Mulhorand

por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada, “Pirâmides no Deserto”, imagem do jogo Civilization 5

Um dos poucos impérios antigos a sobreviver até os dias de hoje, durante milênios Mulhorand existiu sob a regência de manifestações físicas de suas divindades. Agora nas mãos dos descendentes mortais destas divindades, Mulhorand começou a mudar e se adaptar ao restante de Faerûn, abrindo-se para o comércio exterior e para as ideias estrangeiras.

Com o colapso do governo de Unther, Mulhorand conquistou boa parte do território de seu rival e vislumbrou se tornar o império de outrora. Ainda impopular em alguns países ocidentais por sua tolerância em relação a escravidão, Mulhorand permanece sendo uma terra exótica de poderosa magia, tecnologia antiga e um clero poderoso.

É importante salientar aqui que a história de região e as descrições dos locais a seguir estão de acordo como eram antes da Praga MágicaSpellplague e d’A SeparaçãoThe Sundering. A história da região e a descrição dos locais importantes de Mulhorand pós 1.479 CV podem ser encontrados no final deste artigo.

Vida e Sociedade


Por muito tempo Mulhorand foi uma nação patriarcal, com cada primogênito herdando dois terços das posses da família e o segundo filho ficando com o restante, enquanto os outros filhos eram deixados sem nada. Com a retirada das manifestações divinas e a influência de mercenários estrangeiros sobre o Faraó Horustep III, as leis de Mulhorand começaram a adotar uma igualdade maior entre os sexos.

Clérigos ainda são os membros mais respeitados da sociedade, com sua maioria sendo descendentes de incarnações das divindades que servem. Magos e feiticeiros, também respeitados em Mulhorand, passam seu tempo pesquisando novas magias ou examinando antigos artefatos.

A religião é importante para os Mulhorandi. Eles rezam quatro vezes ao dia, clérigos administram o governo e os templos possuem todos os escravos da nação (e que são alugados para outros). As classes também são importantes: burocratas (pessoas com status) raspam suas cabeças e pintam círculos em suas testas. Um círculo o indica como homem livre, dois como mago e três como clérigo. A classe média consiste de artesãos, comerciantes, mercenários e escribas.

Abaixo da classe média estão os escravos, que são tratados bem; ferir um escravo é considerado vandalismo de propriedade do templo. É possível que um escravo suba no status da burocracia se lhe for dada educação suficiente para isso. Para a maioria, aventureiros são vistos como pouco mais que ladrões de túmulos. Não humanos são incomuns, exceto pelos anões e gnomos das Montanhas das EspadasSword Mountains e os elfos e meio-elfos na Floresta MethMethwood.

A grande fonte de desentendimento entre os cidadãos é a rivalidade entre as igrejas de Anhur e Hórus-Re. Anhur estimula a mudança e o conflito, enquanto Hórus-Re representa a eternidade e a ordem perpétua. Agora que Mulhorand é regida por alguém totalmente mortal novamente, a dominação de Hórus-Re está diminuindo e as divindades do panteão Faeruniano estão fazendo investidas enquanto as divindades locais estão se expandindo para fora de suas terras nativas. Mulhorand também é incomum por sua tecnologia, como, por exemplo, existem bombas que movem a água de partes distantes para irrigar as plantações. Este aspecto da cultura declinou durante séculos, mas agora está sendo revivido pelos clérigos de Thoth e Gond.

História da Região


Quatro mil anos atrás, o Império Imaskar sofreu com uma praga devastadora que dizimou sua população. Os magos, regentes de Imaskar, abriram um par de grandes portais para outro mundo, arrastando de lá milhares de humanos e, então, fecharam os portais e selaram todas as conexões para aquele mundo para sempre. Os Imaskari escravizaram e oprimiram aquelas pessoas (os Mulan), e eles ofereceram incontáveis orações para suas divindades, mas que jamais foram ouvidas por causa da barreira Imaskari.

Com a intervenção de Ao, as divindades dos escravos conseguiram enviar versões poderosas, porém mortais, de si próprios através de diferentes métodos, conseguindo ultrapassar a barreira. As divindades lutaram e derrotaram os Imaskari, colonizando as terras mais a oeste junto com seus seguidores. As nações de Mulhorand e Unther nasceram desses eventos, e após anos de guerra, as manifestações divinas concordaram em manter sua fronteira em comum e perseguir a conquista de outras terras.

Novecentos anos depois, outro grande portal abriu-se para um mundo desconhecido, convocando incontáveis hordas de orcs naquilo que ficou conhecido como a Guerra dos Portais OrcOrcgate War. Os humanoides atacaram as fronteiras setentrionais de Milhorand e Unther, atraindo as manifestações divinas para a batalha com os inimigos barbáricos. Em resposta, os sacerdotes orcs convocaram manifestações de suas próprias divindades, o que somente resultou em mais mortes para ambos os lados. Por fim, os orcs foram derrotados e fugiram para outros locais de Toril.

Ao longo do milênio seguinte, os estados filhos de Mulhorand se libertaram, formando as nações de Murghôm, Semphar e Thay. Mulhorand existiu em um estado de lento declínio durante centenas de anos até o final do Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles, quando Ao removeu a barreira Imaskari. Isso permitiu que as manifestações Mulhorandi se reunissem com suas essências primárias. Regidos por um verdadeiro mortal pela primeira vez na história, Mulhorand entrou em um breve período de repressão e lei marcial, e então se estabilizou de certa forma assim que o clero, que há muito tempo governava o país, restabeleceu um novo estado de normalidade.

Com a morte de Gilgeam, o TiranoTyrant, Unther perdeu sua única manifestação divina. Anhur, o deus Mulhorandi da guerra, há muito tempo vinha pressionando o faraó para exercer um papel mais ativo no mundo, e a mudança em Unther foi o catalisador que o jovem faraó Horustep III, tanto um clérigo quanto um paladino de Hórus-Re, precisava. Percebendo que o tratado de fronteira feito entre as divindades não era mais válido sem a presença da manifestação de Gilgeam em Unther, o faraó permitiu que os clérigos de Anhur liderassem um exército em direção à nação vizinha. Auxiliados pelos Espadas DouradasGold Swords, uma hábil companhia de mercenários estrangeiros liderados pela humana Kendera Dado-de-AçoKendera Steeldice, uma paladina da Cavaleira VermelhaRed Knight, o exército de Mulhorand marchou em direção do Mar de AlamberAlamber Sea e em direção à distante cidade de Shussel, mais ao norte, conquistando a maior parte de Unther no processo. A energia militar de Mulhorand foi usada para conter e findar revoltas dos escravos e treinar antigos escravos Untheritas para prestarem serviço aos templos Mulhorandi.

Em Skuld, a capital Mulhorandi, o faraó se apaixounou pela mercenária Kendera, cuja dedicação, habilidade e experiência o impressionaram muito. Com os homens mais aptos fisicamente do país acampados no oeste, Mulhorand acabou enfrentando uma séria escassez de trabalhadores em todas as frentes. Sob o conselho de Kendera, Horustep III criou uma lei que permitia que as mulheres trabalhassem nos mesmos postos que os homens e considerou planos para reestruturar as leis de herança, de forma que elas se tornassem mais iguais e justas entre todos os irmãos.

Mulhorand acabou por expandir seu território em quase cinquenta por cento, deixando o que restou de Unther mal capaz de organizar uma defesa. Thay, Chessenta e outras nações vizinhas começaram a tratar Mulhorand com mais cautela, e diplomatas de muitas nações passaram a visitar Skuld na esperança de ficar em posição de grande favor com o faraó. O que restou de Unther fraquejou durante os anos seguintes da invasão, mas os conselheiros militares do faraó o alertaram a não expandir o país demais.

Locais Importantes


Mulhorand é um país grande, estendendo-se desde o lago salgado de Azulduth, ao sul, até os países de Murghôm ao norte e Semphar ao leste, e Unther e o Mar de AlamberAlamber Sea a oeste.

Estrada Empoeirada

A Estrada EmpoeiradaDust Road, também conhecida por Estrada da PoeiraRoad of Dust é uma estrada comercial que cruza todo o sudeste e leste de Faerûn, conectando a Grande FendaGreat Rift, até a nação de Mulhorand.

Gheldaneth

A cidade de Gheldaneth é uma metrópole com mais de cento e setenta mil habitantes. É a segunda maior cidade de Mulhorand, famosa por seu porto, controlado pelos clérigos de Thoth. O mais famoso prédio da cidade é a Grande UniversidadeGreat University e o Colégio de MagosWizards College. Devido a alta concentração de conhecimento arcano na cidade, a grande maioria dos itens mágicos criados em Mulhorand são feitos aqui.

Grande Vale

O Grande ValeGreat Vale, também conhecido como Asanibis, localiza-se entre as Montanhas Espada do DragãoDragonsword Mountains  e o Mar de AlamberAlamber Sea. O local é considerado o celeiro de Mulhorand, pois abriga a maioria das fazendas da nação. As cheias anuais do Rio das LançasRiver of Spears, que corta a região, garante que as terras sejam irrigadas e as plantações sejam sempre produtivas, entre elas o trigo e o sorgo.

Mar de Alamber

O Mar de AlamberAlamber Sea, no litoral ocidental de Mulhorand, é o principal meio de comércio entre o país e as nações de Unther, Thay e Tymanther. Por causa disso, o mar é considerado um território neutro. Entretanto, o mar é altamente povoado por sahuagin que saudam o reino subaquático de Aleaxtis, que fica em algum local de suas profundezas. Existe uma enorme ilha no meio do mar, um local chamado de Navio dos DeusesShip of the Gods, onde há um vulcão ativo e onde a atividade de piratas é alta.

Menesankh

Assim como o Grande ValeGreat Vale, Menesankh também é uma região extremamente fértil. Localizada no sul do Mar de AlamberAlamber Sea, suas terras são constantemente irrigadas durante os períodos de cheias do Rio Alamber e do Rio das EspadasRiver of Swords.

Messemprar

Messemprar era uma das maiores cidades de Unther. Após uma revolta civil na cidade e da morte de Gilgeam durante o Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles, a cidade foi comandada por um grupo de arcanos denominados Magos NortenhosNorthern Wizards. No ano de 1.371 CV, o exército Mulhorandi finalmente subjugou Unther e embora a cidade tenha sido a última resistência, Messemprar finalmente passou a ser controlada por Mulhorand em 1.379 CV.

Mishtan

Mishtan é uma pequena aldeia de pouco mais de seis mil habitantes no Grande ValeGreat Vale. O Templo de Osiris, a divindade Mulhorandi dos mortos, governa a aldeia. Ali perto, o templo construiu a Terra dos MortosLand of the Dead, um antigo cemitério para os faraós e suas famílias sagradas. Este complexo de catacumbas nos sopés das Montanhas Espada do DragãoDragonsword Mountains está em constante construção e o número de pessoas trabalhando ali aumenta cada vez mais e duplica durante a primavera. Nas tumbas mais antigas, esqueletos e zumbis exterminam quaisquer pretensos ladrões e conspurcadores.

Neldorild

Comparada a outras cidades Mulhorandi, Neldorild é uma cidade nova e em constante construção. Com pouco mais de oitenta mil habitantes e crescendo a cada dia, esta cidade na costa do Mar de AlamberAlamber Sea cada vez mais atrais os mais abastados de Mulhorand para viver aqui após a aposentadoria. O sacerdócio de Nephthys, a divindade Mulhorandi da riqueza e do comércio, governa a cidade, sendo completamente intolerante à atividade ladina e condenando o roubo com pena de morte..

Montanhas Espada do Dragão

Localizadas no centro de Mulhorand, as Montanhas Espada do DragãoDragonsword Mountains servem como uma barreira entre as Planícies da Poeira PúrpuraPlains of Purple Dust e o restante da nação. Os Mulhorandi consideram estas montanhas intransponíveis devido a grande quantidade de esfíngies, grifos e yrthaks que habitam o local. Um dragão azul chamado Gestaniius é o habitante mais perigoso destas montanhas.

Penhascos dos Saltos dos Corcéis

O local conhecido por Penhascos dos Saltos dos CorcéisCliffs of Leaping Horses é uma série de planícies e colinas que ficam no norte de Mulhorand, estendendo-se até quase o Mar de AlamberAlamber Sea. A região é conhecida por sua enorme população se equinos selvagens. Algumas cavernas que ficam mais próximas do mar contêm inúmeros grifos e hipogrifos atraídos pela população de cavalos, mas também já se relatou que piratas usam algumas das cavernas mais próximas da linha costeira como esconderijo.

Planícies da Poeira Púrpura

Esta região coberta por uma areia levemente mágica de cor púrpura é habitada principalmente por vermes púrpura, mas tribos humanas nômades vivem nas planícies arenosas na fronteira ocidental do deserto. A Planície da Poeira PúrpuraPlains of Purple Dust é um deserto localizado a leste das Montanhas Espada do DragãoDragonsword Mountains e ao norte do deserto de Raurin. Penhascos rochosos e terras baldias também pontilham algumas porções da extensa planície. Sob suas areias púrpura existem inúmeras conexões para o SubterrâneoUnderdark. As cidades abaixo das areias são controladas por homens-lagarto cruéis.

Muitos acreditam, sábios e, principalmente a população Mulhorandi, que batalhas entre as divindades de Unther e Mulhorand causaram indiretamente este deserto e as terras desoladas ao redor.

Raurin

O Deserto de PoeiraDust Desert, como também é conhecido, já foi o centro do Império Imaskar. Conforme contam as lendas, as batalhas Imaskari e as lutas entre as divindades Mulhorandi e Untheritas destruíram essas terras, e aqueles que sobreviveram acabam migrando para o oeste. Agora o Raurin é uma terra devastada repleta de pedras, areia e uma poeira fina que abriga os raros dragões marrões e mais que um punhado de efreet maliciosos. Alguns oásis temporários são o único alívio. O deserto também abriga muitas ruínas repletas de poderosos artefatos, bem como um gigantesco templo dedicado à divindade Set.

Rio Corrente Rauthen

Este rio localizado no norte de Mulhorand conecta Gbor Nor, o Lago Estrela BrilhanteBrightstar Lake, nas Terras da HordaHordelands, ao Mar de AlamberAlamber Sea. Ele é bastante conhecido por sua correnteza excepcionalmente rápida. Ainda assim, ele era navegável graças a antigos projetos de Mulhorand e Imaskar que desenvolveram canais que contornavam os trechos de maior correnteza. Devido à circulação de embarcações por ele, perto de suas foz o avistamento de piratas é comum.

Rio da Alvorada

Nas terras entre Mulhorand e Thay corre o Rio da AlvoradaRiver of the Dawn, um rio de águas rápidas e não navegáveis. As duas nações clamam que o curso d’água é seu, e vários pequenos combates já ocorreram na região por causa dessa disputa. As águas do rio são cruzadas apenas em um ponto, em uma ponte construída como parte de uma grande estrada de comércio.

Rio das Espadas

O Rio das EspadasRiver of Swords é a principal divisa geográfica entre Mulhorand e Unther. O rio é dividido em porções superior e inferior, em uma região que é comumente chamada por “Espadas” pelos moradores locais, e por isso foi nomeado assim. No local, ficam as ruínas de Sekras.

Rio das Lanças

O Rio das LançasRiver of Spears é o principal abastecedor de água das fazendas de Mulhorand. O rio nasce Montanhas Espada do DragãoDragonsword Mountains e correm pelo Grande ValeGreat Vale até o Mar de AlamberAlamber Sea exatamente na cidade de Gheldaneth. Vários de seus tributários, como os rios Mishtan e o Klondor têm suas águas usadas para a irrigação de várias fazendas, contribuindo para a fertilidade das terras que cruzam.

Rio das Sombras

O Rio das SombrasRiver of Shadows é um curso d’água pedregoso e traiçoeiro que nasce nas proximidades das Montanhas Espada do DragãoDragonsword Mountains no leste e correm em direção ao Mar de AlamberAlamber Sea, passando nas proximidades da capital Mulhorandi, Skuld. Muitas fazendas de escravos ficam em sua foz, no delta do rio, onde produzem linho, papiro e criam ovelhas.

Sampranasz

Esta pequena aldeia é o centro do Culto de Set em Mulhorand. Sampranasz sempre teve uma história violenta, tendo sido destruída três vezes ao longo da história: uma vez durante as Guerras do Portal OrcOrcgate Wars e duas vezes caiu perante desastres naturais. Ruínas abandonadas são abundantes em seu pequeno porto, usadas principalmente pelos sacerdotes de Set para realizar suas reuniões secretas e seus eventos de adoração. Há alguns anos, sacerdotes de Horus-Re indicaram Sannuet, um militar, para governar Sampranasz, mas secretamente ele também é um servidor de Set.

Skuld

Skuld, a capital de Mulhorand, também conhecida como Cidade da EternidadeCity of Eternity, é provavelmente a cidade mais antiga ainda existente em Faerûn, e muitos inclusive a consideram como a maior, maior até mesmo que Águas ProfundasWaterdeep na distante Costa da EspadaSword Coast. Estima-se que ela foi construíca em cerda de -2.100 CV e suas muralhas e defesas permanecem intactas por cerca de 35 séculos. Por causa disso a população acredita (é isso é uma verdade) que jamais um exército invasor tomou a cidade. A cidade possui muitas leis e é bastante rígida, e os impostos são tão numerosos quanto elevados, principalmente para aqueles que não são humanos e resolvem visitá-la.

A cidade é dividida por distritos, cada um deles separado por uma muralha. São eles: a Cidade dos DeusesCity of the Gods, o Pátio NavalNaval Yard, o Pátio MercanteMerchant Yard, o Distrito dos ArmazénsWarehouse District, o Distrito MercanteMerchant District, o Distrito do PalácioPalace District, o Distrito dos ArtesãosCrafts Districts e o Distrito CentralCentral Ward. Além disso, entre os distritos dos armazéns e mercante, fica o Templo de Osíris, abaixo do qual ficam as catacumbas da capital.

Mulhorand Pós 1.479 CV

História da Região pós 1.479 CV


Quase sessenta anos após a conquista de Unther, Mulhorand foi devastada pela Praga MágicaSpellplague. Maior parte do povo Mulan foi morto durante a alteração da paisagem, ou foram transportados para o mundo irmão de Toril, Abeir, e os poucos sobreviventes que restaram acabaram fugindo para outras terras, como Chessenta. O panteão Mulhorandi despareceu sem deixar vestígios.

Logo Mulhorand se tornou completamente vazio, e os magos de Imaskar das ProfundezasDeep Imaskari fundaram o império de Alta ImaskarHigh Imaskar em seu antigo território, com os imigrantes da Imaskar das ProfundezasDeep Imaskari constituindo a maior parte de sua população.

Na sequência da Segunda SeparaçãoSundering, quando os deuses de Faerûn começaram a selecionar EscolhidosChoosen para exercer sua vontade, diversos mortais descendentes dos antigos deuses Mulhorandi encontram-se sob a possessão de seus ancestrais divinos e começaram imediatamente uma guerra contra os Imaskari. Com o auxílio de Nezram, o Andarilho de MundosWorld-Walker, as divindades retornadas e seus servos Mulan acabaram por vencer, expulsando os Imaskari para o leste, para aPlanícies da Poeira PúrpuraPlains of Purple Dust, em direção ao deserto, e começaram o processo de reconstrução da antiga nação uma vez mais.

Quando a agitação findou e os EscolhidosChoosen começaram a desaparecer, os deuses Mulhorandi permaneceram a reger seu povo, focando sua atenção em restaurar seu país e mantê-lo defendido para evitar que a guerra entre Unther e Tymanther avançasse além de suas fronteiras. Pela primeira vez em séculos, o povo Mulhorandi está livre, com os deuses declarando que o escravismo não mais será praticado entre os Mulans.

Locais Importantes


Gheldaneth

Gheldaneth era a segunda maior cidade Mulhorandi. Agora, é a única, pois somente ela sobreviveu à Praga MágicaSpellplague, mesmo tendo sido sua população bastante reduzida. A cidade era lar de diversas etnias Mulhorandi e também de muitos tieflings descendentes dos escravos que fizeram pactos com poderes infernais. A maioria dos edifícios da cidade foi devastado pela Praga MágicaSpellplague e agora nada mais são que escombros.

Messemprar

O controle de Mulhorand sobre Messemprar durou muito pouco após sua invasão. No ano de 1.385 CV, durante a Praga MágicaSpellplague, a cidade foi destruída pela aterrissagem de Djerad Thymar, a capital de Tymanther, em Toril, encobrindo Messemprar com as águas do Mar de AlamberAlamber Sea. Após 1.479 CV, as ruínas subaquáticas da cidade foram ocupadas pelos sahuagin.

Montanhas Espada do Dragão

O dragão azul chamado Gestaniius que habitava estas montanhas foi morto pelo draconato paladino de Torm, Medrash. Dizem as lendas que a tumba do faraó Horuseres II fica em algum lugar das montanhas e, pelo que se sabe, nunca foi explorada.

Planícies da Poeira Púrpura

A Planície da Poeira PúrpuraPlains of Purple Dust aumentou ao longo do último século, e muitos se questionam se isso não aconteceu devido à Praga MágicaSpellplague.

Rio das Espadas

Durante a Praga MágicaSpellplague, com a destruição de Mulhorand e Unther, o Rio das EspadasRiver of Swords tornou-se a fronteira entra as duas nações que assumiram o seu lugar, Tymanther e Alta Imaskar. Com a dissolução da Alta Imaskar e após a segunda SeparaçãoSundering, ao redor de 1.487 CV, o rio tornou-se a fronteira entre Tymanther e a Mulhorand que começou a ser restaurada.

Skuld

Assim como a maioria de Mulhorand, a capital Skuld foi devastada completamente durante a Praga MágicaSpellplague, enterrando suas ruas sob escombros e deixando todos os seus prédios em ruínas.


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
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CORDELL, B. R.; GREENWOOD, E.; SIMS, C. Forgotten Realms Campaign Guide 4rd edition. Wizards of the Coast, 2008.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
NORRIS, J.; REYNOLDS, S. K.; SERNETT, M.; THOMPSON, R. Sword Coast Adventurer’s Guide. Wizards of the Coast, 2015.

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