Biografias dos Reinos – Jarlaxle Baenre, Parte 2

Por Rafael Santos
Arte Destacada por Tyler Jacobson


Muito bem, Aventureiros dos Reinos, deixem que eu me apresente! Sou Hendel Andarilho das Estrelas, bardo viajante de muitas terras, contador de histórias, abençoado pelo conhecimento de Oghma e pela beleza de Corellon. Servo do conhecimento esquecido, existo apenas para espalhar esse saber entre os povos. Nesta singela coluna, deitarei minha pena para contar tudo o que eu sei das mais admiráveis (ou não) personalidade dos Reinos Esquecidos, desde a mais remota informação, até os últimos rumores de que tenho notícia.

Jarlaxle Baenre, Parte 2 (Final)

Aparência e Personalidade


Poucos espadachins dos Reinos são capazes de rivalizar com Jarlaxle. Magro, esbelto e musculoso, Jarlaxle é o dândi de Menzoberranzan, e era belo demais até para os padrões drow. Ele escolhe as cores mais brilhantes e berrantes para suas roupas e usa uma capa que brilha em todas as cores, tanto no espectro visível quanto no infravermelho. Ele geralmente usa botas e pulseiras altas que podem ser feitas para tilintar alto ou ou não, a seu critério. Ele também usa um tapa-olho mágico mesmo não sendo cego de nenhum dos olhos, alternando entre os olhos eventualmente, o que acaba causando estranheza à primeira vista, mas a verdade é que o tapa-olho protege sua mente de magias de controle mental e energias psiônicas, e também permite que ele veja através de paredes e outros objetos sólidos e ilusões. Outro item básico é o chapéu de abas largas emplumado que, assim como o tapa-olho, tem um simbolismo em seu uso, pois é uma demonstração de sua recusa em se adequar às expectativas da sociedade de Menzoberranzan, uma sociedade em que prestígio e posição são refletidas pelo penteado complexo dos drow. Além do mais, a pena em seu chapéu é capaz de invocar um pássaro do subterrâneo para servir como mensageiro de Jarlaxle, logo após o uso, a pena volta a crescer em seu chapéu.

Mais do que tudo, Jarlaxle é um oportunista. Sua riqueza é considerável, e os costumes da sociedade drow não significam nada para ele, que é visto como um anarquista entre seus próprios parentes. Ele observou que a melhor maneira de um macho sobreviver e prosperar na sociedade matriarcal drow era estar fora do sistema e ser valioso demais para ser eliminado – e ele é ousado o suficiente para levar sua vida dessa forma. Sempre calmo e gracioso, Jarlaxle gosta de ostentar sua independência e se orgulha do fato de que as casas nobres procuram a ajuda dele e de sua organização, o Bregan D’aerthe. 

Como alguém “fora do sistema” que não tem escrúpulos em lidar com as “raças menores”, Jarlaxle tem muita informação que poucos, exceto as sacerdotisas de Lolth, provavelmente teriam acesso. Ele é um dos machos mais poderosos – se não o indivíduo mais poderoso – da cidade e da Umbreterna ao redor. Ele se beneficiou do caos de Menzoberranzan e sempre foi capaz de alinhar-se com o lado vencedor em qualquer conflito. 

Embora em seus primeiros anos ele tenha prosperado na política interna de Menzoberranzan, em seus últimos anos, ele viu aventuras e lucro no mundo acima do subterrâneo. Uma vez que escapou do “buraco miserável no chão”, ele não quis voltar. Ele descobriu que se sentia mais vivo quando estava com amigos e quando corria riscos. Jarlaxle tem uma “curiosidade insaciável e um desejo de saber tudo” e esta curiosidade o deixou desconfortável quando ele permaneceu preso na Umbreterna por muito tempo e voltou sua busca por exploração pessoal.

Jarlaxle é um drow imparável, é impossível de mantê-lo nas rédeas da sociedade drow. É uma vergonha para a família e ainda não consigo entender o porquê de algumas famílias dependerem tanto do meu tolo irmão.

— Gromph Baenre, sobre Jarlaxle

Jarlaxle é carismático e sedutor, sempre disposto a abrir caminho para sair das situações mais complicadas, geralmente usando sua língua afiada em vez de recorrer à força das armas. Além disso, falar é o que Jarlaxle faz de melhor. Suas palavras facilmente trespassam a reputação maligna de sua raça, e ele é capaz de transformar potenciais inimigos em aliados em questão de minutos. Ele ama a ironia, o sarcasmo e a inteligência acima de tudo. Além de sua inteligência acima da média, Jarlaxle é um estrategista brilhante que está sempre preparado para qualquer circunstância imaginável ou inimaginável. A tenente de Jarlaxle, Kimmuriel Oblodra, revelou uma profunda compreensão da personalidade do drow espadachim, reconhecendo que sua atitude, às vezes tola, é na verdade uma fachada muito boa, sob a qual existe uma mente assustadoramente inteligente. 

Jarlaxle prefere evitar matar alguém, desde que essa pessoa possa ser manipulada para servir aos seus interesses, não importa quão pequeno seja seu papel. Na verdade, Jarlaxle não gosta de matar, a menos que precise, um traço incomum em um drow, chegando inclusive a se juntar com heróis em causas justas e ajudá-los, salvando suas vidas. Drizzt acredita que Jarlaxle não seja exatamente maligno, ou que apenas faz essas coisas para se afastar dos costumes de sua raça e mudar a visão do povo da superfície sobre os drow. Mesmo que já tenha visto Jarlaxle fazer coisas terríveis, Drizzt acredita que ele é um aliado valoroso em momentos críticos. Jarlaxle também é um paquerador. Ele não tem qualquer escrúpulos em flertar com dragonesas – e até mesmo se deitar com algumas delas.

Jarlaxle pode ser um inimigo terrível ou aliado formidável para grupos de aventureiros. Seus atos são unicamente caprichosos e ele fará o bem se isso lhe trouxer benefícios, mas poderá trair os aventureiros e fugir, ou simplesmente mudar de lado se isso lhe for conveniente.

Um Habilidoso Guerreiro Drow


Jarlaxle é extremamente habilidoso nos dois estilos de luta de lâminas longas comumente usados pelos drow, embora quando incompatível com oponentes menos habilidosos, ele usa o estilo “aventureiro”, menos eficaz mas visualmente mais vistoso, para distraí-los. Seu domínio dessa modalidade é suficiente para impressionar até mesmo Artemis Entreri, que geralmente achava o estilo ineficaz. No entanto, apesar de sua proficiência com lâminas, Jarlaxle tende a preferir usar suas muitas bugigangas mágicas como primeiro recurso. Quando forçado a entrar em combate, Jarlaxle pode abrir mão de um suprimento aparentemente ilimitado de adagas mágicas conferidas a ele por seus braceletes; apenas uma em cada três adagas arremessadas são reais, o restante são apenas ilusões. Em situações em que suas adagas são inúteis, ele pode magicamente estender duas lâminas que usa em seu cinto nas costas, transformando-as em espadas longas, isso sem não mencionar a variedade de armas que mantém escondidas em suas roupas e mantos. 

Claro, Jarlaxle também possui a arma típica dos drows: uma besta de mão adornada com dardos mergulhados em veneno. Com isso, Jarlaxle é conhecido por ser um exímio assassino quando necessário, e um inimigo perigosíssimo para aventureiros desavisados.

Sou Jarlaxle Baenre, muito prazer. Agora venha e morra na ponta da minha espada.

— Jarlaxle Baenre, preste a matar um infeliz

 

Recursos e Aliados


Jarlaxle é absurdamente rico. Os anos como líder do Bregan D’aerthe lhe rendeu uma riqueza quase infinita, além de um sem-número de itens mágicos poderosos, que são capazes de torná-lo ainda mais poderoso e perigoso do que já é. Além disso, Jarlaxle conta com uma vasta rede de espiões e informantes por toda Costa da Espada e além, o que sempre deixa o drow ciente dos negócios de outros grupos rivais.

O Bregan D’aerthe é um grupo de mercenários mercadores que vendem seus serviços pelo maior preço, não ligando para quem seja o cliente, nem o alinhamento e nem seus objetivos. O grupo é formado por uma elite de drow renegados e habilidosos, tendo entre suas fileiras magos, feiticeiros, assassinos e guerreiros, e que recentemente aderiu ao uso das armas de fogo para aumentar ainda mais o seu poder. O Bregan D’aerthe pode até mesmo ser comparado a outras facções malignas como os Zhentarim e a Guilda de Ladrões de Xanathar, de Águas Profundas.

Não se sabe qual o objetivo de Jarlaxle, que vive aumentando exponencialmente o poder de sua organização. Os pessimistas dizem que o drow pode a vir a se tornar um inimigo terrível em um futuro não muito próximo, seguindo seus próprios ideais e deixando os preceitos drow para trás, formando para si mesmo, um pequeno império na superfície. Outros dizem que Jarlaxle quer apenas ficar mais rico. Talvez as duas hipóteses sejam verdadeiras.

Seja lá o que Jarlaxle planeja, ele sabe que existem heróis e aventureiros poderosos o bastante para detê-lo, caso seus planos sejam para o mal, e amigos valiosos caso seja para o bem. Eu sou um desses, para qualquer uma das escolhas que ele fizer.

— Drizzt Do’Urden, sobre Jarlaxle Baenre

 

Jarlaxle Baenre

Uma visão completa sobre o drow mais estiloso dos Reinos Esquecidos. 

Informações Básicas:

Título: O Capitão da Guarda (Casa Do’Urden)

Origem: Menzoberrazan (Norte da Umbreterna).

Raça e Gênero: Drow macho

Informações de Regras:

Alinhamento: Neutro e Mau

Classe e Nível:

AD&D: Guerreiro 17

D&D 3e: Guerreiro 18

D&D 4e: Guerreiro (Guerrilheiro de Elite Nível 21)

D&D 5e: Espadachim (Nível de Desafio 15)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: