Expandindo a Mina Perdida de Phandelver – Parte 1
por Bruno Baère
Originalmente publicado em Expandido a Mina de Phandelver – Parte 1
Arte de Destaque, “Presa Venenosa e os Heróis”, por Jaime Jones
História do Reino de Phalorm e as Montanhas da EspadaSword Mountains
O Castelo Boca EscarpadaCastle Cragmaw, como dito na aventura [1, p.35], antes de pertencer aos goblins era uma habitação humana, criada por um mago nobre de Phalorm. Mas o que foi o reino de Phalorm? Devemos conhecer a história da região.
Assuntos Netherese
Em -2.368 CV, o Terraseer guiou os netherese a construírem um posto de reabastecimento de água próximo às Montanhas da EspadaSword Mountains. Quesseer, que hoje é o Poço da Velha CorujaOld Owl Well, ficou conhecido pelos monstros da região: ursos-corujaowlbears. O intento inicial era fazer comércio com Illefarn, marinheiros de Illusk, anões sobreviventes de Haunghdannar, nômades Caçadores do Gelo e extrair minério das montanhas [6, p.8 ; 4, p.97 ; 11, p. 31].
Da Queda de Illefarn aos Assentamentos Humanos
Illefarn foi um reino élfico formado em -22.900 CV, cuja extensão ia da região ao sul de Illusk (onde hoje é Luskan) até o Vale do Dessarin. Após a Guerras da Coroa, sua capital, Aelinthaldaar, ficava onde hoje é a cidade de Águas ProfundasWaterdeep é fundada em -8.500 CV [2, p.6; 4, p.136]. Aelinthaldaar foi destruída pela Alta Magia élfica em -1.100 CV quando o coronal decidiu pelo retiro em Encontro EternoEvermeet. Illefarn passou a ser um reino fragmentado.
Antes do abandono élfico, o Monte Águas Profundas chegou a ser ocupado por um anão chamado Melair em -1.288 CV ao descobrir um veio de mitral, formando o clã Melairkyn e os Salões Subterrâneos de Melairbode (que viria a ser a Montanha SubterrâneaUndermountain). Aqui podemos presumir que os anões de Melairkyn chegaram a ocupar as Montanhas da Espada, por uma cidadela anã chamada Melairrin. De fato, ela é citada [10, p.15 ; 12, p. 14] como uma cidadela abandonada.
Nesse tempo, magos netherese chegaram a ser vizinhos não muito bem quistos dos anões. Montaram o enclave Sargauth em -750 CV, mas com o colapso da Trama da Magia em -339 CV, seu enclave desmoronou (o terceiro nível da Montanha SubterrâneaUndermountain).
Os anões de Melairkyn viriam a enfrentar os elfos negros desde -677 CV, vindo a cair em uma invasão drow em 34 CV, desaparecendo por completo em 211 CV. Halaster ocuparia a região de 168 CV a 482 CV, entrando em conflito com os drow e convencendo os fazendeiros da região a deixá-lo e a seus aprendizes em paz. O Forte Manto Negro floresceu como uma comunidade, até ser conquistado por um senhor da guerra tethyriano em 482 CV [2, p.8], tornando-se o Forte Mão SangrentaBloodhand Hold.
Reino de Phalorm
Com o crescimento das hordas orc no Norte, os elfos da Floresta Ardeep, os anões de Dardath, os gnomos de Dolblunde e os halflings expulsos de Mieritin no distante sul, formaram o Reino das Três Coroas de Phalorm com humanos do Delimbiyr, no que ficou conhecido como Conselho do Machado e Flecha em 523 CV. Três Coroas porque o reino chegou a ter três reis simultaneamente [3, p.56]: um rei elfo, Ruardh Lightshiver; um rei anão, Torghatar sangue de Bharaun; e um rei humano, Javilarhh “O Escuro” Snowsword. Também tinha dois duques, um gnomo e um halfling: Ulbrent Handstone e Corcytar Huntinghorn, respectivamente.
Uma dessas hordas vindas da cordilheira Espinha do Mundo em 611 CV, a Horda EternaEverhorde, chegou a destruir Illusk (mas a Torre das Hostes Arcanas sobreviveu) e atacar Inverno RemotoNeverwinter (que sobreviveu com a ajuda de Palarandusk, o Dragão do Sol) [4, p.138].
A Horda das Terras Devastadas [7, p.5] ataca em 614 CV. O rei anão Oskilar morre e Dolblunde é saqueada. Os exércitos humanos são pressionados para Torre UthUthtower.
Em 615 CV, o lich Iniarv, em resposta ao pedido de ajuda, usou sua magia para enfrentar duas hordas orcs na região da Torre UthUthtower [4, p.138]. Phalorm já estava enfraquecida pelo ataque da horda anterior. A grande onda que invocou do Mar Sem Rastros acabou criando o Pântano dos Homens Mortos, com a morte de muitos guerreiros do Forte Mão SangrentaBloodhand Hold. Os orcs tomaram as Montanhas da Espada em fuga.
Isso marcou o fim de Phalorm e o início dos Reinos CaídosFallen Kingdoms ou Reino dos Humanos, com a saída dos elfos após anos de lutas para Encontro EternoEvermeet e dos anões das Colinas Negras (hoje Colinas Forlorn) para Ammarindar. Em 616 CV, Delimbiyran, o reino dos humanos, forja novo pacto com os gnomos e halflings, clamando para si todas as terras dos antigos reinos que abandonaram Phalorm [11, p.93].
O Pacto de Phandelver
Com a queda de Chifre AscalAscalhorn para os fey’ri em 882 CV, com suspeita de participação humana, e por conseguinte a queda do reino élfico de Earlann e a queda do reino anão de Ammarindar, elfos e anões se espalham pelo Norte. Sobreviventes de Ammarindar dividem-se indo para Oghrann nas Terras Centrais do Ocidente e para o oeste do Norte. Os elfos repopulam a Floresta Ardeep e os anões das Colinas Forlorn formam uma aliança com os humanos. O Forte Mão SangrentaBloodhand Hold é tomado por Nimoar, vindo a se chamar Forte Nimoar e posteriormente, em 932 CV, Águas ProfundasWaterdeep. Para desespero dos historiadores, essa nova aliança também é chamada de Reinos Caídos.
Aproximadamente em 900 CV, gnomos, anões e magos humanos fazem o Pacto de Phandelver: a construção da Forja das Magias na mina conhecida como Caverna Eco das OndasWave Echo Cave. A produção de armas e armaduras mágicas traz crescimento para a região, em especial para as fazendas de Phandalin.
Os Orcs de Uruth Ukrypt
Em 927 CV, o deus orc Yurtrus faz chover sua ira sobre as Montanhas da Espada, causando as Pragas do Sangue. O xamã orc Wund une as tribos sob o comando do chefe Uruth, criando o reino orc de Uruth Ukrypt. Esses orcs expulsam gangues de trolls em 932 CV das montanhas em direção a Nimoar, o que causa a primeira Guerra Troll [2, p.8].
Em 934 CV, os orcs de Uruth Ukrypt destroem os assentamentos gnomos nas Montanhas da Espada e nas colinas próximas. Guiados por Wund, em 936 CV, atacam o Forte Nimoar, nas chamadas Guerra do Jejum OrcOrcfastings War. Em 940 CV, o rei orc de Uruth Ukrypt, Rauragh, tenta usar caminhos pelo SubterrâneoUnderdark para atacar Nimoar, mas seus planos de juntar as tribos é rechaçado por Palarandusk.
Em 951 CV, Phandalin, um importante centro de fazendas a sudoeste do Poço da Velha CorujaOld Owl Well, é destruída pelos orcs de Uruth Ukrypt [4, p.140]. Sir Aldith Tresendar, o Falcão NegroBlack Hawk, morre na defesa de seu forte na cidade. A localização da mina do Pacto de Phandelver é perdida (suponho que o lugar era secreto, somente os participantes do Pacto saberiam).
Em 1.018 CV, os dragões Claugiyliamatar e Shammagar saquearam as riquezas dos orcs de Uruth Ukypt e destruíram suas reservas de comida.
Em 1.024 CV, a horda do Osso Quebrado sai de Uruth Ukrypt com o intento de destruir Águas ProfundasWaterdeep de uma vez por todas. Os ataques do dragão Lhammaruntosz, as Garras da Costa, enfraquecem substancialmente a horda, permitindo que o exército de Águas ProfundasWaterdeep vença. A horda foi formada após um bando aventureiro de Águas ProfundasWaterdeep, conhecidos como A Companhia do AlvorecerDawnbringer Company ter saqueado a cripta sagrada de Ukrypt [2, p.9].
Em 1.026 CV, os orcs de Uruth Ukrypt caem por definitivo com o ataque de Raurlor, sucessor de Laroun, senhor da guerra de Águas ProfundasWaterdeep que morreu no cerco da horda da Garra Negra.
Mas essa região ainda seria atacada por mais uma horda orc. A maior já vista na história, formada em 1.235 CV, o ano da Horda Negra, atacando Illusk, Águas ProfundasWaterdeep e Lua ArgênteaSilverymoon [4, p.141].
Reconstrução de Phandalin
Por volta da década de 1.480 CV, fazendeiros vindos de Inverno RemotoNeverwinter e região repovoaram as ruínas de Phandalin. E uns 3 a 4 anos depois (nas minhas campanhas, costumo colocar em 1.488 CV para facilitar a passagem de tempo), os irmãos Busca-PedraRockseeker começaram a fazer escavações na área.
Até agora…
Vimos que são poucas as referências para Inverno RemotoNeverwinter. A cidade, apesar de grande e com grandes aparições e importância em jogos, é pouco descrita. Sua maior fonte de informações é o Neverwinter Campaign Setting [8] da 4ª edição.
Com esse histórico, já podemos ver que a região é rica em detalhes e como podemos explorar essas migalhas de informação para apimentar mais o que a aventura traz.
Veremos isso nos próximos posts.
Continua na Parte 2
Referências
[1] Rich Baker, Lost Mine of Phandelver, In: Dungeons & Dragons Starter Set, Wizards of the Coast, 2014.
[2] Eric L. Boyd, City of Splendors: Waterdeep, Wizards of the Coast, 2000.
[3] Ed Greenwood, Dwarves Deep, TSR, 1990.
[4] Richard Baker, Ed Bonny, Travis Stout, Lost Empires of Faerûn, Wizards of the Coast, 2005.
[5] Eric L. Boyd, Ed Greenwood, Lost Regalia of the North: The Toppled Thrones, In: Dragon Magazine 351, Paizo, Janeiro 2007.
[6] slade, Jim Butler, The Winds of Netheril, In: Netheril: Empire of Magic, TSR, 1995.
[7] Ed Greenwood, Jason Carl, Fronteiras Prateadas, Devir, 2004.
[8] Matt Sernet, Ari Marmell, Erik Scott de Bie, Neverwinter Campaign Setting, Wizards of the Coast, 2011.
[9] Ed Greenwood, Sean K. Reynolds, Voaraghamanthar, “The Black Death”, In: Wyrms of the North, Wizards of the Coast. Disponível em: http://archive.wizards.com/default.asp?x=dnd/wn/20040310a. Último acesso: 20/04/2017.
[10] Eric L. Boyd, Ed Greenwood, Christopher Lindsay, Sean K. Reynolds, Expedition to Undermountain, Wizards of the Coast, 2007.
[11] Brian R. James, Ed Greenwood, The Grand History of the Realms, Wizards of the Coast, 2007.
[12] Eric L. Boyd, Environs of Waterdeep, In: City of Splendors: Waterdeep – Part 2, Wizards of the Coast. Disponível em: http://archive.wizards.com/default.asp?x=dnd/we/20060503a. Último acesso: 20/04/2017.
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