Culto do Dragão
por Brayner Pereira
Arte de Destaque, “O Símbolo do Culto do Dragão”, artista desconhecido
Uma das organizações mais maléficas e temidas de Toril, o Culto do DragãoCult of the Dragon, também conhecida como Guardiões do Tesouro SecretoKeepers of the Secret Hoard, é uma facção que já viu dias de glória e poder quando o seu criador, Sammaster, ainda caminhava por essas terras. Entretanto, agora o Culto é somente uma sombra do seu passado por causa de várias lideranças divergentes e que muitas vezes brigavam entre si.
O objetivo inicial do Culto do DragãoCult of the Dragon era colocar em prática a visão de seu líder supremo de transformar todos os dragões em dragões lich. Agora, o Culto está sob uma nova liderança e abandonou essa ideia, e constroi uma nova de que o verdadeiro poder não vem dos dragões mortos e sim de dragões vivos.
A história do Culto do DragãoCult of the Dragon se inicia quando Sammaster, na época um arquimago e Escolhido de Mystra, estava viajando pelo reino de Cormyr e encontrou um grupo de Zentharim prendendo pessoas para serem levadas como escravos. Sammaster, na tentativa de salvar as pessoas, acabou se descontrolando com os seus poderes de Escolhido e matou tanto os Zentharim quanto as pessoas presas e isso acabou despertando algo em sua mente. Sammaster, então, começou a se aprofundar nos estudos de necromancia.
Depois de finalizado os seus estudos sobre a arte da magia dos mortos e passado algum tempo, começou a traduzir um tomo chamado Crônica dos Anos VindourosChronicle of Years to Come escrito por Maglas, que contém várias profecias sobre o futuro de Faerûn. Uma dessas profecias em particular Sammaster interpretou e traduziu de forma levemente diferente. Segue o trecho alterado por Sammaster:
Texto original:
“E nada sobrará dos tronos destruídos, nenhum governante, somente os mortos, e os dragões governarão o mundo inteiro”.
Texto traduzido por Sammaster:
“E nada sobrará dos tronos destruídos, nenhum governante, somente os dragões mortos governarão o mundo inteiro”.
A partir desse erro de interpretação, Sammaster entendeu que os dragões mortos deveriam governar e que ele seria a pedra fundamental para esse futuro. Através de várias tentativas e erros, ele conseguiu chegar em um ritual que conseguia transformar os dragões em dragões lich. Assim, um livro intitulado de Tomo do DragãoTome of the Dragon foi escrito e espalhado entre as células do Culto como uma espécie de manual de instrução dessa transformação
A estratégia do Culto era relativamente simples: um grupo se apresentava para dragões (de preferência os cromáticos) e lhes ofereciam serviços, adorações e muitos tesouros para conseguir a atenção necessária, e depois de um tempo lhes eram oferecidos o ritual para a sua transformação sob a promessa de poderes inimagináveis para a criatura.
Entretanto, após a morte de Sammaster o Culto do DragãoCult of the Dragon ficou totalmente dividido e passou a possuir os mais variados líderes, inclusive um dragão negro chamado Anabraxis. Atualmente o Culto do DragãoCult of the Dragon é liderado por um Calishita chamado Severin Silrajin e ele trouxe a nova ideia de que o Culto deve se voltar para os dragões vivos, e não somente para eles, mas sobretudo para a sua rainha maléfica, a própria Tiamat, a Rainha DragãoDragon Queen.
Fontes
FR Wikia. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Cult_of_the_Dragon
Podcast Rolando20. https://www.youtube.com/watch?v=_DJKj_enQFs&t=1433s