O OLHO DO SOL

A Aventura

O projeto que começou com a tradução e adaptação de A Praga Ardente e depois trouxe a tradução e adaptação de Algo Está Cozinhando, O Enigma do Ettin, O Segredo da Muralha dos Ventos E Manifestação – Uma História traz uma nova aventura traduzida e adaptada de diversas aventuras que a Wizards of the Coast publicou gratuitamente em sua página no começo dos anos 2000.

No final do projeto, a ideia é ter todas elas em um PDF único, com índice, contendo então aventuras para todos os níveis de D&D. Se tudo der certo, talvez até a metade do ano, talvez antes, tenha publicado neste blog 20 ou mais aventuras de D&D. A sexta delas será O Olho do Sol, uma aventura para personagens de nível 4.

 

Queda do Tietê Perto de Itu de Jean Baptiste Debret

 

Nas últimas postagens, foram apresentadas diversos estilos de design de aventuras. O Olho do Sol, escrita por Eric Cagle,  é a aventura típica após a chegada de cenários como Dragonlance e Ravenloft à extinta TSR: ela comporta certa interação social, um tanto de exploração e um mapa com encontros marcados, num estilo masmorra (ainda que não seja exatamente a masmorra padrão).

 

A vila de Tooj-Reh está sendo vítima de misteriosos incêndios. Será que os jogadores conseguem descobrir a causa desses incêndios e evitar que eles sigam acontecendo antes que uma tragédia aconteça? Um pequeno adendo que eu acabei não fazendo no PDF: acredito que uma opção para o mestre que gosta que os jogadores tenham acesso ao pano de fundo da história que jogam é eles acharem nas paredes de um dos templos, se forem investigados, desenhos que contem sobre a história local. É um detalhe que o autor não considera e eu sempre acho importante que haja formas do grupo saber o que aconteceu ou o porquê de tudo estar acontecendo, ainda que isso não afete a jogabilidade da aventura.

 

Adaptando para os Reinos

Como a aventura fala sobre um antigo império do povo lagarto, há algumas opções para adaptar a Forgotten, ainda que nem todas se adequem 100% à história do cenário (mas talvez o império do povo lagarto não tenha sido tão vasto e poderoso quanto a lenda diz, ou talvez alguma das histórias oficiais do cenário, na versão da sua mesa, não seja tão correta assim e em determinada região tenha havido sim um império do povo lagarto). Tendo ainda em mente que há uma floresta tropical como base da história, eu recomendaria adaptar a aventura para alguma das regiões da antiga Península de Chult (que a Spellplague transformou numa ilha, caso você utilize essa linha do tempo).  Em Tashalar, por exemplo, é dito que há em suas selvas uma grande população de homens lagartos.  É uma possibilidade. Talvez tudo aconteça nas bordas das Selvas Negras. Ou talvez aconteça em algum pedaço de Chult, talvez ao sul da selva, próximo a Samarach. Uma terceira opção, se você não usa os eventos da Spellplague e ainda utiliza os mapas antigos traduzidos do AD&D e 3ª edição é a região das Selvas Mhair, que é pouco detalhada mesmo na FR Wiki e se sabe que as selvas são sagradas para os Yuan-Ti e que há tribos de anões selvagens (wild dwarves).  Todas essas opções vão permitir uma boa adaptação.

Bons jogos.

 

Créditos

Aventura Original de Eric Cagle.
Texto, revisão e adaptação de Rafael Castelo Branco de Oliveira Torres.
Imagem destacada: Queda do Tietê Perto de Itu de Jean Baptiste Debret.
D&D e Forgotten Realms são produtos de propriedade da Wizards of The Coast.
Originalmente publicado em Meus Pergaminhos.

Baixe aqui a aventura O Olho do Sol

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