Bola de Fogo
Por James Haeck
Traduzido por Ricardo Costa
Originalmente publicado em 19 de março de 2018 em https://www.dndbeyond.com/posts/177-spell-spotlight-fireball
Imagem Destacada da Wizards of the Coast
Bola de Fogo
3º círculo, evocação
Tempo de Conjuração: 1 ação
Alcance: 45 metros
Componentes: V, S, M (uma pequena bola de guano de morcego e enxofre)
Duração: Instantânea
Um rastro brilhante lampeja do seu dedo apontado para um local à sua escolha e no alcance da magia, onde desabrocha com um estrondo grave em uma explosão de chamas. Cada criatura em uma esfera com raio de 6 metros, centrada naquele ponto, deve fazer uma salvaguarda de Destreza. Se falhar, sofre 8d6 pontos de dano ígneo, ou metade do dano em caso de sucesso.
O fogo se alastra, contornando os cantos. Ele incendeia objetos inflamáveis na área que não estejam sendo usados ou carregados.
Em Círculos Superiores. Ao conjurar esta magia usando um espaço de magia de 4º círculo ou superior, o dano aumenta em 1d6 para cada círculo do espaço acima do 3º.
Magia em Foco é uma série que explora as magias mais excepcionais, problemáticas, subestimadas, superestimadas ou que apenas são estranhas no jogo de Dungeons & Dragons. Bola de fogo é uma das magias mais icônicas e queridas, especialmente para os jogadores. Embora possa ser divertido esmiuçar pedacinho por pedacinho das magias problemáticas, vale a pena desmontar as magias mais icônicas do jogo para entender porque elas são tão divertidas… além de dar a você dicas de como usá-las, tanto como jogador quanto como DM!
O Que Bola de Fogo Faz?
Bola de Fogo é uma magia que quase todo jogador de D&D conhece. Ela permite a conjuradores arcanos causar danos enormes em uma área ampla, fazendo dela uma poderosa opção em quase todas as situações de combate.
Pontos Fortes da Bola de Fogo
Esta magia tem um alcance de 45 metros, o que significa que enquanto você tiver linha de visão para o seu alvo, quase sempre será capaz de lançar uma bola de fogo sobre ele. Uma vez que a bola de fogo começa como uma rastro de luz e, em seguida, explode ao chegar ao seu destino, você pode atirar uma bola de fogo através de uma abertura minúscula, como um buraco de fechadura, permitindo que você fique atrás de uma cobertura, enquanto arremessa a destruição ardente em seus inimigos.
Bola de fogo causa dano incomumente elevado para o seu círculo de magia, atingindo todos os alvos dentro de um raio de 6 metros para causar 8d6 pontos de dano ígneo (uma média de 28 pontos de dano por criatura). O Dungeon Master’s Guide: Livro do Mestre sugere que magias de 3º círculo que infligem dano a múltiplas criaturas devem causar um dano de 6d6 pontos por criatura. Voltamos a isto mais tarde. Simplificando, se você só quer causar dano a um monte de criaturas ao mesmo tempo, não há melhor magia do que bola de fogo.
Pontos Fracos da Bola de Fogo
Infelizmente para os jogadores, bola de fogo causa exclusivamente dano ígneo, que é um dos tipos de danos mais comumente resistidos em D&D. Só no Monster Manual: Livro dos Monstros, 37 criaturas são resistentes a dano ígneo e impressionantes 40 criaturas são imunes a este tipo de dano! Apenas o frio tem mais resistências (sem contar o dano de armas não mágicas), e apenas veneno tem mais imunidades. Tenha em mente também que as criaturas que estão completamente submersas na água também são resistentes ao dano ígneo.
Bola de fogo também não distingue amigo de inimigo. A menos que você seja um mago de evocação com a característica Esculpir Magia, é possível que atirar uma bola de fogo em combate corpo a corpo também queime alguns dos seus aliados que estiverem muito próximos.
Por fim, bola de fogo quase não tem utilidade fora do combate. É grande, vistosa e impressionante, tornando-a inútil em situações furtivas, e seu único uso é causar quantidades enormes de dano.
Para Jogadores: Tirando o Máximo Proveito da Bola de Fogo
Atirar uma bola de fogo em uma sala lotada de uma masmorra parece ótimo, mas é horrível enxergar enquanto a fumaça não desaparece e ver que nem uma única criatura caiu por causa da sua magia. Ou pior, descobrir que apenas os seus aliados foram derrotados pela magia, colocando o seu lado em uma posição pior do que estava antes. Bola de fogo é uma magia simples à primeira vista, mas ainda é preciso habilidade para tirar o máximo proveito dela.
Faça uso do Alcance. O alcance de 45 metros da bola de fogo é uma de seus pontos fortes mais negligenciados. Geralmente, porém, isso significa que você pode sempre usar esta magia, não importa onde esteja no campo de batalha. A única exceção é no raro encontro à longa distância nas planícies abertas ou nas vastas cavernas de Umbreterna – e mesmo assim, você ainda é capaz de explodir o inimigo antes que ele entre no alcance de um arco curto. Em conjunto com voo, escalada de aranha ou outras magias que melhoram o deslocamento, você pode bombardear o inimigo de todas as posições possíveis.
Mire Fora do Centro. Um dos maiores pontos fortes da bola de fogo é também uma de suas maiores desvantagens: sua área de efeito. Se você não pode usar Esculpir Magias, precisa ter cuidado a fim de evitar tostar aliados, queimar pontes importantes (ou vigas de sustentação de madeira… isto é bem ruim também), derreter o ouro do tesouro ou causar, de alguma outra forma, danos colaterais. Felizmente, bola de fogo especifica que você pode escolher qualquer ponto dentro do alcance para centrar a explosão, incluindo um ponto no ar ou no canto do aposento. Não há nenhum bônus para engolfar o inimigo no meio da explosão, então escolha o lugar mais conveniente para centrar a sua explosão!
Aumentando o Calor. Como aprendemos anteriormente, o dano ígneo é um dos tipos de dano mais comumente resistidos e negados na quinta edição de D&D. Você não quer atirar uma bola de fogo em uma sala apenas para descobrir que tudo lá levou metade do (ou pior, nenhum) dano de sua grande magia. Se bola de fogo é a sua única grande opção ofensiva, então você precisa aprender o talento Adepto Elemental, que não só permite que suas magias ignorem a resistência a um tipo de dano elemental de sua escolha, mas também permite que você mude os resultados nos dados jogados de 1 para 2 nestas magias, combinando perfeitamente com magias como bola de fogo, em que se joga um punhado de dados.
Uma versão anterior deste artigo disse erroneamente que o talento Adepto Elemental lhe permite jogar novamente os resultados de 1 e 2 nessas magias, semelhante ao estilo de luta Combate com Armas Grandes. Se você costuma criar regras caseiras para o seu jogo, sugiro que modifique o talento Adepto Elemental para funcionar assim. Embora seja um aumento não insignificante no poder, o Adepto Elementar é tão especializado que precisaria de um pouco mais de poder para valer completamente a pena.
(Obviamente, outra maneira de evitar este problema é preparar magias que causam uma grande variedade de tipos de dano e não se especializar muito, mas onde fica a diversão nisso?)
Trabalhe com o seu DM. Há um pedido de jogador que eu recebo em quase todas as campanhas que já mestrei: “Posso mudar minha bola de fogo para usar um elemento diferente?”. Já vi uma magia de “bomba de ácido” que causa dano ácido em vez de ígneo, e uma “explosão elétrica” que causa dano elétrico. E quase sempre digo que sim. Estimulo os jogadores e os DMs a trabalharem juntos para criar magias que melhor se encaixem nos conceitos de personagens dos jogadores.
Mas tenho algumas exceções a esta “reconfiguração” de tipo de dano. Como eu disse anteriormente, o dano ígneo é um tipo de dano facilmente evitado. A maioria dos tipos elementais (ácido, gélido, ígneo, elétrico e trovejante) são muito comumente resistidos, bem como o dano venenoso, então é adequado modificar bola de fogo para usar esses tipos de danos. No entanto, dano de força, necrótico, psíquico e radiante são opções perigosas porque pouquíssimas criaturas são resistentes a eles. Se você quiser transformar sua bola de fogo em uma magia de “erupção solar”, você deve baixar o dano da magia de 8d6 pontos de dano ígneo para 6d6 pontos de dano radiante, como um meio de equilibrar o tipo de dano superior.
Para DMs: Entendendo as Nuances do Desenvolvimento da Bola de Fogo
Bola de fogo é algo estranho do ponto de vista do desenvolvimento do jogo. Comparado com outras magias de 3º círculo, bola de fogo causa uma quantidade absolutamente enorme de dano. De acordo com as diretrizes de criação de magia do Dungeon Master’s Guide’s: Livro do Mestre, esta deveria ser uma magia de 5º círculo. Relâmpago é uma magia comparável que lida com este mesmo dano maciço, mas tem uma desvantagem clara em comparação com bola de fogo – requer um posicionamento muito mais preciso, a fim de ser usado de maneira mais eficaz.
Mistérios do Desenvolvimento do Jogo
Se bola de fogo é tão exagerada em seus números, como é que ela passou pelo teste de jogo? Vamos abordar isso a partir de uma perspectiva de desenvolvimento de jogo. Por que uma magia causa muito mais dano do que outras de mesmo círculo? Existem alguns possíveis fatores de equilíbrio. Ela causa dano ígneo, que é comumente resistido e ainda mais comumente negado. É possível que ela atinja os aliados de quem a conjurou. É uma magia particularmente nada sutil, tornando uma ação furtiva quase impossível. Além disso, a magia só causa dano; não há outros efeitos colaterais que possam incomodar o inimigo, como deixá-lo caído, envenená-lo ou atordoá-lo.
Esses são todos os fatores que um desenvolvedor de jogos deve considerar ao criar uma magia (especialmente uma magia de único propósito como bola de fogo), mas nenhum deles é a verdadeira razão. Os criadores de D&D revelaram a razão para os danos absurdos da bola de fogo, e isso tem tudo a ver com a cultura e a narrativa de D&D, não com o seu equilíbrio matemático. Bola de fogo é uma das magias mais icônicas de D&D. O poder bruto da bola de fogo é central em muitas histórias divertidas no D&D, e isso é o que foi relatado pelas informações dos teste de jogo que deram forma à quinta edição de D&D. Os desenvolvedores viram bola de fogo (e, em menor medida, a magia relâmpago) como parte integrante da experiência de se jogar como um mago no D&D, e escolheram melhorar o seu poder destrutivo para incentivar os jogadores a aprender esta magia sobre outras menos icônicas.
Desequilibrada de Propósito
Bola de fogo é um incentivo que estimula as pessoas jogarem D&D de uma certa forma arquetípica. E se isso a torna desequilibrada, que assim seja. Diante deste conhecimento, DMs como eu, que gostam de mexer no jogo, tem algumas escolhas.
Contra Atacar
Se você é um DM interessado em um rigoroso equilíbrio para o seu jogo caseiro de D&D, é possível considerar reduzir o nível de poder da bola de fogo conforme a sugestão dada no Dungeon Master´s Guide: Livro do Mestre , 6d6 pontos de dano. É uma redução de poderes que pode, em última análise, ajudar outras magias de 3º círculo a se destacarem mais, deixando relâmpago existir como a magia de dano mais poderoso para o seu círculo, se você tiver a habilidade de usá-la corretamente.
Se está interessado em seguir este caminho, devo adverti-lo de que não se esforce muito por um equilíbrio matemático rígido na 5ª edição de D&D. Este jogo não é projetado em torno de equilíbrio simétrico entre classes, características de classe ou magias individuais. Um bom desenvolvedor de D&D leva em conta tanto os dados brutos como a enganosa variável da “sensação de jogo”. Esta sensação varia de grupo para grupo, e o que parece ser uma boa ideia para você pode apenas jogar água na cerveja anã de seus jogadores.
Abrace o Desequilíbrio
Todavia, se você entender que o desenvolvimento do D&D se dá em partes iguais, arte e ciência, pode ser conveniente que se adote essa ideia e seguir com ela. Se bola de fogo foi intencionalmente exagerada para dar um destaque à fantasia feijão com arroz do D&D, você pode fazer o mesmo com outras magias para destacar o principal aspecto fantástico do seu jogo! A necromancia e a tentação do poder tem um peso importante para a sua campanha? Você poderia tentar os seus jogadores a ceder para o mal da necromancia, fazendo com que todas as magias necromânticas causem um dado adicional de dano ou afetando uma área maior.
Pense em suas magias favoritas e se os jogadores parecem ignorá-las – o que você poderia mudar nelas para torná-las mais atraentes? Bola de fogo faz muitos estragos porque os jogadores adoram criar grandes explosões. Qual seria o ajuste que você poderia fazer em enfeitiçar pessoa, por exemplo, que melhor se adequaria ao jogo que você está tentando mestrar?
Encontre a Diversão
O objetivo de cada Magia em Foco é ajudá-lo a encontrar a diversão em qualquer magia que estamos analisando, e se essa magia é um exemplo brilhante de uma boa criação ou desenvolvimento de jogo, ou uma fonte de dores de cabeça tanto para DMs quanto para jogadores. Bola de fogo é uma das magias mais simples de D&D, mas essa simplicidade não se reflete na habilidade de desenvolvimento necessária para torná-la uma das magias favoritas dos fãs. Eu desafio você a levar este conceito para o seu jogo caseiro e ajustar algumas magias existentes ou criar suas próprias novas magias que se adequam aos temas do seu mundo de campanha. Compartilhe suas criações no comentários!
James Haeck é o principal escritor do D&D Beyond, co-autor de Waterdeep: Dragon Heist, Baldur’s Gate: Descida ao Avernus e do Explorer’s Guide to Wildemount, do Critical Role. É um membro do Guild Adepts, e escritor freelance para a Wizards of the Coast, D&D Adventurers League e outras companhias de RPG. Ele vive em Seattle, Washington, com suas duas pequenas bolas de fogo, Mei e Marzipan. Você pode encontrá-lo perdendo tempo no Twitter em @jamesjhaeck.
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[…] Este artigo foi usado como ferramenta de treinamento para a inserção de recrutas para a Toca do Coruja. Ele foi traduzido pelo Guilherme Cinque (@GCCalefi) e revisado pelo Gustavo Arcoverde (@gusarcoverde), sob a supervisão de Paulo “Faren” Lima (@PHRCC). Foi escrito por James Haeck (@jamesjhaeck), e publicado em 19 de Março de 2018 aqui. Este artigo também já foi traduzido pelo Ricardo Costa do Aventureiros dos Reinos, e você pode encontrá-lo aqui. […]