios para outros jogadores.
- Quais são os benefícios e malefícios da Dádiva Sombria? Dádivas Sombrias personificam a ideia de que todo poder que vem fácil tem um preço. Um personagem ressuscitado por um Lorde Sombrio pode ter uma segunda chance na vida, mas também pode ser forçado a prender constantemente novas vítimas no Domínio do Pavor do Lorde Sombrio. Um guerreiro com uma arma de haste sensitiva pode causar danos incríveis contra seus inimigos, mas a arma infundida por sede de sangue também pode levá-lo a atacar companheiros em jogadas que têm 1 natural como resultado. Esses detalhes devem ficar bem claros para o jogador antes que ele escolha aceitar a Dádiva Sombria. Dá para assimilar que uma Dádiva Sombria é como fazer um acordo com o diabo, onde quem vai receber tem uma ideia geral das consequências, porém mesmo assim decide arriscar. Como jogador, esteja preparado para enfrentar esses malefícios. Um momento de vulnerabilidade pode ser uma ótima maneira de adicionar profundidade ao seu personagem.
- Uma Dádiva Sombria pode ser removida? É tremendamente difícil escapar de contratos infernais, assim como Dádivas Sombrias também são extremante difíceis de serem removidas, caso o jogador quiser tentar tal coisa. No mínimo, desfazer-se de uma Dádiva Sombria deve ser um marco digno de final de campanha. Talvez um personagem que foi ressuscitado por um Lorde Sombrio deva enfrentar as Brumas de Ravenloft e matar seu patrono para ganhar a verdadeira liberdade. O guerreiro com a arma de haste pode ser incapaz de se separar da arma a, menos que a coloque junto ao cadáver do antigo guerreiro drow que uma vez a empunhou.
Exemplo de Dádiva Sombria: Sombra Viva
A Sombra Viva é uma Dádiva Sombria que aparece no Van Richten’s Guide to Ravenloft. Ela concede ao jogador uma sombra que parece ter mente própria e pode até mesmo ajudar no combate. A conveniência desta Dádiva Sombria é contraposta pelo fato de que a sombra ocasionalmente se move por sua própria vontade e pode representar os impulsos mais sombrios de um personagem.
Personagens com essa Dádiva Sombria podem parecer completamente normais para olhos desatentos até que uma olhada mais de perto pode levar à percepção da sombra, que pode ter qualquer uma das seguintes peculiaridades:
Peculiaridade da Sombra
d6 | Peculiaridade |
1 | Minha sombra frequentemente segura armas ou ostenta ferimentos que eu não tenho. |
2 | Quando estou distraído, minha sombra entra em pânico e tenta chamar a atenção de outras pessoas, como se estivesse desesperada para escapar de mim. |
3 | Quando não está sendo observada, minha sombra faz gestos ameaçadores ou se aproxima das pessoas. |
4 | Os movimentos de minha sombra refletem os meus de forma incorreta – quando levanto minha mão esquerda, minha sombra move a direita. |
5 | Minha sombra brinca ou ocasionalmente quebra objetos Minúsculos não mágicos. |
6 | Há um pequeno, mas perceptível, atraso entre meus movimentos e os de minha sombra. |
A Sombra Viva tem as seguintes características:
- Sombra Ávida: Um personagem com essa Dádiva Sombria aprende o truque mãos mágicas e pode conjurá-lo sem a necessidade de componentes. A aparência da mão assemelha-se a um vulto sombrio que não está vinculada à sombra do conjurador. O jogador escolhe entre Inteligência, Sabedoria ou Carisma como atributo de conjuração.
- Golpe de Sombra: Quando um personagem faz uma jogada de ataque corpo a corpo, sua sombra se estende e aumenta o alcance do ataque em 3 metros. Esta característica pode ser usada uma quantidade de vezes igual ao bônus de proficiência do jogador, por descanso longo.
- Vontade Agourenta: Imediatamente após tirar um 1 natural em um d20 durante uma jogada de ataque, teste de atributo ou salvaguarda, a sombra do personagem mostra sua vontade imprevisível, podendo ser útil ou prejudicial. A próxima vez que o personagem ou uma criatura a até 9 metros dele fizer uma jogada de ataque, um teste de atributo ou salvaguarda, jogue um d4. Se o resultado for ímpar, o resultado total diminui o número tirado. Em um resultado par, o resultado total aumenta em uma quantidade igual ao número tirado. Este efeito pode ocorrer apenas uma vez por descanso curto ou longo.
Embora todos os tipos de construção de personagem possam considerar a Sombra Viva uma Dádiva Sombria útil, os personagens marciais têm mais a ganhar com o Golpe de Sombra. Um guerreiro usando uma lança longa para atacar um oponente a 3 metros de distância agora pode atacar a 6 metros de distância, e um ladino com poucos pontos de vida pode utilizar Golpe de Sombra para ataques furtivos que de outra forma seriam arriscados de serem executados devido à aproximação. Ladinos sem magia também se beneficiarão de Sombra Ávida, já que a possibilidade de conjurar mãos mágicas pode ser útil ao remexer um bolso ou investigar a porta de uma masmorra.
Para incrementar a interpretação, um guerreiro Mestre da Batalha teria um bom envolvimento com Vontade Agourenta – especialmente quando o estrategista frio e sério de repente tira um 1 natural e descobre que seus Dados de Superioridade não afetam as vontades de uma sombra viva.
Qifira Kara, a Sombra Furtiva
Os olhos do ladrão se arregalaram dentro do capuz quando as sombras perto da lareira ganharam vida, formando uma silhueta escura como tinta preta. Isso é um diabo convocado? Algum tipo de sistema de segurança misterioso? Impossível! Ele inspecionou esta casa durante a semana passada toda e a escolheu devido à falta de segurança. Não havia um único sinal de magia!
A silhueta subitamente se moveu como um relâmpago pela sala. O ladrão sentiu arrepios na nuca quando a figura reapareceu ao lado dele, quase como se tivesse se fundido com sua própria sombra. Uma voz sussurrante que parecia vagamente feminina fez cócegas em seu cérebro.
“Sabe invadir e arrombar de forma até que decente, mas não tão habilidoso quanto eu costumava ser”, murmurou a voz, parecendo divertir-se. “Homenzinho, você gostaria de ter a chance única na vida de se tornar um com a Sombra Furtiva?“
Qifira Kara, uma meio-elfa neutra má, é um exemplo de como a Sombra Viva pode ser interpretada. Outrora uma rica “socialite” de Portão de Baldur, Qifira passava os dias se divertindo com nobres nas festas da Cidade Alta. À noite, no entanto, Qifira levava uma vida dupla como a Sombra Furtiva, uma mestra ladina que iludiu as autoridades e roubou bugigangas preciosas das pessoas da mais alta sociedade balduriana.
A Sombra Furtiva somente viu seu fim quando roubou uma coleção de artefatos mágicos de um conclave de Magos Vermelhos Thay que estava de passagem pela cidade. Um dos itens que ela roubou foi uma opala amaldiçoada que se autodestruiu em sua posse, transformando-a em seu homônimo – uma sombra. Qifira possui as estatísticas de uma sombra e pode se comunicar telepaticamente com qualquer personagem ladino que tenha alinhamento neutro ou mau. Ela é incapaz de sair de um raio de 1,5 quilômetro do local onde foi amaldiçoada e constantemente espreita a área, procurando por ladrões astutos que aceitariam sua Dádiva Sombria. Se ela encontrar um indivíduo digno, ela o confrontará – no meio do roubo, se possível – e explicará que tem muito a contribuir em sua “profissão”. Tudo o que ela pede em troca é a chance de reviver suas antigas glórias e a oportunidade de matar qualquer Mago Vermelho que cruze seu caminho.
Se um personagem aceitar a oferta de Qifira, a Sombra Furtiva caminhará pelo mundo mais uma vez como a Sombra Viva do personagem. A meio-elfa também se comunicará telepaticamente com o jogador ocasionalmente, muitas vezes fazendo comentários sobre como o comércio ilegal caiu ano após ano desde sua morte. Ela não hesitará em criticar sarcasticamente os mercenários do Punho Flamejante e a Guarda de Portão de Baldur, e se a característica Vontade Ominosa for instigada, Qifira também pode criticar o personagem, dependendo do seu humor!
Quando na presença de uma Mago Vermelho de Thay, Qifira ficará furiosa, exigindo que o personagem inicie o combate. Qualquer pessoa que observar a Sombra Viva do personagem durante esses momentos vai vê-la avançar com adagas em punho. Mestres podem pedir um teste de Carisma (Persuasão) para tentar acalmar Qifira, ou fazer o jogador arriscar a perder o controle de seu personagem.
Matar os Magos Vermelhos que colocaram a armadilha na opala libertará a alma de Qifira e acabará com a Dádiva Sombria da Sombra Viva, algo que torna-se um objetivo interessante de ser cumprido a longo prazo para os jogadores que se cansarem da Sombra Furtiva ou que desejam vingar-se por ela.
Dê aos Jogadores a Dádiva das Sombras
A Sombra Viva é apenas uma das Dádivas Sombrias que podem ser encontradas no Van Richten’s Guide to Ravenloft. Outros exemplos incluem um toque mortal que causa dano necrótico com ataques desarmados, e um ser simbiótico que transforma os personagens em algo semelhante ao inimigo do Homem-Aranha, Venom! Seja qual for a Dádiva Sombria que você escolher, lembre-se de tentar seus jogadores com a promessa de grande poder – e depois deixe que as circunstâncias sombrias e desesperadoras se desenrolem com a arbitrariedade dos dados.
Jeremy Blum (@PixelGrotto) é jornalista, blogueiro de games, aficionado por histórias em quadrinhos e fã de todas as formas de narrativa. Ele jogou seus primeiros dados poliédricos enquanto vivia em Hong Kong, em 2017. Desde então, ele nunca olhou para trás e adora jogos de RPG, e sempre vê a chance de contar as histórias que vêm pipocando em sua cabeça desde a infância.
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