A Queda de Netheril – Parte 2

Por Daniel Bartolomei Vieira


O conhecimento do nosso mundo deve ser nutrido como uma flor rara, pois é o bem mais precioso que temos. Portanto, guardai as palavras escritas e ouvi as palavras ditas – e tomai nota destas antes que desapareçam. Assim, aprendereis a arte da leitura, da escrita e distinguireis a verdade da mentira, e isto vos levá-lo-ás à maior arte de todas: o entendimento.

― Alaundo do Forte da Vela

No último artigo começamos a falar sobre os eventos que levaram à queda do Império de Netheril, onde o excesso de uso de magia e a exploração da Trama acabaram atraindo a atenção de seres mágicos que viviam no extremo subterrâneo, logo abaixo de Netheril, os phaerimm. Furiosos pela magia netheriense estar exaurindo seus recursos e diminuindo sua qualidade de vida, eles decidem retaliar causando o mesmo na superfície. Ao perceberem o acontecimento tardiamente, os netherienses entram em guerra contra os phaerimm às custas da queda de vários de seus enclaves e da criação do deserto de Anauroch.

Porém, o inimigo não estava derrotado e os arcanistas netherienses recorrem à ajuda de outra aberração, os sharn, criaturas tão estranhas quanto os phaerimm. O resultado é relativamente positivo, pois os sharn podiam combater de igual para igual a outra aberração. No entanto, os pherimm e sua magia de drenar vida continuavam a desertificar as terras por onde os netherienses passavam.

Em cerca de -696 CV, um arcanista proeminente passa a ter papel fundamental na ruína do império da magia: Karsus. Ele era o arcanista mais poderoso de Netheril, conhecido por ter conjurado sua primeira magia aos 2 anos de idade e de ter sido o mais jovem arcanista a criar um enclave flutuante. Ele era extremamente ousado e forçava os limites da magia, pois isso era algo fácil e natural para ele. Contudo, era conhecido por ter muito poder, mas quase nenhuma disciplina. Assim, Karsus acabou criando em seu enclave uma escola de magia, que encorajava um pensamento mais radical com relação ao seu uso, que estimulava experimentos mágicos considerados controversos.

Durante tais experimentos, ele descobriu e explorou o Plano das Sombras, o Sombral (ou Pendor das Sombras), como é conhecido hoje esse plano. Ele e seus alunos estudaram e encontraram uma fonte quase infinita de criaturas das sombras e passaram a usá-las como escravos. O local também passou a servir como descarte de lixo para seu enclave.

Há anos pressionado pela ação dos phaerimm e sentindo que o destino de Netheril estava apenas sobre seus ombros, em -339 CV Karsus conjura uma poderosa magia na qual vinha trabalhando há tempos com o intuito de destruir essas aberrações. Com a magia avatar de Karsus, ele pretendia roubar os poderes de uma divindade e transferi-lo para si. Quando finalmente a conjurou, ele estava pensando em Mystryl, a deusa da magia, já que a considerava a divindade mais poderosa e a mais adequada para os propósitos que imaginava nesse épico evento.

A conjuração dessa magia ficou conhecida como a Loucura de Karsus, pois logo após conjurá-la, seu corpo foi invadido pelo poder divino de Mystryl e sua mente foi inundada com conhecimento universal em quantidades inimagináveis para a compreensão humana. Assim que adquiriu esse conhecimento, Karsus percebeu que havia cometido o maior erro de sua vida. Roubar todo o poder de Mystryl feriu a Trama de forma tão grande e brusca que seus efeitos começaram a ser duplicados em um instante, de tal forma que a própria Trama deveria ser destruída para impedir que tudo o mais o fosse.

Em uma tentativa de salvar a integralidade do tecido místico, com o resto de poder que ainda tinha, Mystryl sacrificou-se para reconstruir a Trama. Ao fazer isso, rompeu a ligação da Trama com Karsus, transformando-o em pedra. Isso também fez com que a magia deixasse de funcionar por um momento. Com isso, tudo mágico que estava no alcance imediato do evento falhou, e todos os enclaves flutuantes de Netheril começaram a cair e chocaram-se com o chão, matando a grande maioria de seus habitantes.

Mystryl morreu e quase que imediatamente reencarnou como Mystra, e sua primeira ação foi recriar a Trama ao restaurá-la. Assim, ela estabeleceu novas regras para a magia, de forma que magias acima do 9º círculo não poderiam mais ser conjuradas e jamais funcionariam. Mystra ainda conseguiu salvar três dos enclaves flutuantes: Anauria, Asram e Hlondath, que estavam altos o suficiente do solo para sobreviver à queda, a tempo da deusa se recuperar e restaurar a magia. O quarto enclave netheriense que sobreviveu foi Thultanthar, que foi levado ao Plano das Sombras por seu arcanista-mor para se proteger da destruição. Esse enclave retornaria ao Plano Material e à Faerûn milênios depois.

Dentre os netherienses sobreviventes dessa catástrofe, vários tornaram-se sacerdotes e sacerdotisas da nova deusa da magia. Eles contavam a história de Karsus e oravam para que a magia e a Deusa sempre tivessem força para jamais deixar que tragédia semelhante acontecesse novamente.

Tempos depois, os sobreviventes dos três enclaves fugiram dos temíveis phaerimm remanescentes em sua terra e ainda tiveram que resistir a uma invasão de orcs. Parte migrou para o norte para se tornar os bárbaros Reghed e o restante foi para o sul, onde construíram novos lares, abandonando de vez os enclaves. Trezentos anos depois da queda física de Netheril, seu povo se misturou com outros e Netheril finalmente caiu simbolicamente. O que restou foram histórias e itens quasimágicos espalhados e perdidos.

Aqui termina um dos eventos mais marcantes e mais trágicos dos impérios humanos. No próximo artigo, vamos falar do último império humano de destaque, o Império de Jhaamdath e seus psiônicos. Até lá!

Enquanto isso, fique com a descrição da magia que arruinou Netheril, avatar de Karsus, caso ela ainda pudesse ser conjurada e se alguém ainda tivesse a coragem de fazê-lo:

Avatar de Karsus

12º círculo, Encantamento, Evocação, Invocação, Transmutação (ritual, netheriense, épica)

Tempo de Conjuração: 6 horas

Alcance: Ilimitado

Componentes: V, S, M 5.000 XP (o estômago de um dragão de ouro cheio de pedras preciosas no valor de 50.000 PO, epiderme da glândula pituitária de um tarrasque, que devem encantar um pedaço de um meteoro vindo do Reinodistante, infundido com Magia Pesada)

Duração: Ilimitada

Karsus passou aproximadamente uma década pesquisando esta magia. Ela permitia ao conjurador tornar-se um deus de sua escolha, substituindo o deus atual por si próprio no momento em que a magia fosse completada. Desconhece-se se os deuses tinham direito a uma salvaguarda para evitar a magia, se estavam cientes de sua conjuração, entre outros fatores.

Os registros relativos à essência dessa magia não podem mais ser encontrados em parte alguma. Acredita-se que Mystra, a forma reencarnada de Mystryl, retirou a informação da magia das ruínas do enclave de Karsus e as enviou em uma eterna jornada até os confins do universo. De qualquer forma, mesmo se esses registros fossem encontrados, jamais poderia ser conjurada novamente.

Esta magia foi conjurada apenas uma vez na história.


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