O ENIGMA DO ETTIN
A Aventura
O projeto que começou com a tradução e adaptação de A Praga Ardente e depois trouxe a tradução e adaptação de Algo Está Cozinhando traz uma nova aventura traduzida e adaptada de uma série de diversas aventuras que a Wizards of the Coast publicou gratuitamente em sua página no começo dos anos 2000. A terceira delas é O Enigma do Ettin, uma aventura para personagens de nível 2 ou 3.
O Enigma do Ettin traz uma outra forma de aventura. Enquanto A Praga Ardente é uma masmorra clássica e Algo Está Cozinhando é praticamente um encontro de vilarejo, O Enigma do Ettin é uma aventura que envolve um mistério (o que já se mostra pelo título) com várias formas de se conduzir, podendo ser facilmente adaptada para um estilo conhecido como Railroad ou para o estilo Sandbox. O Railroad é como uma trilha de trem, na qual os personagens embarcam com paradas prontas até um destino final. Já o Sandbox é uma área aberta na qual os jogadores são soltos e exploram o local. Outra diferença é que, se nas aventuras anteriores o foco é em um local (as minas e a cabana), agora o foco é em eventos e personagens.
A aventura de JD Wiker cumpre um papel de permitir aos personagens fazer escolhas e interagir socialmente, o que desenvolve seus trejeitos, seus dilemas morais e aprofunda o conhecimento que o jogador tem sobre sua criação. Tudo sob o clima de um enigma interessante e muito bem utilizado, ao contrário do que se faz com frequência em jogos de RPG.
Adaptando para os Reinos
O PDF já traz no final, na parte Considerações e Ajustes, um breve texto visando adaptá-la a Faerûn. Resta escolher uma região onde o vilarejo de Nova Fortaleza poderia existir. Sendo uma vila bastante pequena e a aventura não tendo grandes consequências em termos geográficos ou geopolíticos, o mestre pode colocar a vila em qualquer região dos Reinos como a região um pouco ao Norte do Lago do Vapor, na Costa da Espada, no Norte ou onde quer que se passe a sua atual campanha.
Bons jogos.
Créditos
Aventura Original de JD Wiker.
Texto, revisão e adaptação de Rafael Castelo Branco de Oliveira Torres.
Imagem destacada: Capricho com Ruínas e Edifícios por Canaletto.
D&D e Forgotten Realms são produtos de propriedade da Wizards of The Coast.
Originalmente publicado em Meus Pergaminhos.